Associação Internacional de Lions Clubes – DMLC – Ano Leonístico 2020/2021

GOVERNADORIA DO DISTRITO LC-6

Rua São José, 2261 – Jardim Sumaré – CEP 14025-180 – Ribeirão Preto - SP

CARTA MENSAL DE OUTUBRO da

Coordenadoria Geral do Distrito LC-6

                                                     Ribeirão Preto, 01 de outubro de 2020

                                                    

Destinatários: PRESIDENTES DE CLUBES DO DISTRITO LC-6

Esta carta mensal é um trem cujos vagões transportam notícias e informações de interesse do leonismo, temas do nosso movimento, matérias que visam colaborar com o desenvolvimento dos nossos Clubes, instruções leonísticas e documentos que visam facilitar a vida dos nossos dirigentes no desempenho de suas funções. Sua finalidade é fazer com que o comboio chegue à sua parada final, que são os Clubes e seus associados, com o objetivo atingido. Fazemos votos para que os estimados Companheiros Leão e dulcíssimas Companheiras Leão Presidentes de Clubes não percam esse trem e fiquem perdidos na estação.   PDG MJF Antonio Domingos Andriani.

 

 

MENSAGEM DO GOVERNADOR:

 

Temos recebido vários telefonemas sobre nossa participação na 1.ª reunião do DMLC, realizada virtualmente nos dias 26 e 27 de setembro último, onde fizemos a apresentação do significado do PIN da Governadoria e do trabalho que os Clubes vêm realizando. Por isso, nada melhor do que apresentarmos ao Distrito, através desta carta mensal, um resumo daquilo que ocorreu naquele evento.

Relatamos durante nossa apresentação que, dentre os trabalhos que o Distrito LC-6 vem realizando, procuramos fazer uma retrospectiva de como nossos Clubes vêm atuando para cumprir as metas estabelecidas pela Governadoria, realizando um grande trabalho em suas respectivas Regiões.

Isso foi apresentado no vídeo. Iniciamos falando do PIN da Governadoria do Distrito LC-6. Nele aparece nosso lema “Companheirismo com Simplicidade”. Companheirismo com simplicidade, um modo simples de sermos e de tratarmos com carinho as pessoas, sem precisarmos ser autoritários. No destaque aparecem dois Leões e o emblema do Lions. Duas mãos aparecem amparando-os. Ali, os Leões somos nós, e eles nos representando no PIN. As mãos são o amparo que pedimos a Deus nessa caminhada que estamos enfrentando durante a tempestade da Covid.19. Um modo bem simples de nos colocarmos diante de Deus, rogando por sua ajuda. Esse é o PIN que nos acompanhará nessa caminhada. E que assim seja!

Falo agora do vídeo que foi apresentado, o qual, por si só, mostrou a realização de algumas das metas que nos propusemos realizar neste ano leonístico 2020/2021.

O vídeo mostra também as campanhas dos Clubes e os trabalhos que os mesmos estão realizando. O fundo musical que ilustrou o vídeo foi o “Tema da Vitória”, que é o que desejamos a todos e que certamente teremos no final de tudo isso que estamos passando com esse terrível Covid-19.

O vídeo mostra, por ordem alfabética, o que alguns Clubes do Distrito estão realizando. Por isso, não há necessidade de ficarmos narrando imagem por imagem, pois as mesmas já falam por si só.

Uma das metas a que nos propusemos realizar diz respeito ao aumento de associados, apesar de algumas perdas sentidas que temos registrado. Temos, até agora, um Clube de destaque no Distrito, onde foram admitidos 22 novos associados em apenas duas semanas, e com promessa de outras admissões. Estamos nos referindo ao Lions Clube São Sebastião do Paraíso e não poderíamos deixar passar a oportunidade de fazer esse nosso reconhecimento. Isso também é o “Nós Servimos”.

