CARTA MENSAL DE AGOSTO da

Coordenadoria Geral do Distrito LC-6

Ribeirão Preto, 01 de agosto de 2020

 

Destinatários: PRESIDENTES DE CLUBES DO DISTRITO LC-6

 

MENSAGEM DO GOVERNADOR:

É evidente que gostaria que nossa 1.ª Reunião do Comitê do Gabinete Distrital tivesse sido presencial, para que pudéssemos nos abraçar e matarmos um pouco da saudade que toma conta de nós. Saudade que nossas presenças ao vivo já estão fazendo muita falta.

Infelizmente, diante da pandemia que está assolando o mundo, foi preciso que a realizássemos em caráter virtual. É a arma que temos em mãos no momento, através da tecnologia, para dar sequência às nossas atividades no Distrito LC-6.

Quero fazer a apresentação do “PIN” da Governadoria deste ano leonístico 2020/2021, que em breve vocês terão em mãos, assim como a Nominata do Distrito. O “PIN” deste ano leonístico tem como slogan “Companheirismo com Simplicidade”. Os que me conheceram como Governador em 2004/2005 talvez se lembrem que o slogan era “Simplicidade e Companheirismo”. É isso mesmo, no Lions somos Companheiros e Companheiras e é através do “Companheirismo com Simplicidade” que deveremos entender, que será sempre melhor servirmos com carinho e humildade para nos fazer entender como pessoas e seres humanos do bem. A vaidade e a arrogância não devem fazer parte de um Companheiro ou Companheira simples como somos dentro e fora do leonismo. No “PIN” existem dois Leões deitados e o logotipo do Lions. Duas mãos amparando esses Leões e o logotipo. São as mãos que rogamos a Deus para que nos ampare a todos e a todas nessa caminhada que estamos e estaremos enfrentando diante da Covid-19. Um modo de nos colocarmos diante de Deus, pedindo suas bênçãos. Esse é o pin que nos acompanhará nessa caminhada. E que assim seja!

Preciso e quero contar com a participação de todos.

Vou me dirigir diretamente aos nossos Ex-Governadores. A importância dos nossos PDGs tem relacionamento direto com a vida doo nosso movimento. Não desejo apenas me orgulhar dos nossos Ex-Governadores. Quero que eles participem diretamente da administração deste ano leonístico. Quero, sobretudo, usufruir do conhecimento e da experiência que armazenaram, do desejo ardente que, tenho certeza, eles têm em ver o leonismo brilhar cada vez mais no firmamento deste mundo conturbado de hoje. Creiam, meus caríssimos PDGs, que não terei qualquer acanhamento em convocá-los para que caminhem comigo na administração do Distrito LC-6.

Aos membros do Gabinete. Acredito que tenha sido feliz na escolha dos Companheiros Leão e Companheiras Leão que compõem a equipe. Foram todos convidados pelas qualidades e competências inegáveis. Temos muito a realizar e preciso da colaboração de todos. A atuação de cada um vai ser de fundamental importância para atingirmos o objetivo comum. Todos têm meu irrestrito apoio na condução dos importantes cargos.

Aos Presidentes de Região e Divisão. Vocês terão importância decisiva para que o Distrito possa cumprir as metas que serão estabelecidas, especialmente no que concerne à fiscalização administrativa junto aos Clubes das respectivas áreas. Vocês serão imprescindíveis para alavancar os objetivos previstos pela Equipe de Ação Global (GMT, GLT, GST e LCIF).

Aos Presidentes e às Presidentes de Clubes. Desnecessário enfatizar que vocês constituem a mola mestra que impulsiona o movimento leonístico. Vocês já sabem, como ninguém, tudo aquilo que nosso Distrito e a Associação Internacional de Lions Clubes quer e o que deseja de cada um. Façam do “Manual do Presidente” a sua bíblia de cabeceira. Vocês são os novos líderes dos seus Clubes e indispensáveis à nossa causa;

Quero que cada membro do Colegiado se transforme em uma nova e verdadeira liderança. E que cada nova liderança reflita e tire proveito das situações de aprendizagem que ocorre espontaneamente. Cada nova liderança deve desafiar ideias , estruturas, suposições e opiniões.   Todos vocês, como novas lideranças, devem usar o poder da mente, a força de vontade e a convicção pessoal. Estou contando com vocês.

Abraços do Amigo,

DG MJF Antonio Paulo Caliento, Governador do Distrito

 

CARTA ABERTA:

Quero começar este pedido de forma bem atualizada para os dias de hoje, onde a grande maioria de todos nós está voltando suas cabeças e pensamentos para a atual tecnologia avançada, não percebendo que não é apenas de tecnologia que vivemos dentro do nosso movimento leonístico.

Nos últimos tempos, dentro do Lions, só temos ouvido falar em videoconferências, em palestras e reuniões on-line (que são as coqueluches do momento) e um mundo de outras expressões que nos tem levado a uma verdadeira loucura todos os dias, principalmente depois do surgimento da pandemia da Covid-19.

Vamos entender, primeiramente, que a faixa etária dos Companheiros e Companheiras que compõem o corpo associativo dos Clubes ultrapassa os 60 anos. Muitos deles ainda não se adaptaram a essa onda tecnológica e ficam na dependência de uma comunicação mais direta.

Estamos esquecendo do trabalho junto aos Clubes do Distrito que necessitam da nossa ajuda! Estamos esquecendo demais dos nossos Companheiros e Companheiras, que sempre deram tudo de si no seu trabalho junto aos Clubes, e que hoje necessitam do nosso apoio; muitos sentem-se intimidados e não procuram ajuda para desenvolvimento do seu trabalho no serviço desinteressado.

Lions Internacional, através dos seus Diretores, sempre teve como metas a evasão e o aumento de associados e o não fechamento de Clubes. Hoje parece que estão dando outro sentido ao andamento das nossas obrigações, embora vindo ao encontro das metas sugeridas por eles.

A tecnologia é importante? Claro que sim! É por demais importante! Mas Clubes, os Companheiros e Companheiras são mais importantes ainda. Não adianta termos tecnologia se não tivermos Clubes e um quadro associativo condizente! Depois, administrar para quem? Para outros Distritos? Vamos cuidar um pouco mais do nosso Distrito LC-6! Vamos cuidar da casa enquanto ainda temos os alicerces!

Por isso peço a vocês Ex-Governadores, Presidentes de Região e Divisão, Presidentes de Clubes: vejam em suas Regiões e Divisões os Clubes que estão atravessando fase difícil dentro do leonismo! Eles precisam de nós! Vamos nos oferecer para fazer esse trabalho! O Governador está precisando de vocês no Distrito e esta é uma grande oportunidade de nos organizarmos e dar nosso apoio aos Clubes e associados que necessitam da nossa ajuda.

Depois da perda de associados e fechamento de Clubes não vai adiantar nada ficar lamentando.

Falamos muito e mostramos que entendemos de tecnologia. Isso é ótimo e é por aí mesmo! Só que precisamos, também, administrar o que temos em mãos para que os futuros Governadores tenham o que administrar.

Abraços a todos.

            DG MJF Antonio Paulo Caliento, Governador do Distrito

 

EDITORIAL:

Qualquer que seja a direção da trajetória da nossa vida, para obter o que procuramos é preciso haver um sentido de liderança, pois, sem esse sentimento, ninguém obterá essa coisa tão procurada e tão ambiciosamente chamada êxito.

E êxito somente conseguiremos se lutarmos com fé, dedicação, amor, zelo, abnegação e muito desprendimento.

Leonismo encerra em seu bojo a magnitude que toda nossa imaginação possa alcançar. É uma filosofia de trabalho, comportamento, perseverança, sentimento, consideração, relacionamento, eficiência, reciprocidade, amizade, bem-estar, busca e compreensão.

Poderíamos passar horas adjetivando o sentido da palavra leonismo, mas poderemos simplifica-la e resumi-la numa só: AMOR.

Temos um Código de Ética e também os nossos Propósitos. Se pararmos um pouco e refletirmos sobre suas indeléveis e incomensuráveis mensagens, com certeza encontraremos nelas uma rega de conduta, de bem-viver e de bem-proceder.

O leonismo não é privilégio dos portentosos, intelectuais, médicos, advogados, professores, técnicos, industriais, comerciantes, políticos, religiosos, nem tampouco dos que dispõem de tempo. Com apenas duas palavras podemos formular o ingrediente necessário para fazer leonismo: BOA VONTADE.

Sabemos que o sucesso de cada Lions Clube depende dos seus Companheiros Leão, Companheiras Leão e Domadoras. O segredo está em descobrir a fonte preciosa das ideias de êxito, para que fecunde e desabroche o potencial humano que existe em cada um de nós.

As coisas mais importantes da vida não encontramos na opulência do poder e muito menos da riqueza. Nós vamos encontra-las na simplicidade da natureza. Aí sim, descobre-se a inspiração que nos motiva a conseguir aquilo que desejamos, atingindo a verdadeira finalidade da vida.

E o leonismo nos ensina a desenvolver as possibilidades ilimitadas que existem em cada um de nós, para emergirmos, elevando o sentido maior dos nossos objetivos e dando o melhor de nós pelo serviço desinteressado. O importante é pensar e agir. Da ideia à ação, sem temer o erro. Nós somos os semeadores e as sementes. Colhemos aquilo que plantamos. Nunca devemos deixar de agir por medo de errar. Todo mundo erra, e somente não erra quem nada faz ou quem nada diz. O importante é saber usar o bom-senso para tirar proveito dos erros.

Não é o tempo que faz alguém ser maior ou saber mais do que o outro, mas, sim, a atenção nas experiências acumuladas.

A ideia de Melvin Jones, depois que assumiu o controle da Associação Internacional, não foi fazer do leonismo uma sociedade para nos sentirmos importantes com a força do seu prestígio, mas fazer do nosso movimento uma força de prestígio calcada no seu patrimônio humano.

É a nossa parcela de trabalho, muitas vezes anônima, nossa inteligência, nossa disposição, nossa responsabilidade, nosso conceito e uma série de outros atributos que, somados, fazem o prestígio do leonismo.

Estamos nos permitindo trazer para vocês, aqui, um pouco do devaneio mental que nos habituamos pela prática da participação, que nos condiciona a amar cada vez mais esse movimento maravilhoso, e que nos oferece a oportunidade maravilhosa de dirigir esta modesta mensagem.

Alguém já afirmou que “amar é investir nossa felicidade na felicidade de outro”.   Nós estamos investindo! E tudo isso dentro do sentimento de liderança que deve envolver o movimento leonístico.

           

            PDG MJF Antonio Domingos Andriani, Coordenador Geral do Distrito

 

CUMPRIMENTOS AOS ANIVERSARIANTES DE AGOSTO:

O DG Caliento está solicitando um encarecimento especial aos prezados Companheiros Leão e às dulcíssimas Companheiras Leão Presidentes de Clubes: que transmitam uma mensagem especial dele e da sua equipe aos aniversariantes de agosto pertencentes ao quadro associativo dos respectivos Clubes.

Aos aniversariantes de agosto, feliz aniversário! Que Deus abençoe cada um de vocês e seja Guia de todos. Muita paz, amor, saúde, sucesso e sabedoria para tomarem as decisões certas. Saibam que sua amizade é muito importante para todos nós, e que Deus permita que essa amizade dure por muitos anos.

Um ano inteiro se passa e, quando damos conta, estamos ficando mais velhos. O mais comum e esperado é se comemorar com a família e com os amigos. Se o ano que passou foi com, comemore todas as conquistas; se foi ruim, comemore pelo próximo ano na vida que está começando.

O aniversário é mais um estágio no desenvolvimento e ocasião propícia para uma introspecção. Precisamos sempre perguntar a nós mesmos qual a distância dos atos praticamos ou daqueles que ainda podemos praticar e adicionar.

Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé! A todos vocês, aniversariantes de agosto, os cumprimentos e o carinho do DG Caliento e sua equipe.

 

1.ª REUNIÃO DO COMITÊ DO GABINETE DISTRITAL:

 

Foi realizada no último domingo, dia 26 de julho de 2020, a partir das 09:30 horas, observando a convocação expedida em 01/07/3030 pela Secretaria da Governadoria.

A reunião, de acordo com as determinações das autoridades sanitárias e governamentais, em virtude da pandemia da Covid-19, foi realizada em caráter virtual, de acordo com a ordem do dia especificada na convocação, e foi desenvolvida com a observância de algums blocos específicos.

No primeiro bloco, depois da formação da mesa dirigente e da abertura protocolar, o DG Caliento: a) saudou os participantes e destacou a razão pela qual nosso encontro estava sendo realizado em caráter virtual; b) fez a apresentação do “PIN” da Governadoria para este ano leonístico; c) confirmou a posse dos membros do Comitê e da sua assessoria, cujos nomes foram relacionados na Resolução n.º 01-2020/2021, de 01/07/220; d) colocou em discussão e votação os nomes dos membros que indicou para compor Conselho de Ética, sendo a mesma aprovada; e) submeteu à apreciação o seu planejamento financeiro e orçamento para o ano leonístico, que foi aprovado pelos membros deliberativos do Comitê.

O segundo bloco ficou sob a responsabilidade do IPDG Gustavo José Gil de Almeida, que: a) fez um agradecimento especial a todos que participaram e colaboraram em sua gestão; b) apresentou a ata da 4.ª reunião do seu ano leonístico, que foi aprovada; c) apresentou, através da CaL Carolina Machado de Almeida, Tesoureira do Distrito, a prestação de contas relativas da gestão 2019/2020, que foram aprovadas: d) informou ao Distrito, através dos seus Assessores envolvidos, o resultado dos concursos realizados durante sua gestão; e) fez um pormenorizado apanhado à frente do LC-6 durante seu ano leonístico.

No terceiro bloco o comando da reunião retornou ao DG Caliento, que: a) abordou sua expectativa com relação ao que espera da equipe que nomeou para o presente ano leonístico, dirigindo-se diretamente aos Ex-Governadores do Distrito, aos membros do Gabinete, aos Presidentes de Região e Divisão e aos Presidentes de Clubes, enfatizando o que espera de cada um deles; b) falou sobre suas metas básicas para este ano leonístico, dando um destaque especial quanto aos subsídios para LCIF; c) comentou sobre a realização das futuras reuniões administrativas e visitas presencial aos Clubes do Distrito, cujo agendamento, por hora, está mantido; d) disse da sua esperança em realizar, em conjunto com sua equipe, e apesar da epidemia da Covid-19 que estamos atravessando, um ano leonístico com realizações condizentes com a grandeza do nosso LC-6.