Como vocês puderam observar, o vídeo apresentou os trabalhos que os Clubes vêm realizando durante a presente pandemia. Temos que valorizar nossos Clubes, pois eles demonstram a força do Distrito. O Governador é um mero coadjuvante nisso tudo!

E assim será, demonstrando que o Distrito tem lideranças dentro dos seus Clubes.

Tem que ser assim em todos os setores da nossa vida. Valorizarmos sempre o trabalho das pessoas que estão ao nosso lado.

Finalizando, e para relembrar, as imagens do vídeo apresentado poderão ser revistas acionando o site oficial do Distrito.

Um grande abraço a todos.

        

DG MJF Antonio Paulo Caliento, Governador do Distrito LC-6

 

EDITORIAL:

 

Estamos nos preparando para o funeral do protocolo leonístico?   Pode parecer um questionamento sem nexo, mas tem tudo a ver com o que passo a relatar.

A literatura ensina que o protocolo é irmão da etiqueta e da boa educação, filho do bom-senso e das boas maneiras. Na teoria isso é lindo, muito lindo! Só que, na prática, alguns membros da família leonística estão tratando esses nossos “parentes” de forma deselegante e, em alguns casos, até mesmo vexatoriamente. E a constatação desse fato depõe contra a excelência que deve envolver e nortear nossas atividades.

Alguns atos que tenho observado, nos últimos tempos, chega às raias do absurdo. Principalmente levando-se em conta que agressões inadmissíveis contra o protocolo leonístico têm sido praticadas por Leões que estão há longos anos no movimento. E estes, pelo menos, têm por obrigação conhecer um mínimo que seja das regras que devem conduzir nossas solenidades. Ou, se não conhecem, devem perguntar e pesquisar. Isso não é desdouro para quem quer que seja, já que ninguém nasce sabendo.

Que absurdos são estes? Exemplificando, e para não saturar a paciência de ninguém, vou comentar três situações que já constatei e presenciei:

Primeira: por mais que o assunto tenha sido discutido e martelado, ainda são cometidos erros lamentáveis quando ao posicionamento das bandeiras nas respectivas bases ou suportes. Presume-se que cada Clube deve ter, sem seus arquivos, dezenas de instruções e orientações sobre a ordem de colocação das bandeiras,basta apenas consultar. Participei de uma importante solenidade distrital. As bandeiras colocadas nos mastros para hasteamento não obedeciam a ordem protocolar. E, pasmem, nesta solenidade convidaram um graduado dirigente leonístico – que por sinal foi o orador oficial do evento – para hastear uma bandeira que estava no lugar errado. Prefiro acreditar que o rubor que se apossou do seu rosto foi originado pelo sol que no momento brilhava sobre o local...

Segunda: Formação de mesa dirigente tem sido outro ponto de desacato ao protocolo leonístico. Especialmente em solenidades de Clubes. O puxa-saquismo natural para com as pessoas da comunidade, que evidentemente merecem as honrarias, só que nos lugares que lhes competem, foi por mim observado em inúmeras oportunidades. Ora são vereadores ou representantes do prefeito que são declinados em detrimento a Ex-Governadores presentes; outras vezes presidentes de Rotarys ou veneráveis de Lojas Maçônicas são convidados antes de dirigentes leonísticos graduados,até mesmo prefeitos são chamados antes do Ex-Governador Imediato ou Vice-Governadores do Distrito presentes. E assim a barca vai, cada vez mais desgovernada, simplesmente por falta de quem a conduza com zelo e competência.

Terceira: e o Mestre de Cerimônia? Em alguns casos sua atuação chega a ser lamentável! Menos por culpa dos Companheiros ou Companheiras Leão convocados ou convocadas para as funções, sem conhece-las, mas por culpa exclusiva dos Presidentes e Diretores Sociais, aos quais cabe a definição do protocolo e a orientação de todos que estejam envolvidos na programação. Existe aquele Mestre de Cerimônia que pega o microfone no início da festiva e larga somente no fim, cometendo, inclusive, o sacrilégio de conceder ou anunciar a palavra de dirigentes, quando isso é prerrogativa exclusiva do Presidente. Tem outro que gosta de imitar o apresentador de telejornal, comentando toda notícia que divulga. Há também aquele que gosta de fazer introduções sobre as qualidades pessoais de Companheiros, quando não das suas próprias, relatando que fez isso ou aquilo. E. se não bastasse, antes de devolver o colar faz uma longa peroração, cheia de citações e salamaleques, para agradecer penhoradamente o privilégio de ter sido designado para as funções. Sinceramente, não há... tempo que não estoure. O Mestre de Cerimônia é peça importante numa assembleia, pois a ele cabe uma parte na direção dos trabalhos. Mas ele deve conhecer as regras e saber aplica-las, pois é somente executor de um ritual. Nada mais que isso!

Como disse, esses são apenas três exemplos, pois se fosse relatar dezenas e dezenas de outras falhas que tenho observado provavelmente este editorial iria longe demais

Existem culpados pela degringolada que está havendo no desprezo e desrespeito ao protocolo leonístico? Claro que sim!   Somos todos culpados!   Eu, você, Presidentes de Clubes, Presidentes de Região e Divisão, Assessores e Assistentes Distritais, Ex-Governadores e o próprio Governador do Distrito. Cada um deve atuar no limite da respectiva competência para tentar salvar um dos mais lindos procedimentos leonístico que é o seu protocolo.

Senão? Bem, senão vamos nos preparar para o funeral do protocolo leonístico. Mas, por gentileza, que nas exéquias, como despedida final, sejam utilizadas flores roxas e amarelas para simbolizar as cores oficiais do Lions, cuja observância será, de certa forma, um meio de nos lembrarmos do protocolo leonístico.

 

            PDG MJF Antonio Domingos Andriani, Coordenador Geral do Distrito LC-6

 

DIA MUNDIAL DO SERVIÇO LEONISTICO:

 

Vivemos em um mundo em que o progresso tecnológico é impressionante. Continentes e oceanos podem ser percorridos em minutos. Em segundos podemos entrar em contato com uma pessoa em qualquer parte do mundo. A lua já foi visitada por humanos.

Entretanto, em todas as partes do planeta milhões de pessoas sofrem os males da pobreza, do desamparo e da fome. Outros milhões vivem em desespero diante da falta de compreensão, compaixão, carinho e proteção.

Foi com esse escopo serviço aos necessitados do mundo que nossa Associação Internacional de Lions Clubes criou o “Dia Mundial do Serviço Leonístico”, com o objetivo de levar a todos os necessitados e abandonados e assistência e o socorro que necessitam para viver com dignidade.

Assim, todos os anos, o dia 08 de outubro brilha como um farol luminoso de esperança humanitária para as pessoas necessitadas.

É nesse dia que Companheiros Leão, Companheiras Leão, Domadoras, Leos e Juventude Leonística de todo mundo se unem em serviço, trabalhando com uma força única para confortar e prestar assistência tanto aos cidadãos de nossas comunidades como aos habitantes menos afortunados em todo mundo.

O “Dia Mundial do Serviço Leonístico” é um dia no qual toda nossa família humanitária se compromete com o serviço ao próximo. É um dia no qual compactuamos com o “Nós Servimos”.

O dia 08 de outubro tem mais do que um propósito. Na verdade, neste dia grandes atos de serviço são inspirados por Leões dedicados.

Este singular dia de serviços também oferece oportunidade para renovação espiritual para homens e mulheres que decidem servir ao próximo através dos Lions Clubes.

Neste dia, as mãos e o coração de cada Leão unem-se em serviço com homens e mulheres de diferentes culturas e nacionalidades,pessoas que falam idiomas diferentes e agem de modo diferente.

O leonísmo é um idioma falado por todos que possuem espírito humanitário. É a voz que sobressai para ser ouvida além dos clamores de dor e pobreza das necessidades mundiais.