No último bloco, o DG Caliento abriu a palavra aos 1.º e 2.º Vices-Governadores do Distrito, a um representante de cada segmento da sua equipe, ao CC PMJF Eduardo Jacob (Presidente do Conselho de Governadores do DMLV), ao ID PMJF Marciano Silvestre da Silva (Diretor Internacional da Área III), e encerrou a reunião observando os procedimentos protocolares.

Este é um esboço resumido do que ocorreu durante a 1.ª reunião do Comitê do Gabinete Distrital realizada em 26/07/2020. A especificação integral de todo evento será explicitada na ata da reunião, que está sendo preparada pela Secretaria da Governadoria e será divulgada aos interessados nos próximos dias.

 

CANCELADO O 30.º ENCONTRO DAS DDMM E CCaLL:

 

As Domadoras e Companheiras Leão de São Joaquim da Barra estavam aguardando com entusiasmo o dia 26 de setembro de 2020. Nesta data elas iriam receber as equipes femininas da Região para comemorar o “30.º Encontro das Domadoras e Companheiras Leão”. A data estava agendada deste o ano passado.

O evento exige muito tempo para planejamento e preparativos.

Contrariando tudo e a todos, o Brasil foi tomado pela terrível pandemia da Covid-19, alterando drasticamente os planos para realização de qualquer atividade. E o amanhã, infelizmente, ainda está incerto e não sabido.

Diante dessa lamentável realidade, as dulcíssimas Domadoras e Companheiras Leão de São Joaquim da Barra se viram forçadas a cancelar o tradicional evento, que elas estão lamentando profundamente. Mais cedo ou mais tarde a situação tende voltar à normalidade. E elas certamente, com entusiasmo e tenacidade, continuarão abraçando o evento e irão se preparar para receber a equipe feminina da Região no mês de setembro de 2021.

 

SIGLAS LEONÍSTICAS:

Como acontece em todos os segmentos das atividades leonísticas, a questão da aplicação das siglas oficiais, vira e mexe, acaba ocasionando discussões que apenas servem para deslustrar nosso movimento. É um assunto que precisa ser padronizado e acatado por todos. Por isso, para sanar dúvidas eventuais, estamos, abaixo, dando destaque às siglas leonísticas que existem em nosso movimento, partindo daquilo que é sugerido pela internacionalização estabelecida pela Associação. Ressaltamos, como sempre, que esta Coordenadoria não é dona da verdade, estando sujeita, portanto, a considerações divergentes.

SIGLA              Tradução/significado

AA Título internacional: sem definição

No Brasil: Acompanhante Adulto

Castor Título internacional: sem definição

No Brasil: Companheiro(a) Castor

Castores Título internacional: sem definição

No Brasil: Companheiros(as) Castor

CLEO Título internacional: Leo

No Brasil: Companheiro(a) Leo

CCLEO Título internacional: Leo

No Brasil: Companheiros(a) Leo

DM Título internacional: Spouse

No Brasil: Domadora

DDMM Título internacional: Spouse(s)

No Brasil: Domadoras

CL Título internacional: Lion

No Brasil: Companheiro Leão

CCLL Título internacional: Lion(s)

No Brasil: Companheiros Leão

CaL Título internacional: Lion

No Brasil: Companheira Leão

CCaLL Título internacional: Lion(s)

No Brasil: Companheiras Leão

Cj Título internacional: sem definição

No Brasil: Cônjuge

CC Título internacional: Council Chairperson

No Brasil: Presidente do Conselho de Governadores

PCC Título internacional: Past Council Chairperson

No Brasil: Ex-Presidente do Conselho de Governadores

1VCC Título internacional: 1st Vice-Council Chairperson.. 

No Brasil: 1.º Vice-Presidente do Conselho de Governadores

2VCC Título Internacional: 2st Vice-Council Chairperson

No Brasil: 2.º Vice-Presidente do Conselho de Governadores

DG Título internacional: District Governor

No Brasil: Governador do Distrito

PDG Título internacional: Past District Governor

No Brasil: Ex-Governador do Distrito

1VGD Título internacional: 1st Vice-District Governor

No Brasil: 1.º Vice-Governador do Distrito

2VGD Título internacional: 2nd Vice-District Governor

No Brasil: 2.º Vice-Governador do Distrito

3VGD Título internacional: 3nd Vice-District Governor

No Brasil: 3.º Vice-Governador do Distrito

EGD Título internacional: Elected District Governor

No Brasil: Governador do Distrito Eleito (raramente usada)

IPDG Título internacional: Immediate Past District Governor

No Brasil: Ex-Governador do Distrito Imediato

ID Título internacional: International Director

No Brasil: Diretor Internacional

PID Título internacional: Past International Director

No Brasil: Ex-Diretor Internacional

1VP Título internacional: 1st International Vice-President

No Brasil: 1.º Vice-Presidente Internacional

2VP Título internacional: 2nd International Vice-President

No Brasil: 2.º Vice-Presidente Internacional

3VP Título internacional: 3nd International Vice-President

No Brasil: 3.º Vice-Presidente Internacional

IP Título internacional: International President

No Brasil: Presidente Internacional

PIP Título internacional: Past Internationall President

No Brasil: Ex-Presidente Internacional

IPIP Título internacional: Immediate Past International President

No Brasil: Ex-Presidente Internacional Imediato

MJF Título internacional: Melvin Jones Fellow

No Brasil: Companheiro(a) de Melvin Jones

PMJF Título Internacional: Progressive Melvin Jones Fellow

No Brasil: Companhero(a) de Melvin Jones Progressivo

     

Observações do Coordenador:

1) A sigla maior sempre se sobrepõe à menor, devendo aquela prevalecer sobre esta;

2) A expressão inglesa “Fellow” significa “Companheiro”);

3) Muitos anotam “CL PDG Fulano de tal”. Se ele é Ex-Governador, é evidentemente um Companheiro Leão. Portanto, escrevam PDG Fulano de Tal;

4) Outros ainda grafam CL PDG MJ Beltrano de tal. Todo Ex-Governador normalmente é Companheiro de Melvin Jones. Então escrevam tão somente PDG MJF Beltrano de tal, ou PDG PMJF Beltrano de tal se ele for progressivo);

5) Muitos usam a sigla CLMJ para indicar que o Leão é Companheiro de Melvin Jones. Está incorreto. A sigla “CLMJ” não existe mais, pois ela significa “Companheiro Leão Melvin Jones”. Era a tratativa que se dava a Melvin Jones. Ele era apenas um e morreu em 1961;

6) Outros escrevem CL MJF para designar um Companheiro. Na tradução literal isso significa “Companheiro Leão Companheiro de Melvin Jones”. É uma repetição inadequada e não está correta. Use MJF Sicrano de tal. Ainda é pouco usual entre nós, mas em nosso modo de ver é a correta e serve tanto para Companheiro Leão como para Companheira Leão (precisamos nos adaptar aos poucos).

Esses são apenas alguns exemplos.

Para registro, exemplificamos abaixo algumas situações atuais e reais da aplicação das siglas leonísticas:

IP PMJF Dr. Jung-Yul Choi

PIP PMJF Gudrun Yngvadottit

ID PMJF Marciano Silvestre da Silva

PID PMJF Zander Campos da Silva

CC PMJF Edu Jacob

PCC PMJF Antonio Carlos Bittar

1VCC PMJF José Gomes Duba das Chagas

DG MJF Antonio Paulo Caliento

IPDG MJF Gustavo José Gil da Almeida

PDG PMJF Sérgio David de Souza

PDG MJF Manoel da Rocha Freitas

1VGD MJF Glauber Gomes da Silva

MJF José Cláudio Branco

MJF Nadir Juliani Andriani

CL Luiz Eduardo Fonseca

CaL Luceli Pupin

DM Gislene Lima Teixeira

           

ABREVIATUDAS INSTITUCIONAIS:

LI ........................................ Lions Internacional

APLIONS ..............................  Apaixonados por Lins

AGDL ..................................   Associação dos Ex-Governadores dos Distritos Múltiplos

AL ......................................   Ano leonístico

CD .....................................    Convenção Distrital

CGD ...................................   Comitê do Gabinete Distrital

CCD ....................................    Conselho Consultivo do Governador

CEG ...................................    Conselho dos Ex-Governadores do Distrito

CNG   ..................................   Conselho Nacional de Governadores (extinto)

DMLA ................................   Distrito Múltiplo LA

DMLB ................................    Distrito Múltiplo LB

DMLC ................................    Distrito Múltiplo LC

DMLD ................................   Distrito Múltiplo LD

LC-6 ...................................   Distrito LC-6

FOLAC ...............................     Forum Leonístico da América Latina e Caribe

FOLBRAS ..........................    Forum Leonístico Brasileiro

LCIF ..................................     Fundação Internacional de Lions Clubes

 

SOLICITAÇÃO ESPECIAL AOS PRESIDENTES DE CLUBES:

O Governador Caliento tem grande interesse que a família leonística do Distrito LC-6 tome conhecimento, sempre que possível, de todos os fatos e notícias que envolvem nossa unidade distrital.

Esta “Carta Mensal” tem o condão de ser o canal de comunicação para intermediar os contatos com CCLL, CCaLL, DDMM e Leos. Isso, normalmente, é feito através de envio de e-mails aos interessados.

Ocorre que, infelizmente, embora poucos, alguns e-mails que temos expedido estão retornando com a observação infalível: “sua mensagem não foi enviada porque o endereço não foi encontrado ou não pode receber a mensagem”.

Na maioria dos casos, a digitação dos e-mails está correta. O que ocorre, nos casos apontados no parágrafo anterior, é que a caixa do correio do destinatário está cheia. E daí ele não pode receber a mensagem.

É nesse sentido que fazemos um apelo aos prezados Companheiros Leão e dulcíssimas Companheiras Leão Presidentes de Clubes: em uma próxima oportunidade, comentem o fato com os associados dos seus Clubes. Peçam que eles verifiquem se as caixas do correio dos respectivos aparelhos estão cheias e tomem as providências necessárias para esvaziá-las.

Agradecemos pela gentileza da atenção que for dispensada a esta solicitação, tudo em prol da eficaz comunicação que deve haver entre a Governadoria e os associados do Distrito.

 

ORÇAMENTO FINANCEIRO SIMPLIFICADO DO AL 2020/2021:

Durante a realização da 1.ª reunião do Comitê do Gabinete Distrital, realizada no último dia 26/07/2020, a Governadoria submeteu à apreciação dos seus membros deliberativos o seu planejamento financeiro e orçamento para o presente ano leonístico, que foi aprovado. Resumidamente, é o seguinte:

Previsão orçamentária de receitas:.................................Totais – R$

- Receitas de cotas distritais ..........................................201.724,00

- Receita de ressarcimento revista Lion Brasil Sudeste ........14.210,00

- Ressarcimento Distrito Múltiplo LC .................................19.894,00

- Saldo da Governadoria 2019/2020 ............................(*)66.876,94

- Total ........................................................................302.704,94

Previsão orçamentária de despesas:

- Despesas com contribuições prioritárias ........................112.104,00

- Despesas com publicações institucionais .........................22.000,00

- Despesas administrativas ..............................................31.600,00

- Despesas do Governador e Vices-Governadores ...............93.000,00

- Despesas de desenvolvimento leonístico .........................33.000,00

- Despesas título de Melvin Jones .....................................10.000,00

- Total ........................................................................301.704.00

- Saldo positivo ...............................................................1.000,94

Caso a diretoria de algum Clube desejar um demonstrativo pormenorizado desse orçamento financeiro do ano leonístico 2020/2021, seu Presidente poderá fazer a solicitação diretamente ao Tesoureiro do Distrito ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), que este fornecerá uma cópia do mapa geral.   

  

SALDOS FINANCEIROS REPASSADOS PARA A GOVERNADORIA 2020/2021:

O IPDG Gustavo José Gil de Almeida repassou para a Governadoria atual, no final da sua gestão, os seguintes saldos financeiros:

Repasses.....................................................................Saldos-R$

Conta administrativa ............................................(*) 68.071,64

Mútua Leonística .................................... Em conta R$33.220,17

Na poupança – R$20.067,10 ......................................54.187,27

Fundo de Reserva do Distrito ...................................316.365,97

Título de Melvin Jones ..............................................13.183,81

LCIF ......................................................................20.486,79

Lions Quest ............................................................13.203,02

(*) Observação sobre valores mencionados nos dois quadros acima: O saldo repassado pela Gvernadoria 2019/2020 (R$66.876,94) é o resultado apurado em 30/06/2020. O saldo da consta administrativa (R$68.071,64) é o resultado apurado em 25/07/2020 (véspera do 1.º Comitê do Gabinete Distrital), ou seja, já houve movimentação de entrada e saída de numerário no corrente ano leonítico.

 

CONCURSO DISTRITAL DE INSTRUÇÃO LEONÍSTICA DO AL 2019/2020

O IPDG Gustavo José Gil de Almeida instituiu, através da Portaria 045-2019/2020, e para ser desenvolvido durante o seu ano leonístico, o “Concurso Distrital de Instrução Leonística”, designando como seu Coordenador o PMJF Antonio Douglas Zapolla. Todos os associados do Distrito LC-6 estavam habilitados para participar do concurso.

O regulamento do evento estabeleceu, entre outros, os seguintes pontos: 1) a instrução deverá ser inédita e de autoria de CCLL e CCaLL; 2) deveria ser lida em assembleia ordinária do Clube, constada em ata, devendo esta e a instrução serem enviadas para o Coordenador do Concurso; 3) deveria ter cunho positivo, e não seriam aceitas aquelas que contivessem conteúdo negativo ao movimento leonístico; 4) a finalidade do concurso era incentivar, motivar e fortalecer o movimento leonístico no Distrito LC-6.

No final, foram apresentados para participar do concurso 35 trabalhos editados por Companheiros Leão e Companheiras Leão de vários Clubes do Distrito.

O Coordenador do concurso, num gesto de isenção e bom-senso, nomeou para julgar o concurso uma comissão comandada pelo PDG PMJF Manoel Messias de Melo, do Lions Clube de Bauru-Bela Vista (Distrito LC-8), que é um amigo inconteste do Distrito LC-6. Para valorizar o julgamento, o Coordenador do concurso enviou aos julgadores os 35 trabalhos recebidos, sem o nome dos autores.