 

REPETIR OU NÃO REPETIR, EIS A QUESTÃO:

 

Tornou-se protocolar, no final de uma assembleia leonística, o dirigente da solenidade solicitar que algum Companheiro Leão ou Companheira Leão faça a leitura da “Oração pelo Brasil” ou da “Oração Final”. Ambas têm texto altamente significativo e exalta os ideais do nosso serviço desinteressado. Existe, porém, um fato que vem deslustrando o protocolo leonístico. A “Oração pelo Brasil” deve ser repetida pelos presentes. A “Oração Final” não deve ser repetida pelos presentes. Dessa forma, quando alguém for convidado para proferir a “Oração pelo Brasil”, deve se dirigir aos presentes e dizer: “por favor, repitam comigo”, e ler a mensagem pausadamente para que todos possam acompanhar seus enunciados.   Infelizmente ainda existem muitos membros da nossa família leonística (inclusive altos dirigentes) que, convidados para ler a “Oração Final”, pedem para que os presentes repitam seus enunciados. Vamos corrigir enquanto é tempo!

 

O EMBLEMA DO LIONS:

Quando nós tomamos posse como associados do Lions recebemos, normalmente, orientação para usar o distintivo com orgulho, mostrando a todos que pertencemos a uma Associação que presta serviços desinteressados à comunidade.

Segundo o “Dicionário Enciclopédico Leonístico”, de autoria do saudoso PID Áureo Rodrigues, o “PIN” é uma expressão inglesa traduzida por emblema, broche ou distintivo, usado nas lapelas ou nas golas de camisas e blusas, a fim de que o possuidor seja identificado como associado de um Lions Clube.

Esse emblema, hoje, é o símbolo de serviço mais largamente usado em todo mundo. Ele aparece ostentado por homens e mulheres que se uniram com a finalidade de prestar serviço desinteressado àqueles que necessitam.

Milhares de pessoas desprivilegiadas, em desabrigo ou sofrimento, estão agora gratas pela luz de esperança que este emblema trouxe para suas vidas.

Quem usa o emblema do Lions? Homens e mulheres de inúmeras nacionalidades, raças, crenças religiosas e políticas, pois o emblema é um símbolo de compreensão e cooperação entre as pessoas de boa vontade.

Os Companheiros Leão, Companheiras Leão e Domadoras orgulham-se de usar o seu emblema e pertencer ao Lions. Eles são parte de uma cadeia humana de serviço que se estende por todo o globo, ignorando limites e fronteiras.

O distintivo com o emblema do Lions tem um importante significado. Ele identifica o CL, a CaL ou a DM que o usa como um digno associado de uma organização mundial unida a serviço da humanidade. Significa que você está contribuindo com algo para a vida, ao invés de estar apenas tirando proveito dela.

Use sempre o emblema do Lions com orgulho!

A propósito, na próxima assembleia do seu Clube, se notar que algum Companheiro Leão não está ostentando o emblema do Lions, não se acanhe em perguntar: “Companheiro, onde está o seu Pin?

 

OUTUBRO ROSA:

 

Você sabe o que é “Outubro Rosa”?

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama:

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos. É um tumor maligno que afeta o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia:

De acordo com o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significativamente as chances de cura, pois 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Conforme dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ser realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Sinais e sintomas do câncer de mama:

- Caroço (nódulo), geralmente indolor.

- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja.

- Surgimento de alterações no bico do peito (mamilo), ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

-Mamas vermelhas e quentes.

- Mudança no formato ou tamanho.

- Mamilo retraído.

- Veias crescentes.

Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pelas próprias mulheres através do toque.

O homem também pode ter câncer de mama. Porém, o percentual é significativamente menor quando comparado às mulheres: apenas 1% do total de casos.

Breve história:

O movimento “Outubro Rosa” teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela Cura”, que aconteceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, destinado a arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição “Susan G. Komen Breast Cancer Foundation”.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas semelhantes se tornaram cada vez mais frequentes. diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Os Lions Clubes, pela sua própria natureza de entidade voltada às causas humanitárias, podem se envolver na divulgação do “Outubro Rosa”.