O Ex-Governador Messias apresentou o seguinte resumo da análise efetuada:

“Fomos convidados a analisar as instruções leonísticas pelo Coordenador do concurso, com a orientação de observar principalmente um item específico do regulamento, ou seja, sob a ótica de ser uma instrução de cunho positivo ao movimento leonístico.

Os trabalhos não apresentavam a identificação do autor, o que possibilitou uma leitura impessoal e baseada no senso crítico do julgador. Foram apresentados 35 trabalhos, todos com qualidade excelente, o que dificultou a escolha dos melhores dentre os melhores.

O julgador utilizou a metodologia de leitura individual de cada uma das instruções leonísticas para criar um parâmetro inicial de enquadramento ao principal item do regulamento, confirme mencionado. Ato seguinte, nova leitura mais atenta para o conteúdo e inspiração da cada autor, separando-se as 10 melhores por essa percepção.

Em outro dia, em ambiente de muito silêncio, nova leitura dos 10 melhores trabalhos, atentando para a ligação do texto com a filosofia leonística, separando-se por comparação os 5 melhores trabalhos sob esses critérios.

Em um último momento, novamente em local de muito silêncio e isolamento, realizamos nova leitura dos trabalhos selecionados e agora, com senso crítico bastante aguçado, parametrizados pelos critérios de positividade, alinhamento filosófico e aplicação prática, ordenamos os trabalhos vencedores com bastante segurança. Nesse último momento finalizamos a escolha com a seguinte pergunta ao julgador: essa instrução leonística me inspira?”

Depois de assinar o resumo da análise, o Ex-Governador Messias a devolveu ao Coordenador do concurso capeada aos trabalhos que foram submetidos ao seu julgamento, com indicação das 3 primeiras colocadas. Recebendo a devoção, o MJF Douglas adicionou às mesmas os nomes dos autores, que resultou na seguinte classificação:

1.º lugar:

Instrução leonística: “O movimento leonístico e o sentido de liderança”

Autor: PDG MJF Antonio Domingos Andriani (do LC de Ribeirão Preto-Jardim Paulista)

2.º lugar:

Instrução leonística: “Leão...”

Autor: CL Juliano Brevigliero Lazaretti (do LC de Jaboticabal)

3.º lugar:

Instrução leonística: “O Leão precisa aprender a ouvir”

Autor: 1VCC MJF José Gomes Duba das Chagas (do LC de Franca-Centro)

Sugerimos aos prezados Companheiros Leão e dulcíssimas Companheiras Leão Presidentes de Clubes que, numa próxima oportunidade, e sendo viável, as matérias sejam divulgadas durante suas assembleias gerais, a título de instrução leonística.

Estamos divulgando as três instruções leonísticas classificadas. A do 1.º lugar é exatamente aquela constante do Editorial desta Carta Mensal. As dos 2.º e 3.º lugar são transcritas a seguir.

 

INSTRUÇÃO LEONÍSTICA: “O LEÃO...”

Classificada em 2.º lugar no Concurso Distrital de Instrução Leonística do AL 2019/2020

Autor: CL Juliano Brevigliero Lazaretti (do Lions Clube de Jaboticabal)

“Assim como na anatomia humana, a anatomia animal possui inúmeras divisões.

Hoje farei um apanhado básico sobre essas divisões.

Ao observar um leão, o que nos chama a atenção de cara é a juba, símbolo de beleza. Maturidade e hierarquia, que junto de sua juba está a cabeça, o crânio que, dotada de um cérebro, tem a capacidade instintiva de elaborar planos de ataque que saciam a fome ou defendem seu território, lhe conferindo poder, no qual resulta o prêmio do acasalamento.

Não menos importante temos os membros inferiores e superiores, pernas, patas, unhas que proporcionam força e agilidade, mas sempre sobre o comando da cabeça.

Todo seu corpo é coberto pela pele, logo com uma sofisticada pelagem que gera proteção básica nas diversidades climáticas, e a calda que para muitos não passa de um ‘espanta mosquito’, mas, no entanto, possui o fundamental papel de equilíbrio físico, dando destreza e agilidade nas curvas, e para os mais atentos revela características do seu comportamento psíquico.

Todas essas divisões estão ligadas pelo tronco que servem de refúgio para os órgãos.

Pronto, o leão está anatomicamente descrito!

Caros companheiros, devem estar perguntando por que essa aula chula de anatomia.

Observem a importância de cada membro descrito acima, uns mais importantes, outros menos, mas todos unidos formam um perfeito leão, assim devemos ser, membros ligados cada qual na sua função para resultar em uma ‘imagem LEÃO’.

Quem nos enxerga de fora não pode ver nem mais nem menos do que um LEÃO, uma garra digna de leão, uma atitude de leão, uma alcateia de leões, ou seja, um clube leões.

O leão desde os primórdios da humanidade tem sido símbolo de tudo que é bom, devido a esse simbolismo o nosso nome foi Quatro qualidades notáveis, tais como CORAGEM, FORÇA, ATITUDE e FIDELIDADE estão relacionadas com a adoção desse nome, e a última delas, fidelidade, tem um significado produto e peculiar para todos os leões.

O leão tem sido símbolo de fidelidade em todas as horas e em todas as nações, antigas e modernas, ele significa lealdade a um amigo, a um princípio, a uma obrigação, a uma comunidade.

Posso dizer que somos leais ao trabalho voluntário desinteressado, somos leais ao próximo e leais a nós mesmos.

A psicóloga Márcia Quintela diz o seguinte: ‘Trabalho voluntário não é coisa de gente santa’. Logo, o trabalho voluntário não é para quem quer mudar o mundo ou ser bem visto, mas é para quem quer mudar a si mesmo e está disposto a aprender por meio do contato com novos mundos.

É uma excelente ferramenta de empatia, onde o aprendiz ensina mais que o professor.

Voluntariar é transbordar de tanto aprendizado e gratidão, é superar dores e desafios inimagináveis, porque vê na história do outro as bênçãos da própria vida.

A nossa maior ligação é humana, feita de respeito e gentileza.

Onde existem voluntários, existe a mistura das cores, das classes, das crenças e de passados.

A curiosidade pelo outro alimenta a nossa alma sedenta por sentimentos reais!

Voluntariar é doar amor para curar a dor do outro e, sem saber, descobre que esse é o remédio para curar a nossa própria dor.

Em todos esses mundos eu encontrei um olhar de gratidão profundo, desses que descontroem quem achávamos que éramos e faz renascer quem realmente queremos ser nesse mundo!” (sic)

 

INSTRUÇÃO LEONÍSTICA: “O LEÃO PRECISA APRENDER A OUVIR”

Classificada em 3.º lugar no Concurso Distrital de Instrução Leonística do AL 2019/2020

Autor: 1VCC MJF José Gomes Duba das Chagas (do LC de Franca-Centro)

“Buscar sempre uma opinião sincera em relação às coisas que você faz. Quando você vê suas forças e fraquezas através dos olhos de outras pessoas, você tem um caminho definido para o aperfeiçoamento. E o contínuo aperfeiçoamento levará ao sucesso.

Todas as pessoas que se encontram agora no topo, começaram de baixo. Todo Lions Clube grande e bem-sucedido foi, no passado, um simples projeto. Todos eles começaram de baixo e subiram ao topo através de contínuo aperfeiçoamento.

O sucesso de um Clube de serviço depende do valor que agregamos às pessoas. Por isso é crucial sabermos exatamente como as pessoas percebem o valor agregado. Todos os dias, você tem a oportunidade de fazer pequenas melhorias no trabalho do seu Clube.

Uma opinião sincera e bem-intencionada, vinda de pessoas que são diretamente tocadas pelo seu trabalho, lhe mostrará como fazer isso. É um recurso valioso que pode colocá-lo à frente;

A comunicação dirige nossos pensamentos e molda nossas ações e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, evidenciando nossos pontos fortes ou potencializando nossas limitações.

A habilidade de usar a comunicação verbal com precisão é essencial para facilitar o relacionamento entre as pessoas.

Seja sincero quando buscarem sua opinião. Critique, se for preciso, sempre apontando caminhos. E, sim, distribua carinho, mas de forma consciente, por ser a real tradução do que sente.

Aja sempre como gente. Gente de bem. Gente saudável. Gente grande.” (sic)

 

VISITAS VIRTUAIS DO CASAL GOVERNADOR

Diante da pandemia da Covid-19 que está entre nós e deverá permanecer por mais algum tempo, alguns Clubes têm contatado com esta Coordenadoria e sugerido que a visita do casal Governador às suas unidades seja feita em caráter virtual.

Podemos adiantar que o DG Caliento, a princípio, não deseja realizar suas visitas aos Clubes virtualmente. Ele considera que esse processo perde a motivação do companheirismo e da amizade que deve prevalecer nessas ocasiões. Ele vai aguardar mais algum tempo e esperar pelos acontecimentos.

Por enquanto, com relação às visitas do casal Governador, solicitamos que os prezados Companheiros e dulcíssimas Companheiras Presidentes procedam de acordo com as recomendações estabelecidas pela nossa “Carta Mensal de Julho”. Ficamos gratos pela costumeira atenção.

 

DATAS JÁ RESERVADAS PARA VISITAS DO CASAL GOVERNADOR:

19/09/2020 – Lions Clube de Mirassol

28/11/2020 – Lions Clube de Guariba

20/03/2021 - Lions Clube de Guaira 

                                                                               

Estamos aguardando manifestação dos Clubes interessados.

 

TAXA DISTRITAL DO 1.º SEMESTRE AO ANO LEONÍSTICO:

O DG Antonio Paulo Caliento, dentro do seu planejamento financeiro para o ano leonístico 2020/2021, transmitiu as seguintes informações aos Clubes do Distrito LC-6, e que foram corroboradas durante a 1.ª reunião do Comitê do Conselho Distrital, que foi realizada virtualmente no último dia 26 de julho, a respeito do pagamento da taxa distrital relativa ao 1.º semestre deste ano:

“Nesses primeiros dias de trabalho na Governadoria torna-se necessário enfatizar, principalmente nesses momentos da crise ocasionada pela Covid-19, que o planejamento orçamentário é de fundamental importância para o Distrito, e que precisamos ter um cuidado muito especial para traçar as diretrizes, a fim de não nos envolver com algum fato comprometedor. Nessas condições, decidimos que, para este ano leonístico, a taxa distrital ficará definida da seguinte forma: 1) O percentual cobrado no AL 2019/2020 foi de 25% do salário mínimo vigente no Brasil, mais a importância de R$24,00 que é a taxa do Distrito Múltiplo LC (R$14,00 do DMLC mais a taxa de R$10.00 da revista The Lion Brasil Sudeste), dividido em duas parcelas: agosto/2020 e fevereiro/2021. Isso representou R$273,50 dividido em duas parcelas de R$136,75 por semestre; 2) Para este ano leonístico os valores ficaram assim definidos: 18% do salário mínimo, que corresponde a R$188,00, mais R$24,00 do DMLC, que serão divididos em duas parcelas de R$106,00 por semestre, vencendo a primeira em agosto/2020 e a segunda em fevereiro/2021; 3) Houve uma redução de R$61,50 na faixa semestral do associado. Poderá haver uma nova revisão na taxa a ser cobrada em fevereiro, dependendo da situação da pandemia naquele mês. Poderemos mexer para cima ou para baixo, ou manter o mesmo valor. Estaremos dependendo da situação que teremos que atravessar; 4) Estamos contando com a compreensão dos nossos associados e, acima de tudo, pela credibilidade que nos foi confiada para direção dos destinos do Distrto LC-6. Tudo faremos para defesa dos interesses dos nossos associados; 5) Lembramos que, de 01 de julho a 31 de dezembro de 2020, as taxas distritais para admissão de novos associados estão isentas.”

PASTAS PARA NOVOS ASSOCIADOS:

A Governadoria já providenciou uma reserva de pastas destinadas aos novos associados.

As Diretorias dos Clubes que estiverem prestes a efetivar admissões podem fazer a solicitação da remessa junto ao Governador do Distrito ou a esta Coordenadoria. Mas, por gentileza, não peçam por pedir, para manter em reserva. Ao fazer o pedido, por favor, indiquem os nomes dos futuros associados ou associadas.

 

LUTO OFICIAL NO DISTRITO:

Através da Resolução n.º 11-2020/2021, editada na noite de 28 de julho de 2020, o DG Antonio Paulo Caliento decretou luto oficial de três dias no Distrito LC-6 face ao falecimento do MJF Ovídio Breseghello, do Lions Clube de Nhandeara.

Com base nesse infausto acontecimento, estamos reiterando aos prezados Companheiros Leão e dulcíssimas Companheiras Leão Presidentes de Clubes nota que estampamos na Carta Mensal de Julho: sempre que ocorrer o falecimento de algum CL, CCaLL ou DM de um Clube, sua Diretoria deve comunicar o fato ao Governador do Distrito ou a esta Coordenadoria no mesmo dia do desenlace, por telefone ou por e-mail, para providências da decretação de luto oficial no Distrito.

 

ESTATUTO REGISTRADO:

O Estatuto do Distrito LC-6, que entrou em vigor no dia 01/07/2020, e aprovado durante a 21.ª Convenção Distrital do LC-6, realizada na cidade de Icém, em 09/05/2020, está devidamente registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Taquaritinga. Foi registrado e microfilmado sob n.º 5.648, em 07/07/2020.

Todas as providências para oficialização desse nosso documento maior foram tomadas pelo IPDG Gustavo José Gil de Almeida e sua equipe, a quem agradecemos pela competente e excelente atuação.

 

GOVERNADOR HOMENAGEIA OS MEMBROS DO “COLEGIADO RUBI” DO DMLC:

O DG Caliento listou os seguintes considerandos: a) que os membros do “Colegiado Rubi” do Conselho de Governadores 2020/2021 do Distrito Múltiplo LC tem relacionamento direto com a própria vida e desenvolvimento do nosso movimento; b) que os Govenadores e Governadoras que compõem aquele Colegiado se constituem em verdadeiros livros repletos de conhecimento e experiências extraordinárias, cujas obras estão permanentemente na biblioteca do leonismo sempre prontas a orientar e esclarecer dúvidas; c) que esses notáveis Companheiros Leão e Companheiras Leão, embasados nesse amplo cabedal de conhecimentos, estão sempre ansiosos em servir, ajudar e colaborar, transmitindo o desejo ardente que têm em ver o leonismo brilhar cada vez mais no firmamento do conturbado mundo que hoje trilhamos; d) que os membros do “Colegiado Rubi” honram e dignificam o leonismo que procuramos vivenciar.

Depois desses considerandos, o DG Caliento editou a Resolução n.º 10-2020/2021, de 12/07/2020, concedendo o Título de “Mérito Leonístico” aos membros do “Colegiado Rubi” do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC.

Os diplomas relativos à láurea concedida serão entregues pelo Governador Caliento aos homenageados numa ocasião oportuna.

 

RESULTADO DO CONCURSO DE EFICIÊNCIA 2019/2020:

O Assessor do Concurso de Eficiência para Clubes da gestão 2019/2020, que é o mesmo para o presente ano leonístico, divulgou o resultado do certame. Segundo ele, os critérios para pontuação foram definidos através das informações que os Clubes enviaram para o sistema MyLion. Os vencedores foram:

No critério atividades informadas sobre:

- Diabetes (1.188) – LC de Franca-Centro

- Meio Ambiente (900) – LC de Ribeirão Preto-Centro

- Câncer infantil (7.000) – LC de Nhandeara

- Alívio à fome (9.374) – LC de Ribeirão Preto-Ipiranga

- Visão (1.751) – LC de Nhandeara

- Outras atividades (35.834) – LC de Miguelópolis

No critério:

- Pessoas assistidas (55.751) – LC de Guariba

- Horas de voluntariado (23.755) – LC de Matão

- Fundos doados (U$16.065) – LC de Ribeirão Preto-Centro

- Maior quantidade de serviços informados (533) – LC de Santa Fé do Sul

- Maior participação em todos os itens pontuados em MyLion – LC de Brodowski

O Assessor Distrital do Concurso de Eficiência para Clubes está à disposição para qualquer esclarecimento necessário ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

           

QUAL O SEU QI EM LEONISMO?

  1. Nossa Associação tornou-se verdadeiramente internacional com a fundação do primeiro Clube no ___________________________, e tal fato ocorreu durante o ano de:
    a) 1918;
    b) 1920;
    c) 1921.

  2. As primeiras expansões do leonismo na Europa, Ásia e África ocorreram durante as décadas de:
    a) 1940/1950;
    b) 1950/1060;
    c) 1960/1970.

  3. Depois de entrar no Canadá, os três países seguintes que receberam o leonismo foram:
    a) ________________;
    b) ________________;
    c) __________________.

  4. As cores oficiais do leonismo (roxo e dourado) representam diversas qualidades. Indique uma para cada uma:
    Roxo _____________________________________;
    Dourado __________________________________.

(Respostas no final desta Carta Mensal).

ALGUNS “PITACOS” LEONÍSTICOS:

  1. Em novembro de 1918 Melvin Jones editou a revista “The Club Magazin”, com 28 páginas e em formato de bolso, que seria a precursora da futura revista “The Lion”.

  2. Depois de entrar no Canadá, os três primeiros países que receberam o movimento leonístico foram: o México (em 1925, com a fundação do Lions Clube de Nuevo Laredo), a China (em 1926, com a fundação do Lions Clube de Tsingtao, em Tienstein) e Cuba (em 1927, com a fundação do Lions Clube de Havana). Após isso houve um hiato de nove anos, e, quando do seu reinicio, o leonismo toma um impulso extraordinário, começando pela América Central, com a criação do clube Cristobal Colon, no Panamá, em 1935. Chegou à América do Sul através da Colombia, em 1936, com a fundação do clube de Barranquilha. Depois foi a vez da Oceania, em 1947, na cidade australiana de Lismora. Na Europa chegou em 1948, com a fundação do clube de Estocolmo, na Suécia. No mesmo ano marcou presença na África, com o clube de Marrakech, no Marrocos. Complementando o ciclo internacional, o leonismo chegou na Ásia em 1956, na cidade de Bombaim, na Índia. Está no Brasil desde 16 de abril de 1952, com a fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro.

  3. O lema do leonismo “Nós Servimos”, traduzido do original inglês “We Serve”, foi aprovado pela Diretoria Internacional em 1945, e resultante de um concurso internacional que teve a participação de cerca de 6.000 concorrentes. Oito participantes apresentaram o mesmo lema, sendo escolhido o de autoria do Leão D. A. Stevenson, do Lions Clube de Fonthill (Ontário, Canadá), cuja correspondência foi a primeira, dentre as oito, a ser postada e chegar à sede de Lions Internacional. É a expressão que consagra o objetivo maior do nosso extraordinário movimento.


FUNDAÇÃO DE NOVOS CLUBES:

O Governador Caliento editou as Resoluções n.ºs 04, 05, 06, 07 e 08-2020;2021, datadas de 10 de julho de 2020, criando comissões especiais com o objetivo específico de fundar, durante este ano leonístico, pelo menos um novo Lions Clube no território geográfico de cada uma das cinco Regiões existentes no Distrito LC-6.

Foi uma resolução para cada Região. A comissão tem como Presidente o respectivo Presidente da Região e, como membros, os Presidentes de Divisão e dos Clubes da respectiva área. Terá ainda, como consultores especiais, os Ex-Governadores sediados em cada Região.

Em suas considerações inseridas nas resoluções, o DG Caliento justificou: 1) a necessidade de se promover uma sadia expansão do leonismo no Distrito LC-6, através da criação de novos Clubes em sua base territorial; 2) que em cada área das nossas cinco Regiões existem dezenas de municípios de população variada que ainda não possuem Clubes de Lions nas comunidades; 3) que o número de habitantes de qualquer cidade, para o movimento leonístico, não é fator preponderante e inibidor da fundação de um Clube de Lions; 5) e, finalmente, que em alguns municípios localizados na área geográfica das respectivas Regiões existe a possibilidade de se agilizar a fundação de novos Clubes.

Ao enfatizar a competência dos membros das respectivas comissões, o DG Caliento ressaltou que eles devem observar os seguintes aspectos para conseguir êxito no desenvolvimento do projeto:

    1. Examinar as áreas comunitárias nas quais Clubes possam ser fundados;
    2. Escolher áreas de concentração e planejar a organização de Clubes locais;
    3. Informar CCLL e CCaLL sobre a possibilidade de começar um novo Clube;
    4. Contatar possíveis Lions Clubes patrocinadores para assistência;
    5. Planejar e organizar reuniões com lideranças chaves das comunidades para criação de novos Clubes.

O Governador Caliento deposita grande esperança na atuação de cada Presidente de Região, cada Presidente de Divisão e cada Presidente de Clube para que esta meta de fundar pelo menos um Lions Clube em cada Região do Distrito LC-6 tenha o êxito almejado até o final deste ano leonístico. Esta Coordenadoria também acredita no trabalho desses notáveis Companheiros e Companheiras Leão.

As Resoluções n.ºs 04, 05, 06, 07 e 08-2020/2020 já foram enviadas por esta Coordenadoria a todos os envolvidos e interessados, através de e.mails expedido em 11/07/2020.

CANCELAMENTO DE PRIORIDADES PARA FUNDACÃO DE CLUBES:

Diante da proposta comentada no tópico anterior, o Governador Caliento editou a Resolução n.º 09-2020/2021, de 11/07/2020, regulamentando a concessão de prioridades para fundação de novos Clubes na jurisdição do Distrito LC-6 da Associação Internacional de Lions Clubes.

Referida resolução determinou:

    1. Ficam canceladas, a partir de 11/07/2020, todas as prioridades concedidas para fundação de Clubes de Lions na jurisdição do Distrito LC-6.

    2. Os Clubes que eventualmente possuíam prioridades concedidas pelas gestões anteriores têm preferência na revalidação do pedido, desde que a requeiram oficialmente junto a esta Governadoria no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da entrada em vigor desta Resolução.

    3. Ficam abertas aos Lions Clubes legalmente constituídos, a partir de 11/07/2020, os pedidos de prioridade para fundação de novos Lions Clubes na jurisdição do Distrito LC-6.

    4. A prioridade mencionada na letra anterior poderá ser obtida pelo Lions Clube interessado mediante pedido oficial formalizado junto à Governadoria.

    5. Toda prioridade concedida pela Governadoria do Distrito LC-6 para fundação de novo Lions Clube terá prazo de validade até 31 de março de 2021.

    6. Decorrido o prazo mencionado na letra anterior e na ausência de providências positivas por parte do Clube solicitante, a prioridade concedida será automaticamente cancelada.

A resolução n.º 09-2020/2021 foi divulgada no Distrito e enviada para todos os interessados através de e-mail que esta Coordenadoria expediu em 15/07/2020.

 

CALENDÁRIO LEONÍSTICO DE AGOSTO:

28 – Dia de fundação do 1.º Leo Clube do Brasil (1969 – Maceió – Alagoas)

CALENDÁRIO CÍVICO DE AGOSTO:

09 – Dia dos País (2.º domingo do mês)

17 – Dia do Patrimônio Histórico

22 – Dia do Folclore

25 – Dia do Soldado

 

DIA DOS PAIS:

Herói, amigo e confidente, o pai verdadeiro transcende o simples entendimento biológico da paternidade e se consagra pelo contínuo apoio aos filhos. Não o apoio de caráter materialista, que busca promover a dependência nos filhos, mantendo-os presos ao genitor. Diz-se, aqui, do exercício do poder que impulsiona, que valoriza e que faz desgarrar do pai o filho, levando a si aglutinando todo o espectro catalisador e positivo dele emanado ao longo dos anos de sadia convivência, de salutares ensinamentos, de amor pródigo, puro, real e insigne.

No contexto do leonismo, o valor que se dá à família e por demais significativo e digno de nota. Conceitual e politicamente, a Associação Internacional – sem ferir a autonomia familiar – busca, da melhor maneira possível, valorizar e, sobretudo, manter, defender e propiciar a felicidade nos lares, seja por ações sócio assistenciais, seja pela clara exposição de que, sendo sólida essa estrutura, reflexo altamente positivo fluirão no desenvolver das atividades se socorro humanitário aos mais carentes. O Companheiro Leão, principalmente aquele que é pai, em sendo reconfortado familiarmente, exercitará melhor a sua atividade. O servir desinteressadamente o mais necessitado,, o nosso lema maior, gratifica o seu trabalho e o fortalece no seio da família, estruturando-o,, outrossim, a cumprir os seus desígnios na encantadora relação com os filhos.

Por isso, renova-se nesse “Dia dos Pais” a necessidade de reverenciarmos a figura sempre presente daquele que conduz seus filhos, preparando-os, quem sabe, para a mesma tarefa a que outrora seus próprios pais se dedicaram, sendo que os filhos vêm dos pais, mas dele não são; Pertencem ao mundo, pertencem a si mesmos, enquanto indivíduos e personalizados.

Que nesta data sejam iluminados os corações de todos os pais e, notadamente, dos pais Companheiros Leão, que vêm perpetuando nossa Associação no mundo inteiro, deste 1917, através de um serviço comunitário e, principalmente, sendo país de família em toda a sua plenitude.

DIA DO SOLDADO:

Comemora-se no dia 25 de agosto o “Dia do Soldado”, uma das mais marcantes para a Instituição Militar registrada em seu calendário cívico.

Esta data está vinculada ao nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, personalidade da história pátria, imortalizado como pacificador, que logrou alcançar em vida os mais elevados títulos honoríficos, personificando também as mais altas virtudes e as mais expressivas qualidades como militar e cidadão.

Foi Duque de Caxias um símbolo da lei e da ordem. Sua presença significava a disciplina, a serenidade e a clarividência das soluções políticas, a todos ensinando boas qualidades morais tão preciosas como a nobreza do caráter, a coerência de atitudes, os predicados de bravura, o patriotismo, o amor à legalidade, a desambição pessoal e a honradez.

É induvidosa, portanto, a importância de Duque de Caxias para a corporação Policia Militar, estruturada com fundamento na hierarquia e disciplina, que cultiva, através da educação, da ética e do modo de vida militar, valores da mais alta significação para o atingimento do fim social.

 

RETIRADA DO ÓLEO DE FRITURA DO MEIO AMBIENTE:

O MJF Antonio Mauro Alves, Assessor Distrital do Meio Ambiente e do Combate à Fome, está fornecendo aos Clubes do Distrito a seguinte orientação sobre o projeto para retirada e recolhimento do óleo se fritura:

“Atendendo a dinâmica de Lions Clubes Internacional, esta Assessoria, com o apoio da Governadoria e dos Assistentes Distritais do Meio Ambiente das Regiões A, B, C, D e E, entendem que para melhor atendermos as expectativas fica assim deliberado:

1.Os Assistentes do Meio Ambiente estarão agindo de maneira a estimular e acompanhar os Clubes de Lions da sua Região a evoluírem nas ações ambientais, no sentido de se fortalecerem enquanto construtores de sonhos, levando os Projetos do Leonismo às escolas e comunidades ao entorno do seu Clube ou na área de abrangência de seu Município.

1.1– A retirada do óleo de fritura do Meio Ambiente continua a ser REFERÊNCIA para o Governador Caliento, que estará mobilizando os Presidentes dos Clubes no propósito de um maior engajamento dos mesmos neste Projeto, que contempla dois pilares de Lions Internacional – Proteção do Meio Ambiente e Diminuição da Fome.

1.2– Os Clubes que durante o ano leonístico armazenarem 300 litros de óleo de fritura e realizarem pelo menos outras duas ações ambientais durante este ano, estarão participando do sorteio da Comenda Melvin Jones. A troca deste óleo de fritura será por alimentos (arroz ou óleo vegetal) e sua destinação final correta/BIODIESEL.

 

Obs: o armazenamento de 300 litros mais duas ações ambientais (plantio de mudas e palestras sobre Meio Ambiente em escolas, por exemplo) representa uma cota para participar do sorteio da Comenda Melvin Jones. Caso o Clube consiga reunir 1.200 litros, por exemplo, passará a ter quatro cotas para o sorteio da Comanda Melvin Jones e assim se segue;

 

2. Os Presidentes de Região e Divisão serão envolvidos diretamente no processo de conscientização e incentivo junto aos Clubes de sua abrangência.


2.1 – Os Presidentes de Divisão apresentarão o relatório trimestralmente aos respectivos Presidentes de Região sobre as ações ambientais realizadas pelos Clubes sob sua responsabilidade.


2.2 – Os Presidentes de Região reunirão os diversos relatórios encaminhados pelos Presidentes de Divisão e encaminharão um relatório ao Assessor do Meio Ambiente, que formatará os cinco relatórios, construindo um relatório que será encaminhado a Governadoria e Lions Internacional.


Obs: os Assistentes do Meio Ambiente no âmbito regional serão responsáveis por acompanhar e estimular os Presidentes de Divisão a envolverem os Presidentes de Clubes da sua área de ação a colocarem em prática as ações ambientais, como também cobrarem os Presidentes de Divisão na elaboração dos relatórios e seu encaminhamento aos Presidentes de Região.

3. Quanto à coleta do óleo:

3.1 – Os Assistentes Distritais estarão estimulando e acompanhando a armazenamento desse produto junto aos Clubes da sua Região e informando ao Assessor do Meio Ambiente a quantidade de óleo armazenado, como também por qual alimento será trocado. Na oportunidade, os mesmos informarão ao Assessor do Meio Ambiente as necessidades da cada Clube no que se refere à otimização da coleta, como, por exemplo, encaminhamento de bombas de 50 litros ou caixas de papelão. A partir dessas informações a logística de coleta nos Clubes será construída e encaminhada à empresa Brejeiro. Como, também, acompanhando a troca do óleo de fritura por alimentos na proporção de 6x1, isto é, seis litros de óleo de fritura por um litro de óleo vegetal ou um quilo de arroz.


3.2 – Existe um contrato assinado entre a empresa Brejeiro e o Distrito LC-6, segundo o qual, a cada ano leonísico, é renovado e devidamente assinado, no propósito de proteger os Clubes do Distrito.


4. Quanto ao encaminhamento do relatório do óleo;


4.1 – O Assessor do Meio Ambiente encaminhará ao Assessor do Concurso de Eficiência, ao final de cada mês, a quantidade de óleo de fritura coletados e armazenados pelos respectivos Clubes e encaminhado para a destinação final correta/Biodiesel.

Sendo assim, esperamos um ano leonístico com muitos bons resultados.” (sic)

Para qualquer dúvida surgida com relação a essa campanha, os Clubes deverão contatar diretamente com os Assistentes Distritais da respectiva Região ou com o MJF Antonio Maur Alves, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

AGOSTO É MÊS DE CACHORRO LOUCO?:

Muitos que nasceram nas décadas de 40, 50 e 60 do último século, como este modesto Coordenador, ainda guardam na memória quando eram surpreendidos pelos seus pais e avós com uma frase assustadora: “Cuidado, estamos em agosto, mês do cachorro louco!”

Não se sabe muito bem porque os brasileiros daquela época nostálgica se acostumaram com a associação de que agosto era mês de cachorro louco.

A verdade é que esse fato folclórico, de certa forma, tornou-se bastante útil, já que, depois daquela época romântica, e já no terceiro milênio, tornou-se corriqueira a vacinação de cães em grande escala e um maior cuidado da população com relação à questão.

Hoje, praticamente todas as pessoas tem ciência da hidrofobia e seus problemas.

Ao abordar o tema, visamos unicamente colaborar com nossos prezados amigos dirigentes, especialmente os Presidentes e as Presidentes dos Clubes, e aguçar a imaginação de todos,, pois, quem sabe, dos dados que compilamos e vamos tentar esclarecer a seguir, talvez possa surgir uma ideia ou sugestão para desenvolvimento de alguma atividade que realce a atuação do leonismo em suas respectivas comunidades, como, por exemplo, campanhas de divulgação, campanhas de vacinação conjunta com os setores públicos municipais envolvidos, palestras junto a estabelecimentos de ensino,, e outras de igual importância.

Quem é que nunca teve cães em casa ou, pelo menos, sentiu o desejo de ter um? Aqui no Brasil, segundo pesquisas que apuramos, existe no mínimo um cão para cada grupo de dez habitantes. Onde se concluí que, de forma geral, quase todas as famílias convivem com esse animal doméstico. Trata-se de uma criação bastante apreciada, em especial pelas crianças, graças ao seu caráter afável e brincalhão. Além de excelentes companheiros, os cães são ótimos guardiões do lar, fator que induz as pessoas mantê-los em casa. Todavia, nem todos se lembram que o cão é um ser vivo, sujeito a problemas de saúde, requerendo cuidados constantes.

Um dos problemas a que o cão está sujeito é a hidrofobia, ou rábia, ou raiva (como é popularmente conhecida), que pode ataca-lo em qualquer época, mas que em nosso país, não se sabe porque, se pensa ser uma doença típica do mês de agosto (especialmente entre nós, os mais velhos).

A raiva é uma doença produzida por um vírus, que comumente ataca os animais mamíferos. Nas cidades, o mais atingido é justamente o cão. O vírus ataca o sistema nervoso do animal, e este, se não socorrido a tempo, acaba morrendo. Mas, até isso acontecer, ele pode espalhar a desgraça entre as pessoas que com ele convivem, ou até mesmo entre nossas visitas e vizinhos. Sabe-se que o vírus da raiva pode deslocar-se do organismo do cão para as pessoas :por simples contato com o animal, embora o mais comum seja através da mordedura. O hábito de beijar o animal (muito comum entre as crianças) também facilita o contágio, pois o vírus penetra pela mucosa. Encontrando uma via de penetração, o vírus vai caminhando, podendo atingir o sistema nervoso central. Se isso chegar a acontecer (e pode, se providências urgentes não foram tomadas) o doente morre.

Sabe-se também que o período de incubação, ou seja, até que a raiva se manifeste em uma pessoa atacada por um animal doente, é variável de acordo com o local da mordedura, podendo ocorrer num período entre quinze dias a três meses. O tempo é mais curto quando a mordedura ocorre na cabeça ou no pescoço da pessoa atacada.

Se socorrida a tempo, a vítima poderá ser salva e não terá problemas futuros.

Segundo informações médicas, a hidrofobia apresenta o seguinte quadro clínico

    1. Fase prodrômica: com manifestações como mal estar, febre, cefaleia, náuseas.

    2. Fase de agitação: com nervosismo e irritabilidade.

    3. Fase paralítica: com degeneração dos neurônios motores, onde a paralisia vai progredindo e a consciência vai desaparecendo, culminando com a porte.

Como profilaxia é recomendado o seguinte:

    1. Medida de combate aos transmissores (como cães e gatos errantes).

    2. Medidas de proteção aos animais domésticos. Com vacinação específica atual, a partir do terceiro mês de idade.

    3. Medidas de proteção à pessoa: a) tratamento imediato dos ferimentos (lavando com água e sabão e depois aplicando solução apropriada); b) procurar imediatamente atendimento médico para o tratamento adequado.

A aplicação do tratamento na pessoa atacada depende de uma série de informações, principalmente sobre o animal atacante, o local atingido e em relação à observação do animal. Este nunca deve ser sacrificado, mas preso para que fique em observação pelo menos pordez dias.

Devemos enfatizar, sempre, que se a pessoa atacada deixar passar o período de incubação, aí não existe mais tratamento específico e a doença evoluí de forma inexorável,

Em resumo:

    1. Quem tem um cão em casa deve cuidar dele muito bem, mantendo bons hábitos de higiene, não o deixando na rua e vacinando-o uma vez por ano. Agindo assim, não haverá problemas para a família, que poderá contar com um animal carinhoso por muitos anos.

    2. Se o pior acontecer, não se alarme mas procure agir o mais rapidamente possível. Hoje, graças a Louis Pasteur, dispomos de vacina anti-rábica que, ministrada com a segurança de orientação médica, cura completamente as vítimas de animais hidrófobos.

    3. Divulgue informações sobre o assunto toda vez que puder, pois a raiva, ao contrário do que pensavam nossos pais e avós, é uma doença de ataca o ano todo.

Para finalizar, um recadinho aos meus queridos jovens Companheiros Leão e Companheiras Leão: sei o que vocês devem estar pensando (“o que levou esse nosso Companheiro do século passado estar abordando um assunto que já não é mais atual e está sob controle, quando, hoje, em 2020, temos problemas mais importante como combater a Covid-19?) Eu sei! Mas é exatamente pela minha idade que digo: cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

 

LEMBRETE AOS INTERESSADOS:

A Governadoria do Distrito LC-6 tem sede, endereço e telefones: rua São José, 2261 – Alto da Boa Vista – CEP 14025-180 – Ribeirão Preto – SP – Telefones (16) 3623-2756 e 99181-2375 – e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

RESPOSTAS PARA QUAL O SEU QI EM LEONISMO:

  1. Canadá, em 1920. Mais precisamente no dia 12 de março, com a fundação do Lions Clube de Ontário, em Windsor.

  2. 1950/1960.

  3. México, China e Cuba.

  4. Roxo: a) Lealdade para com o país e para consigo mesmo; b) Integridade de pensamentos e sentimentos. Dourado: a) Sinceridade nas intenções; b) Moral e capacidade de julgamento; c) Pureza no viver.

Um fraterno abraço leonístico a todos e até o próximo mês, se Deus assim o permitir.

 

                                                                   PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

                                                                       Coordenador Geral do Distrito LC-6

 

 

CARTA MENSAL DE JULHO da

Coordenadoria Geral do Distrito LC-6

                                       Ribeirão Preto, 01 de julho de 2020

 

Destinatários: PRESIDENTES DE CLUBES DO DISTRITO LC-6

 

OBJETIVO:

 

O objetivo da criação e elaboração desta Carta Mensal é criar um canal de comunicação que visa transmitir notícias e informações do Governador do Distrito e outras de interesse do leonísmo, abordar temas do nosso movimento, apresentar matérias visando colaborar com o desenvolvimento dos nossos Clubes, divulgar instruções e documentos que visem facilitar os Presidentes de Clubes no desempenho das suas funções e divulgar, enfim, tudo que de interesse possa contribuir com a nossa nobre causa.

Temos planos de editar esta carta todo dia 1.º de cada mês. Sabemos não ser tarefa fácil, mas esperamos que o bom Deus nos dê forças para conseguirmos cumprir mais essa missão visando o fortalecimento dos laços da nossa amizade leonística.

 

MENSAGEM DO GOVERNADOR:

 

Durante o ano, muitas esperanças são renovadas na busca do sonho por dias melhores. Muitos fazem planos incluindo novas perspectivas de vida profissional, familiar e social, e nós, Leões, muitas vezes nos esquecemos de incluir o Lions nesses planos e dimensionar sua vida com ele.

O compromisso que assumimos de realmente viver o Lions não é uma atitude isolada, mas envolve dezenas de Companheiros, Companheiras  Domadoras que veem em nossa organização a possibilidade de mudanças na sua própria vida.

Quando assumimos a condição de Leão, incorporamos uma responsabilidade social que transcende nossa vida pessoal mais corriqueira. Como sempre digo: nós não somos Leões por acaso. Nascemos para cumprir a missão de servir, missão essa assumida com plano espiritual. É algo que precisamos fazer por uma sociedade mais justa e igualitária. Não que tenhamos que fazer sacrifícios sobre-humanos, mas precisamos nos superar e nos doarmos com todo coração.

A existência e potencialidade de um Clube de Lions são diretamente proporcionais a esta capacidade de doação de cada um dos Companheiros, Companheiras e Domadoras que o compõe. Em todos os Clubes existem formas para os associados prestarem sua colaboração: é preciso apenas que assumam a responsabilidade e tomem a iniciativa de servir. Se um Clube enfrenta dificuldades é quase certo que, proporcionalmente, seus associados não estão dedicando o seu trabalho dentro das Comissões. Percebam que se o quadro social está pequeno, se cada associado não funciona, se as campanhas comunitárias foram abandonadas, alguma Comissão não está cumprindo bem o seu papel.

Existe um paradigma que diz: todo Leão é uma pessoa ocupada. E tem que ser mesmo, pois Lions não é lugar para desocupados. A experiência tem mostrado que, mesmo com seus afazeres, o Leão sempre consegue tempo quando tem em mente a obstinação pelo ideal de servir. Nos Clubes, em média, nem 50% dos Companheiros, Companheiras e Domadoras liberam o potencial maravilhoso que têm em si e que serviu de base para que fossem convidados a ser Leões. Se, com essa proporcionalidade, o Lions tem mudado o mundo com suas grandiosas campanhas, tanto a nível internacional como local, imaginem se essa proporção atingisse 100% ou chegasse perto disso.

Como se pode notar, Lions tem um pouco de matemática. Não adianta termos só teoria e boas ideias. Ser um profundo conhecedor dos estatutos, regimentos, normas, manuais e não se aliar à prática do servir. É a química leonística que, em doses proporcionalmente equilibradas, alia a teoria à prática na obtenção de um resultado que atenda às necessidades do ser humano como um todo. Precisamos dar nossa parcela de colaboração para mudar essa ridícula proporção. É necessário conseguirmos tempo, sacrificando, inclusive, parte do nosso lazer pessoal.

Lions pode mudar o mundo! Pensem nisso! Cabe a cada um de nós efetuar essa mudança! Vamos tentar?

DG ANTONIO PAULO CALIENTO, Governador do Distrito

 

EDITORIAL:

 

Dificilmente o mundo será o mesmo depois da chegada da Covid-19. Sofremos, e sofreremos, uma dramática transformação social com esse vírus que nos assola de forma tão devastadora. A situação está aí para quem quiser ver. O futuro é incerto e não sabido!

A sociedade foi atingida como um todo. Mortes inesperadas e aos milhares. Famílias isoladas e em desespero. Desemprego generalizado. Muitos ainda morrerão não apenas acometidos pelo vírus mortal e invisível, mas, também, pela fome que poderá alcançar os menos favorecidos. Apenas o serviço desinteressado e a notável ação dos voluntários não servirão para amainar a pandemia. Só nos resta orar e clamar ao bom Deus que nos acolha com Sua luz divina.

O Brasil não difere da maioria dos países do mundo, principalmente os subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, entre os quais nos encontramos. Nossa população menos favorecida foi atingida pelo vírus de forma avassaladora. A mídia nos mostra, diariamente, a fila dos desesperados para receber o benefício social emergencial que está sendo pago pelo governo, mas por um período curto e estabelecido. Não será suficiente para aliviar as necessidades de quem muito precisa, pois tem um fim pré-determinado. E nesse curto espaço de tempo o vírus certamente ainda estará entre nós. O tamanho da atual pandemia é improvável, mas está ai.

A Covid-19 representa o maior desafio sanitário do último século, com impactos devastadores na vida dos cidadãos, inclusive dos membros da nossa família leonística. Desde o último mês de março, as autoridades determinaram o distanciamento social como uma estratégia capaz de conter a disseminação da doença. Com a implantação desse distanciamento social, houve significativa retração das pessoas, afastando-as das suas atividades e causando-lhes sérios prejuízos de ordem social e financeira, atingindo inclusive nossos Companheiros, Companheiras e Domadoras.

A situação atual tem provocado incertezas e dúvidas quanto à conveniência do relaxamento das atividades no atual estágio do combate à pandemia, pois isso depende de determinação e perseverança. São dúvidas e incertezas quanto ao início da volta ao novo normal.

Não podemos tapar o sol com a peneira. Nosso quadro associativo, hoje, penso e posso estar enganado, não é composto por uma maioria que membros que possua folgada estrutura financeira. O Lions de outrora, dos anos dourados, era constituído, em sua maioria, por um grupo de pessoas com apreciáveis recursos financeiros. Hoje a situação é outra; o Lions empobreceu. Hoje, na totalidade, somos constituídos por notáveis Companheiros que não possuem recursos em grandes disponibilidades, inclusive eu.

O Lions, então, como um todo, e seus associados, provavelmente estão sendo igualmente atingidos pela atual pandemia.Se o vírus permanecer entre nós por muito tempo penso que, infelizmente, poderemos ter um comprometimento em nossa estrutura administrativa, inclusive em nosso quadro associativo, pois muitos, mesmo amando e se dedicando ao leonismo, mas diante da situação, poderão querer dar preferência ao bem-estar e necessidades das suas famílias. É aos que pensam assim que dirijo meu dramático apelo: por favor, se esforcem para resistir. Elevem seus pensamentos para nossos ideais do serviço desinteressado. Muitos precisam de nós!

Precisamos começar, agora, a pensar em um novo modelo de gestão para estarmos à frente de um novo tempo!

           

PDG ANTONIO DOMINCOS ANDRIANI, Coordenador Geral do Distrito

 

 

RECONHECIMENTO AO IPDG GUSTAVO JOSÉ GIL DE ALMEIDA:

           

Há poucas horas terminou a gestão do IPDG Gustavo José Gil de Almeida à frente da Governadoria do Distrito LC-6 durante o ano leonístico de 2019/2020.

Apesar do final do seu ano conturbado pela pandemia da Covid-19 em nosso país, ele conseguiu, com o incondicional apoio da sua CaL Maria e equipe, levar nosso barco para um porto seguro. Parabenizamos o IPDG Gustavo pela sua estoica atuação. Poucos são aqueles que, como ele, podem levantar a cabeça e dizer: cumpri missa missão!

E você, IPDG Gustavo, cumpriu sua missão galhardamente, dando tudo de si para a grandeza do nosso Distrito LC-6. Continuamos contando com você!

 

 

1.ª REUNIÃO DO COMITÊ DO GABINETE DISTRITAL DE 2020/2021:

 

Será realizada em Ribeirão Preto, no dia 26 de julho de 2020, domingo, a partir das 09:30 horas. Infelizmente, diante dos impactos causados pela Covid-19, a reunião não será de forma presencial e ocorrerá através de vídeo conferência.

A programação do evento e outros detalhes para a necessária conexão estão sendo fornecidos através da Convocação que o Secretário do Distrito está divulgando aos interessados e expedindo no dia de hoje.

Face ao quadro em que nos encontrados, o Governador Caliento conta com a compreensão e participação de todos, para que possamos continuar mantendo nossas atividades e renovando nossos laços de amizade e companheirismo.

 

 

NOMEAÇÃO DA EQUIPE DA GOVERNADORIA PARA 2020/2021:

 

Estamos anexando a Resolução n.º 01-2020/2021, de 01 de julho de 2020, editada pelo Governador do Distrito, que institui a organização distrital para o ano leonístico 2020/2021, define a sede administrativa, a área geográfica, os órgãos e os dirigentes titulares que atuarão na gestão dos interesses do Distrito LC-6.

Recomendamos que a Resolução tenha ampla divulgação entre os Companheiros Leão, Companheiras Leão e Domadoras do Clube, para que haja uma conectividade saudável entre todos os envolvidos e interessados.

 

 

CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA:

           

O DG Caliento, através da Resolução n.º 02-2020/2021, de 01 de julho de 2020, está criando o Conselho de Ética do Distrito LC-6 para exercer suas atividades durante o presente ano leonístico.

Referido Conselho passará a exercer suas funções a partir do dia 27 de julho de 2020, ou seja, no primeiro dia útil seguinte após sua aprovação pelo Comitê do Gabinete Distrital, cuja reunião está marcada para 26/07/2020, e de conformidade com o que estabelece o § 6.º do artigo 15 do nosso Estatuto.

Segue anexa a Resolução aqui mencionada, para conhecimento e divulgação.

 

DIRETORIA 2020/2021 DO CONSELHO DE EX-GOVERNADORES:

           

Durante a 4.ª reunião do Conselho de Ex-Governadores do Distrito LC-6, realizada no dia 03 de maio de 2020, às 10:00 horas, através de vídeo conferência a partir da cidade de Orlândia (em virtude da pandemia do Covid-19), o PDG Lauro Hyppolito foi eleito presidente do Colegiado para o ano leonístico 2020/2021.

Conforme disposições estatutárias (artigo 20, § 3.º do Estatuto do Distrito LC-6), o PDG Lauro nomeou sua Diretoria para o presente ano leonístico, que ficou assim constituída:

Presidente:

PDG Lauro Hyppolito   

Vice-Presidente:

PDG Gustavo José Gil de Almeida

Secretário: PDG Antonio Domingos Andriani
Tesoureiro PDG Alcides Viotto
Diretor Social: PDG José Gomes Duba das Chagas

 

 

 

 

O Estatuto do Distrito LC-6 normatiza as funções do Conselho, estabelecendo, entre outros, os seguintes objetivos e atribuições:

- O Conselho é um órgão consultivo e opinativo do Governador do Distrito, constituído por todos os Ex-Governadores do Distrito LC-6 ou de outros Distritos brasileiros que permanecem no leonísmo ou que, por motivos de mudança definitiva de residência, venham a pertencer a algum dos Lions Clubes do Distrito, e terá por finalidade dirimir dúvidas quanto à aplicação dos objetivos leonisticos, da infringência ao Código de Ética e outros assuntos a critério ou solicitados pelo Governador do Distrito.

- O Conselho poderá, também, em caráter de excepcionalidade, ou por determinação do Governador do Distrito, ser considerado órgão deliberativo para tratativa de temas específicos.

- O Conselho reunir-se-á de três em três meses, ou extraordinariamente sempre que convocado pelo seu Presidente ou pelo Governador do Distrito, ou por um terço dos seus membros, devendo obrigatoriamente em todas as reuniões ter Ordem do Dia específica, e suas atas divulgadas na forma que for estabelecida.

- O Conselho terá um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretário, um Tesoureiro e um Diretor Social.

- O Presidente do Conselho será eleito em escrutínio secreto, ou por aclamação quando for candidato único, entre todos os membros presentes em sua quarta reunião ordinária do ano leonístico, que será realizada anteriormente à quarta reunião do Comitê do Gabinete Distrital do LC-6, e não poderá ser reeleito para o exercício imediatamente seguinte. A posse dar-se-á na mesma reunião em que foi realizada a eleição.

- A nomeação do Vice-Presidente, do Secretário, do Tesoureiro e do Diretor Social será de livre escolha do Presidente do Conselho e poderão, em caráter de excepcionalidade, ser escolhidos aqueles que já tenham participado da Diretoria na gestão anterior.

- O Conselho terá um Regimento Interno próprio.

Em uma das nossas próximas cartas divulgaremos, para conhecimento, o Regimento Interno do Conselho de Ex-Governadores do Distrito LC-6.

           

RESULTADO DAS ELEIÇÕES DA 21.ª CONVENÇÃO DISTRITAL:

 

Durante a 21.ª Convenção do Distrito LC-6, realizada na cidade de Icém, no dia 09 de maio de 2020, houve a eleição para os cargos de Governador do Distrito, 1.º Vice-Governador, 2.º Vice-Governador, além da aprovação do novo Estatuto do Distrito LC-6.

Total de Clubes que participaram do evento: 51

Total de Delegados inscritos: 151

Resultados apurados:

SIM NÃO BRANCOS NULOS

Governador:

CL Antonio Paulo Caliento 146 1 3 1
1.º Vice-Governador: CL Glauber Gomes da Silva 141 8 1 1
2.º Vice-Governador: CL Roberto Luiz de Freitas 137 11 3 0
Novo Estatuto    132 12 6 1


Os eleitos para o ano leonístico 2020/2021 tomaram posse no dia de hoje e o Estatuto entrou em vigor nesta data.

           

PRÓXIMAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS:

 

 104.ª Montreal (Canadá) De 25 a 29 de junho de 2021
 105.ª Delhi (ìndia) De 01 a 05 de julho de 2022
 106.ª Boston (Estados Unidos) De 07 a 11 de julho de 2023
 107.ª Melbourne (Australia) De 21 e 25 de junho de 2024
 108.º Cidade do México (México) De 04 a 08 de julho de 2025

A Diretoria Internacional, em reunião realizada no último mês de abril, já definiu que a 109.ª Convenção Internacional de 2016 será realizada em Washington, DC, Estados Unidos. A data será divulgada oportunamente.

 

 

FOLAC DE 2021 CANCELADO:

 

Diante da situação que estamos vivendo, e possíveis consequências futura de saúde, econômica e financeira dos países da Área III, onde está situado nosso Distrito LC-6, o FOLAC de 2021 foi cancelado.

Estava previsto para a cidade de Bucaramanga, na Colômbia.

O evento da Colômbia foi transferido para janeiro de 2022, no mesmo local.

O FOLAC de Assunção, no Paraguai, foi confirmado para janeiro de 2023.

 

 

HOMENAGEM AOS GOVERNADORES ELEITOS:

 

Durante reunião da Diretoria da Associação Internacional, realizada em 18 de junho último, foi apresentada uma “Proposição” para que os Governadores 2020/2021, que estão tomando posse no dia de hoje, sejam homenageados na Convenção Internacional de Montreal em 2021. Houve aceitação por parte da Diretoria, que ficou de verificar a viabilidade, estudando a forma de captar fundos financeiros para concretização da proposta.

Seria um reconhecimento aos Governadores de Distrito que não tomaram posse numa Convenção Internacional, uma vez que a Convenção de Singapura, que seria realizada este ano, foi cancelada.

Vamos aguardar para ver o que acontece!

 

 

PDG DUBA ELEITO 1.º VICE-PRESIDENTE DO DMLC:

           

Foi realizada no último domingo, dia 28 de junho, a eleição para a Diretoria 2020/2021 e alteração do Estatuto do Distrito Múltiplo LC, ao qual nosso LC-6 está vinculado.

A eleição foi virtual, em virtude da pandemia ocasionada pela Covid-19. Votaram 866 Delegados dos 9 Distritos que compõem o DMLC.

Conforme é do conhecimento da nossa família leonistica, o estimado PDG José Gomes Duba das Chagas foi candidato ao cargo de 1.º Vice-Presidente daquele Colegiado, obtendo expressivos 95,84% dos votos válidos.

O resultado final apontou a seguinte composição para o DMLC 2020/2021:

 

    SIM BRANCO NÃO

%

 SIM

Presidente PDG Eduardo Jacob (LC-3) 838 22 06 96,76
1.º Vice PDG José Gomes Duba das Chagas (LC-6) 830 24 12 95,84
2.º Vice PDG Sérgio Yukishigue Chiyoda (LC-8) 833 17 1 96,18
Alteração do Estatuto do DMLC 767 20 79 90,66

 

                                                                                                                      

Cumprimentamos os eleitos, especialmente nosso PDG Duba, pela vitória, augurando-lhes votos de profícua gestão na direção do DMLC 2020/2021. No próximo ano, com certeza, nosso PDG Duba será guindado ao cargo de Presidente do nosso Distrito Múltiplo, para orgulho e júbilo de todos nós

 

MARCAÇÃO DAS VISITAS DO CASAL GOVERNADOR AOS CLUBES:

 

Apesar da situação que estamos vivenciando com a pandemia da Covid-19, não podemos deixar de procurar manter nossas atividades. Já abrimos a agenda para marcação das visitas do casal Governador dos Clubes do Distrito.

Solicitamos que cada Presidente agende essa visita em consenso com os membros do Clube. Depois, informe duas datas para esta Coordenadoria: uma preferencial e outra alternativa. Confirmaremos a data.

O Lions Clube de Mirassol saiu na frente e já marcou a visita: será no dia 19 de setembro de 2020. Ainda no mês de setembro temos agendado para o dia 26, sábado, em São Joaquim da Barra, o “ 30.º Encontro das Domadoras e Companheiras Leão”.

Exceto em sua participação nas reuniões do Comitê do Gabinete Distrital, Convenção Distrital, Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC e outras programadas pelos órgãos superiores, o Governador Caliento, preferencialmente, não marcará visita aos Clubes do Distrito aos domingos.

 

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO CANDIDADO A VICE-GOVERNADOR:

 

A escolha do candidato ao cargo de Vice-Governador do Distrito LC-6, anos atrás, e que hoje, com as regras da adotadas por Lions Internacional, passou a ser para os cargos de 1.º Vice-Governador, 2.º Vice-Governador e 3.º Vice-Governador, sempre causava polêmicas e contratempos entre os Clubes do Distrito, causando cizânias que comprometiam a concórdia e o bom companheirismo que deve existir na família leonística. Aconteceram casos em que vários Companheiros foram apresentados para concorrer ao cargo de Vice-Governador, num mesmo ano leonístico, e apresentados por Clubes de Regiões diferentes.

O Conselho de Ex-Governadores do Distrito LC-6 (que possui PDGs pertencentes a Clubes das diversas Regiões), sempre atento ao seu dever de promover o alto espírito de amizade e lealdade que deve haver entre nós, e evitar que o assunto atingisse proporções que nada contribuíam para a harmonia que deve existir em nossa família, entrou no circuito, alguns anos atrás, para resolver a disputa e conseguiu uma solução salomônica.

Houve, então, um acorde de cavalheiros entre os membros do Conselho, segundo o qual, e a partir da situação existente à época, deveria haver um rodízio entre as Regiões do Distrito para apresentar candidatos ao então cargo de 1.º Vice-Governador (era o único existente na ocasião; hoje a situação está diferente), a fim de permitir que o assunto fosse conduzido de forma a evitar disputas e traumas prejudiciais.

Referido acordo foi aprovado, estabelecendo que o rodizio para apresentar candidatos, sequencialmente, seria entre as Regiões B, A, E, C e D. O acordo constou da ata da reunião do Conselho que o definiu.

Com a implantação e manutenção desse rodízio, que prevalece até hoje, o Conselho de Ex-Governadores do Distrito LC-6 conseguiu a necessária harmonia de convivência em toda nossa unidade leonistica.

Neste ano leonístico, já com a inclusão do cargo de 2.º Vice-Governador no rodízio, a composição ficou assim definida: Governador (da Região D), 1.º Vice-Governador (da Região A) e 2.º Vice-Governador (da Região E).

Com a criação do cargo de 3.º Vice-Governador do Distrito, previsto em nosso Estatuto que entrou em vigor no dia 01 de julho de 2020, as eleições nas Convenções Distritais a partir do próximo ano leonístico irão contemplar os seguintes cargos:

22.ª CD – Abril de 2021 – AL 2021/2022: 

Governador (Região A)

1.º Vice-Governador (Região E)

2.º Vice-Governador (Região C)

3.º Vice-Governador (Região D)

23.ª CD - Abril de 2022 - AL 2022/2023:   

Governador (Região E)

 1.º Vice-Governador (Região C)

 2.º Vice-Governador (Região D)

3.º Vice-Governador (Região B)

24.ª CD - Abril de 2023 - AL 2023/2024:   

Governador (Região C)

1.º Vice-Governador (Região D)

2.º Vice-Governador (Região B)

3.º Vice-Governador (Região A)

25.ª CD - Abril de 2024 - AL 2024/2025:   

Governador (Região D)

1.º Vice-Governador (Região B)

2.º Vice-Governador (Região A)

3.º Vice-Governador (Região E)

26.ª CD - Abril de 2025 - AL 2025/2026:   

Governador (Região B)

1.º Vice-Governador (Região A)

2.º Vice-Governador (Região E)

3.º Vice-Governador (Região C)

 

E assim sucessivamente. Sempre que uma Região não apresentar candidato, ou houver desistência, a vaga será preenchida pela Região que vier na ordem de precedência (neste caso, o esquema acima será modificado).

Uma ressalva: a eleição para o cargo de 3.º Vice-Governador somente ocorrerá após o DMLC estar organizado para receber o Companheiro e estar aparelhado para lhe prestar o treinamento necessário, conforme estabelece o § 2.º do artigo 70 do Estatuto do Distrito LC-6, que está entrando em vigor no dia de hoje.   O Governador do Distrito tudo fará junto ao Presidente do DMLC para que o Múltiplo se prepara para essas incumbências.

 

DECRETAÇÃO DE LUTO OFICIAL NO DISTRITO:

           

Existe uma resolução vigente no Distrito LC-6, de autoria deste Coordenador e aprovada em Convenção Distrital, que autoriza o Governador do Distrito decretar luto oficial no Distrito sempre que ocorrer o falecimento de um Companheiro Leão, Companheira Leão ou Domadora.

O luto é um sentimento profundo de tristeza, dor e pesar pelo falecimento de alguém. É caracterizado por um período de consternação e saudade pela perda de um ente querido.

Pela nossa unidade e irmanação leonística, temos o dever se refletir sobre a morte de alguém que, em vida, teve atuação significativa dentro de cada Clube e do nosso movimento.

Diante do fato, vamos, a partir deste ano leonístico, restabelecer a prática do Governador Caliento decretar luto oficial de três dias no Distrito LC-6 sempre que ocorrer o falecimento de algum CL, CaL, DM ou Leo.

Para que isso seja viabilizado a contendo, e não perca a oportunidade, vamos precisar da ação direta e imediata da Diretoria de cada Clube. Sempre que ocorrer um fato dessa natureza, e se possível no mesmo dia do falecimento, os Clubes devem comunicar o fato para esta Coordenadoria, por telefone ou e.mail, para que possamos editar a resolução de luto oficial que será firmada pelo Governador Caliento.   Mesmo num momento de tristeza e dor, esperamos contar com a atenção dos diligentes dirigentes dos nossos Lions Clubes.

           

REPETIR E NÃO REPETIR, EIS A QUESTÃO:

           

Tornou-se protocolar, no final de cada reunião leonística, o dirigente da solenidade solicitar que algum Companheiro Leão ou Companheira Leão faça a leitura da “Oração pelo Brasil” ou da Oração Final”. Ambas têm texto altamente significativo e exalta os ideais do nosso serviço desinteressado.

Existe, porém, um fato que vem deslustrando o protocolo leonístico. A “Oração pelo Brasil” deve ser repetida pelos presentes. A “Oração Final” não deve ser repetida pelos presentes. Dessa forma, quando alguém for convidado para proferir a “Oração pelo Brasil”, deve se dirigir aos presentes e dizer: “por favor, repitam comigo”, e ler a mensagem pausadamente para que todos possam acompanhar e repetir seus enunciados. Infelizmente ainda existem alguns membros da nossa família leonística, inclusive altos dirigentes que, ao ler a “Oração Final”, pedem que os presentes repitam seus enunciados. Vamos corrigir enquanto é tempo!

 

VALOR DO DOLAR LEONÍSTICO PARA O MÊS DE JULHO DE 2020:

 

Lions Internacional não havia divulgado, até às 10:40 horas deste dia 01 de julho, o valor do dólar leonistico para o mês de julho. Os interessados na informação poderão abrir o link https://www.lionsclubs.org/pt/resources-for-members/resource-center/exchange-rates,

clicar em taxas de câmbio e clicar no mês desejado.

 

A “INVOCAÇÃO A DEUS” OFICIAL:

 

Invocar a Deus é um monólogo de fé, que inspira cada um e conduz a todos para os mais elevados pensamentos e ideais. Existem centenas, milhares de belíssimos textos que servem para esse momento de inspiração e reflexão. Todos são válidos e importantíssimos!

No leonismo, porém, existe uma “INVOCAÇÃO A DEUS” oficial. É uma prece que, no início das reuniões, os membros do Clube fazem pedindo amparo para os trabalhos que vão encetar. O autor dessa Invocação foi o CL Pedro Afonso Mibielli de Carvalho, Governador 1960/61 do então Distrito L-Centro-2 e igualmente Presidente do CNG do mesmo ano leonístico. Seu texto foi aprovado por resolução do CNG durante a 8.ª Convenção de Lions Clubes do Brasil, realizada em Porto Alegre/RS, em maio de 1963. A melhoria do texto da redação foi proposta pelo CL Mário Simões Mendes, do LC de Campinas/SP, e aprovada como recomendação pelo CNG 1981/1982, durante a 29.ª Convenção de Lions Clube do Brasil, realizada em Balneário Camboriú/SC, em maio de 1982. Sua redação oficial é a seguinte:

“SENHOR, nós Vos agradecemos o estar aqui reunidos, para nos conhecermos melhor e, assim, poder servir melhor os nossos semelhantes.

Dai-nos a humildade, a sabedoria e a força necessárias para cumprir nossos deveres com entusiasmo e tenacidade.

Dai-nos a bondade e a tolerância, para respeitar a opinião dos demais e alimentar a aspiração de todos de servir a humanidade.

Protegei nossa grande família leonística, a qual trabalha, hoje e sempre, pelo culto da amizade, do amor ao próximo e do serviço desinteressado.

Velai, SENHOR, pelos destinos do Brasil e bendizei nosso trabalho.

Assim seja!”

Em muitas publicações leonísticas que circulam pelo Brasil, como revistas e boletins de Clubes, nominatas de Clubes e Governadorias, entre outras, está havendo uma deturpação do texto oficial da “Invocação a Deus”, com alterações desvinculadas do texto original, inclusive com a repetição da expressão SENHOR em todos os parágrafos. O que é louvável, mas não é correto, pois difere do documento original.

É preciso começar a pensar com seriedade sobre os textos dos documentos oficiais do leonismo. Assim, como colaboração, estamos sugerindo que providências sejam tomadas por quem de direito para que haja uma correta divulgação do texto oficial da “Invocação a Deus” do leonismo brasileiro.

 

A IMPORTÂNCIA DA INSTRUÇÃO LEONÍSTICA:

 

A instrução leonística é a forma de se manter Companheiros Leão, Companheiras Leão e Domadoras do Clube, independentemente do tempo de afiliação de cada um, atentos e conscientes a respeito da filosofia do movimento leonístico, das leis que o regem, da sua organização e, acima de tudo, da importância do nosso envolvimento com o legado que nos foi deixado por Melvin Jones e seus seguidores.

Uma das formas de manter viva essa chama de ideais é incentivar e incrementar a realização de instrução leonística, no seu sentido mais amplo e irrestrito, durante todas as assembleias realizadas.

O Clube, evidentemente, para realização dessa atividade fundamental, deverá ter ou montar um esquema que melhor convier ou se adaptar às suas realidades.

Importante e essencial é que, em cada assembleia, seja prevista a realização de uma instrução leonística, com indicação antecipada do Companheiro, Companheira ou Domadora que irá realizá-la. O tema pode ser livre, mas sempre ligado ao nosso movimento ou com o qual tenha relacionamento.

Considerando que, eventualmente, algum CL, CaL ou DM possa precisar de tempo para preparar ou mesmo realizar alguma pesquisa, e para evitar que ninguém alegue aquele famoso ter sido “pego de surpresa” para se esquivar da atribuição, a Diretoria do Clube poderá organizar uma escala daqueles que serão responsáveis pelas palestras das instruções leonisticas a serem realizadas nas assembleias futuras, divulgando referida escala com alguma antecedência.

Estamos fazendo este registro tão somente para realçar a importância dessa atividade fundamental para aprimoramento do nosso movimento, e com a participação de todos

 

AVALIANDO SEU “QI” EM LEONISMO:

Você já fez algum teste de QI no leonismo?   QI é a abreviatura de “Quociente de Inteligência”. É um teste desenvolvido para analisar as capacidades cognitivas de uma pessoa. E para quem pensa que é algo recente, os chineses já realizavam exames semelhantes há milhares de anos atrás, desde o ano de 606. No entanto, um teste de QI não significa que uma pessoa seja mais inteligente do que a outra. Na verdade, analisa as habilidades de uma pessoa, e não significa nem um pouco que uma é melhor que a outra.

As questões abaixo são canalizadas para aqueles que ingressaram no movimento leonístico em época não muito distante. Isso não impede, porém, que igualmente possa merecer a atenção daqueles mais antigos, já que pode servir para solidificar ainda mais seus conhecimentos com a causa que tanto nos identifica.

Se você nunca fez um teste de QI no leonismo, agora é a sua vez! Vamos procurar enviar umas 4 ou 5 questões em cada carta mensal.

Assinale a resposta que julgar correta e, depois, pesquise para verificar qual o seu QI em leonismo. As respostas estão no final desta carta. Vamos participar? O leonismo merece um pouco do nosso tempo!

    1. O primeiro presidente da Associação Internacional de Lions Clubes, depois reformulação foi
      a) Paul Harris;
      b) Melvin Jones;
      c) William Woods.

    2. Por que foi escolhido o nome Lions para nossa organização?

    3. A primeira Convenção da Associação Internacional de Lions Clubes, em sua nova fase, foi realizada na cidade de ____________, Texas, Estados Unidos.

    4. O nosso Presidente Internacional é designado pela Diretoria da Associação Internacional:
      a) verdadeiro;
      b) falso.

    5. Os ideais básicos do leonismo não estão relacionados com a convicção política e religiosa, e tampouco com a nacionalidade de uma pessoa: a) verdadeiro;
      b) falso.

 

ALGUNS “PITÁCOS” LEONISTICOS:

  1. A sede da Associação Internacional de Lions Clubes está instalada em Oak Brook, Illinois, Estados Unidos, para onde foi transferida em 01 de junho de 1971. O orador oficial da inauguração da sede própria internacional foi o saudoso PIP João Fernando Sobral, de São Paulo, Capital.

  2. Até fevereiro de 1921 os negócios da Associação eram tratados no próprio escritório da seguradora de Melvin Jones. Naquele mês foi transferida para um imóvel alugado na South Michigan Avenue n.º 322, em Chicago. Ali permaneceu até 1955, quando Lions Internacional adquiriu sua primeira sede própria, localizada na North Michigan Avenue n.º 209, também em Chicago. Em 01 de junho de 1971 foi transferida definitivamente para Oak Brook.

  3. O Código de Ética do Leão foi adotado em 21 de agosto de 1918, no encerramento da II Convenção Internacional, realizada em St. Louis, Missouri, Estados Unidos. Os Objetivos do Lions Clube, que a partir de setembro de 2007 passaram a ser denominados Propósitos, foram adotados em 11 de julho de 1919, no encerramento da III Convenção Internacional, realizada em Chicago, Illinois, Estados Unidos, O emblema do Lions foi adotado em 16 de julho de 1920, durante o encerramento da IV Convenção Internacional, realizada em Denver, Colorado, Estados Unidos, e é uma criação de Maurice Blink.

  4. O slogan ou moto é o acróstico (expressão concisa) da palavra LIONS, que no Brasil significa “Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço”. Nos Estados Unidos significa “Liberty, Inteligence, Our Nation’s Safety”. A redação brasileira foi foi alterada e aprovada pela Convenção Nacional realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, em maio de 1988, quando este Coordenador Geral, orgulhosamente, fazia parte do Colegiado nacional. O slogan do leonismo foi aprovado durante a realização da III Convenção Internacional.



NOVO ESTATUTO DO DISTRITO LC-6:

 

Estamos anexando a esta carta o novo Estatuto do Distrito LC-6, que entra em vigor a partir do dia de hoje.

Esse nosso documento maior teve seu texto alterado e atualizado pelo Conselho de Ex-Governadores do Distrito LC-6, com as alterações ocorridas no movimento leonístico nos últimos dez anos (observem, por exemplo, que agora já temos a figura do 3.º Vice-Governador do Distrito), foi analisado pela competente Comissão Técnica de Estatutos e Regulamentos e aprovado pelos Delegados credenciados pelos Clubes durante a 21. Convenção Distrital do LC-6, realizada na cidade de Icém no dia 09 de maio de 2020.

Seria aconselhável que os Presidentes de Clubes, como proposta de instrução leonística, colocassem para análise trechos do novo Estatuto durante a realização das suas reuniões ordinárias, possibilitando aos seus associados discussões sobre as diretrizes do documento.

 

 

CALENDÁRIO LEONÍSTICO DO MÊS DE JULHO:


01 – Início do ano leonístico

04 – Dia da aprovação do ingresso das mulheres como associadas (1987)

23 – Fundação do primeiro Clube de Lions em São Paulo (1952)

Comemora-se em julho, ainda, o “Mês dos Presidentes de Clubes” e a “Posse das Diretorias dos Lions Clubes”.

Os Clubes devem incluir no seu calendário leonístico, também, no mês que couber, o “Dia da Fundação”, o “Dia da Carta Constitutiva” e o “Dia do Recebimento da Carta Constitutiva”

 

CALENDÁRIO CÍVICO DO MÊS DE JULHO:


02 – Dia do Bombeiro

09 – Dia da Revolução Constitucionalista (1932)

11 - Dia do nascimento de Carlos Gomes (1836)

18 – Dia em que D. Pedro II foi coroado Imperador do Brasil (1841)

20 – Dia do nascimento de Alberto Santos Dumont (1873)

20 – Dia do Amigo

25 – Dia do Motorista

29 – Dia do nascimento da Princesa Isabel (1846)


INSTRUÇÃO LEONÍSTICA COMENTADA: “COMO PREPARAR, ORGANIZAR E DIRIGIR UMA ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DE LIONS CLUBE”:

    
A assembleia ordinária de um Lions Clube também deve primar pela observância do protocolo leonístico. Este, se observado, servirá não apenas para aprimorar a prática leonística como, igualmente, para fazer com que a reunião transcorra de forma ágil e num clima agradável e de elevada grau de companheirismo.

Fornecemos a seguir, com o intuito exclusivo de procurar colaborar, um roteiro daquilo que, em nosso modesto entendimento, deve ser o desenvolvimento de uma assembleia ordinária do Clube:

Ato n.º 1: No horário estabelecido o Presidente ou a Presidente bate o sino.

Comentário: Os membros do Clube devem fazer o possível e comparecer no local da reunião com alguns minutos de antecedência. Horário foi feito para ser cumprido. É preciso acabar com o desagradável costume de se marcar uma reunião para as 20:00 horas e ela comece pelo menos meia hora depois. Deve-se, acima de tudo, respeitar aqueles que sempre chegam no horário. No horário determinado pela convocação, o Presidente ou a Presidente deve bater o sino e iniciar os trabalhos. Aqueles que eventualmente chegarem após o início da reunião devem se acomodar em silêncio, evitando, inclusive, qualquer tipo de cumprimento para não atrapalhar o andamento dos trabalhos.


Ato n.º 2:
O Presidente ou a Presidente abre os trabalhos: “Invocando a Deus, e pela grandeza do Brasil, declaro aberta esta assembleia ordinária do nosso Clube.”

Comentário: Depois da abertura protocolar, será sempre elegante o Presidente ou a Presidente solicitar um minuto de silêncio pela paz mundial e pelo registro de algum acontecimento que, eventualmente, tenha envolvido algum associado ou seus familiares e que mereça a solidariedade do Clube.


Ato n.º 3:
O Presidente ou a Presidente bate o sino e solicita que os presentes permaneçam em pé (e não de pé – pois quem está sem pé infelizmente é deficiente físico), e convida algum Companheiro, Companheira ou Domadora para que proceda a Invocação a Deus.

Comentário: O indicado ou indicada para a missão não deve repetir a expressão “Invocação a Deus”. Esta já foi solicitada pelo Presidente ou pela Presidente. Está existindo, em nosso meio uma diversidade muito grande de invocações. No leonismo, porém, deve ser proferida aquela usual e que foi adotada oficialmente no leonismo brasileiro, aprovada durante a 29.ª Convenção Nacional de Lions Clubes do Brasil, realizada em maio de 1982 na cidade de Balneário Camboriú/SC. A Invocação oficial está sendo transcrita nesta carta mensal. Trata-se de um monólogo de fé, que nos inspira e conduz aos mais elevados ideais do leonismo. Durante a leitura da Invocação, os presentes devem se manter com postura firme e respeitoso silencio, e, ao final, repetirem “Assim seja!”.


Ato n.º 4:
O Presidente ou a Presidente bate o sino, solicita que os presentes permaneçam em pé, e convida todos para entoarem a primeira estrofe e coro do Hino à Bandeira.

Comentário: Durante a entoação da primeira estrofe e coro do hino, na forma oficial da letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga, os presentes devem cantar com moderação, com os braços estendidos junto ao corpo (alguns preferem colocar a mão direita posta à altura do coração, o que também é regulamentar), e dentro da maior mobilização possível. Nota-se, muitas vezes, a falta de respeito de alguns participantes quando da entoação do hino: uns olham para o teto, outros para o chão, alguns para os lados, e tem aqueles que chegam a conversar ou, até mesmo, coçar esta ou aquela parte do corpo. O posicionamento de cada um deve ser firme e respeitoso, sempre olhando diretamente para o Pavilhão Nacional.


Ato n.º 5:
O Presidente ou a Presidente bate o sino e solicita que todos ocupem seus lugares.

Comentário: Cerca de um minuto é mais que suficiente para que todos se acomodem e se coloquem em posição para participar da assembleia.


Ato n.º 6: O Presidente ou a Presidente bate o sino e solicita ao CL Secretário ou CaL Secretária para proceder a leitura da ata da reunião anterior e das correspondências recebidas entre a última e à presente assembleia.

Comentário: Depois da leitura da ata pelo Secretário ou Secretária, o Presidente ou a Presidente indaga dos participantes se existe alguma correção ao acréscimo a ser feito no documento. Se houver, solicita que o Secretário ou a Secretária registre. Depois, o Presidente ou a Presidente submete à aprovação da assembleia o texto da ata, inclusive com as retificações ou acréscimo que houver. Se aprovado, o Presidente ou a Presidente solicita ao Secretário ou Secretária que registre a aprovação, indicando se foi por unanimidade ou por maioria. Na sequência, o Secretário ou Secretária informa sobre as correspondências recebidas no período, registrando em ata uma síntese das mesmas. Deve-se recordar, sempre, que a ata representa a memória do Clube e a sua história e, portanto, tudo deve ser registrado. O Secretario ou a Secretária informa, também, sobre o quórum registrado na assembleia.


Ato n.º 7:
O Presidente ou a Presidente bate o sino e solicita que o CL Tesoureiro ou a CaL Tesoureira faça as comunicações sobre as finanças do Clube e leitura do balancete mensal, se houver, comparando receitas e despesas.

Comentário: O Tesoureiro ou a Tesoureira comenta a situação financeira do Clube. Sempre é bom lembrar que o Tesoureiro ou a Tesoureira não é o “cobrador do Clube”. Deve ser procurado e não procurar os interessados para que cumpram suas obrigações junto à tesouraria. Todas as movimentações ou pagamentos efetuados pelo Tesoureiro ou pela Tesoureira devem ser reportados ao Secretário ou à Secretária, através de fotocópias, para que conste na ata dos trabalhos e sejam anexadas ao Informe Mensal de Atividades do Clube.


Ato n.º 8:
O Presidente ou a Presidente bate o sino e passa a palavra ao Diretor Social para que este reporte os fatos relacionados com a sua pasta.

Comentário: O Diretor Social deve anunciar os aniversariantes e datas comemorativas do período, anunciar as programações do Clube e prestar contas dos eventos realizados no período anterior. Sempre é bom lembrar que os eventos do Clube são programados pela sua Diretoria, competindo à assembleia aprova-los ou não. Havendo presença de convidados ou visitantes na assembleia, compete ao Diretor Social fazer a saudação em nome do Clube


Ato n.º 9:
O Presidente ou a Presidente bate o fino e passa a palavra para o Diretor de Associados a fim de que ele comente as atividades da sua área.

Comentário: É importante a atuação do Diretor de Associados na estabilidade do quadro social do Clube. Ele deve incentivar Companheiros e Companheiras para viabilizar a apresentação de novos associados. Deve orientar os padrinhos para que deem acompanhamento leonístico aos novos associados, integrando-os nas atividades do Clube e acompanhando o desenvolvimento de cada um. Se, durante a assembleia, estiver presente algum candidato a associado já aprovado, o Diretor de Associados deve comandar uma auto apresentação dos presentes, que deve ser simples e objetiva.


Ato n.º 10:
O Presidente ou a Presidente bate o sino e concede a palavra aos demais Diretores do Clube (Diretor de LCIF, Diretor de GLT, Diretor de GMT, Diretor de GST e Diretor de Comunicação e Marketing), para que os mesmos, desejando, usem a palavra para comentar eventuais registros em suas pastas.

Comentário: É importante que os Diretores informem aos membros da assembleia sobre os fatos que estejam ocorrendo em suas pastas. Os associados precisam e devem conhecer o que acontece nos bastidores do Clube, do Distrito e da Associação Internacional e se mantenham informados, inclusive para opinarem e dar sugestões.


Ato n.º 11:
O Presidente ou a Presidente bate o sino e convida o Companheiro, a Companheira ou a Domadora previamente convocada para proceder a instrução leonística.

Comentário: A instrução leonística é a forma de se manter os Associados do Clube, independentemente do tempo de afiliação de cada um, atentos e conscientes a respeito da filosofia do movimento leonístico, da leis que o regem, da sua organização e, acima de tudo, da importância do nosso envolvimento com o legado que nos foi deixado pelos fundadores. E uma das formas de manter viva essa chama de ideais é incentivar e incrementar a realização de instrução leonística durante as assembleias. O autor da instrução leonística deve, preferencialmente, traze-la por escrito, para que, ao final, uma cópia seja entregue ao Secretário ou à Secretária a fim de constar da ata a ser encaminhada à Governadoria juntamente com o Informe Mensal de Atividades. O Presidente ou a Presidente, em cada assembleia, deverá convidar algum dos seus membros para proferir a instrução leonística da assembleia seguinte.


Ato n.º 12:
O Presidente ou a Presidente bate o sino e declara jaula aberta.

Comentário: A jaula aberta é a parte prática da assembleia. Nesta ocasião, o Presidente ou a Presidente comenta sobre os assuntos que ficaram em pendência e quais as soluções encontradas ou providências tomadas; propõe, com base em sugestões apresentadas, atividades que poderão ser realizadas; indica medidas que o Clube poderá adotar junto às autoridades para solução de determinados problemas existentes na comunidade, entre outros. Todos os assuntos sugeridos ou medidas a serem tomadas devem ser aprovadas pela assembleia. Durante a jaula aberta, o Presidente ou a Presidente deverá comandar a participação dos membros presentes à assembleia, solicitando que as participações sejam feitas uma a uma, individualmente, a fim de evitar choques de comentários ou discussões que possam tumultuar os trabalhos. E essa atuação do Presidente ou da Presidente é de relevante importância, pois depende deles cuidar da forma e condução dos assuntos que estiverem sendo discutidos, evitando que a reunião se torne excessivamente burocrática, prolixa e cansativa. O Presidente ou a Presidente deve se esmerar em descomplicar a assembleia e torna-la mais eficiente e objetiva, ou seja, mais agradável. Querer mudar o protocolo ou inovar sem medir as consequências é deixar de lado os procedimentos que garantem a grandeza do leonismo.


Ato n.º 13:
O Presidente ou a Presidente bate o sino e solicita que algum Companheiro ou Companheira faça a “Oração pelo Brasil”;

Comentário: É uma conclamação cívica de amor ao estudo e ao trabalho e da grandeza da nossa Pátria, que deve ser repetida com fervor pelos participantes da assembleia.


Ato n.º 14:
O Presidente ou a Presidente bate o sino, agradece a participação da sua Diretoria e dos demais participantes nos trabalhos da assembleia, marca a data e horário da próxima reunião, solicita uma salva de palmas ao Pavilhão Nacional e dá por encerrado os trabalhos.

Comentário: O agradecimento é uma forma elegante do Presidente ou da Presidente encerrar a assembleia. Deve agradecer todos aqueles que tiveram funções durante a reunião, quem fez a Invocação a Deus, o Secretário, o Tesoureiro, o Diretor Social, o Diretor de Associados, os demais Diretores que participaram, quem fez a instrução leonística, quem fez a Oração pelo Brasil e todos aqueles que tiveram participação ativa durante a jaula aberta. A confirmação da data da próxima assembleia também é indispensável. Para os que estiveram ausente, o Presidente ou a Presidente recomenda ao Secretário ou à Secretária para que os comuniquem pessoalmente.

 

PRECISAMOS DA SUA OPINIÃO:

 

Esta carta mensal, que é uma proposta inovadora para estabelecer um contato direto com os Clubes dos Distritos, não é exclusiva desta Coordenadoria Geral do Distrito. Muito pelo contrário! Ela é uma página aberta para nosso relacionamento!

Precisamos e gostaríamos de receber comentários sobre a mesma, com sugestões para seu aprimoramento, novas inclusões ou exclusões de temas, e até mesmo críticas construtivas a respeito da sua validade ou não.

Contamos e aguardamos a participação de todos para esse “feedback”, principalmente dos nossos estimados e estimadas Presidentes de Clubes do Distrito LC-6.

 

           

RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO DO SEU “QI” EM LEONISMO:

 

  1. Dr. William P. Woods, cirurgião de Evansville, Indiana, Estados Unidos, e que representava a entidade Royal Order of Lions.

  2. Os preparativos finais para fundação da nova fase da Associação foram realizados no dia 07 de junho de 1917, no Hotel La Salle, de Chicago. Entre os 8 Clubes presentes existia o Royal Order of Lions, e este foi escolhido para a nossa organização. E o nome de Leão foi escolhido porque sua figura ímpar e importante consta na literatura e monumentos da maioria dos povos do mundo, simbolizando o valor, a força, a fidelidade e a ação.

  3. Dallas

  4.    Falso.  Ele é eleito pelos Delegados credenciados na Convenção Internacional.

  5. Verdadeiro

 

 Até a próxima e um fraterno abraço leonístico do

 

                                                                       PDG MJ ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

                                                                 Coordenador Geral 2020/2021 do Distrito LC-6

Instalação AL 20/21 

Time passed:
1
1
1
1
0
0
1
1
2
2
0
0
1
1
5
5

Usuários Online 

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

3402701
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
576
1625
10159
3288114
12110
83290
3402701

Seu IP: 3.236.159.130
06-08-2020 10:50

Curtir No FaceBook 

Scroll to top