 

INVESTIR NA FELICIDADE:

 

Qualquer que seja a trajetória da nossa vida, e para obter aquilo que procuramos, é preciso haver um mínimo sentido de liderança, pois sem isso ninguém conseguirá essa coisa tão procurada e ambicionada chamada êxito.

E êxito somente conseguimos se lutarmos com fé, dedicação, amor, zelo abnegação e muito desprendimento.

A nossa Associação Internacional de Lions Clubes encerra em seu bojo a magnitude que toda nossa imaginação possa alcançar. Parem e pensem! Aqui encontramos uma filosofia de trabalho, comportamento, perseverança, sentimento, consideração, relacionamento, eficiência, reciprocidade, amizade, bem-estar, busca e compreensão.

Podemos passar horas adjetivando o sentido da palavra que encerra nossa Associação, para nos expressarmos e resumi-la numa só palavra: AMOR.

Temos nossa ética e nossos propósitos. Se parássemos um pouco e refletíssemos sobre o que significa nossa Associação, encontraríamos toda uma regra de conduta, de bem viver e de bem pensar.

Nossa entidade pertence a todos nós. Ela não é privilégio de intelectuais, professores, técnicos, políticos, religiosos e muito menos apenas daqueles que dispõem de tempo. Com apenas duas palavras nós formulamos o ingrediente necessário para tornar nossa Associação um sucesso: BOA VONTADE.

Sabemos perfeitamente que o sucesso da nossa Associação depende fundamentalmente dos seus associados. O segredo está em descobrir a fonte preciosa das ideias de êxito, para que fecunde e desabroche o potencial humano que existe em cada um de nós.

As coisas mais importantes da vida não encontramos na opulência do poder, nem tampouco na riqueza. Nós vamos encontra-la na simplicidade da natureza. Aí sim, descobre-se a importância que nos motiva a conseguirmos aquilo que desejamos, atingindo a verdadeira finalidade da vida.

A Associação nos dá a chance de desenvolver as possibilidades ilimitadas que existe em cada um de nós, para emergirmos, elevando o sentido maior dos nossos objetivos e dando o melhor de nós pela união e amizade que deve prevalecer.

Precisamos nos agregar em torno da nossa Associação, participando de todas as suas propostas e ações. O importante é agir. Da ideia à ação, sem temer o erro. Nós somos os semeadores e as sementes: colhemos aquilo que plantamos.

Nunca devemos deixar de agir por medo de errar. Todo mundo erra, e somente não erra quem nada faz ou quem nada diz. O importante é saber usar o bom-senso para tirar proveito dos erros.

Não é o tempo que faz alguém ser maior ou saber mais do que os outros, mas, sim, a atenção nas experiências acumuladas.

A ideia da criação da Associação não foi fazer uma sociedade para nos sentirmos importante com a força do seu sentido, mas unicamente fazer desse movimento uma força de prestígio calcada no seu patrimônio humano.

É a parcela do trabalho de todos nós (às vezes anônima), a nossa inteligência, a nossa disposição, a nossa responsabilidade, o nosso conceito e uma série de outros atributos que, somados, fazem o prestígio da nossa Associação.

Alguém já afirmou que “amar é investir nossa felicidade na felicidade do outro”. É um investimento que não custa nada! Vamos investir?

 

NINGUÉM NA FRENTE DA BANDEIRA DO BRASIL:

 

Hoje em dia, nos eventos leonísticos distritais, talvez por motivos logísticos, quase já não há mais a solenidade de hasteamento das bandeiras. O que se tem feito, atualmente, é a realização da solenidade de homenagem às bandeiras no próprio recinto das plenárias. O suporte com as bandeiras é colocado em posição estratégica e os dirigentes leonísticos convidados se postam à frente dos diversos pavilhões. Durante a solenidade, e normalmente após a execução do Hino Nacional, alguém é destacado para fazer a saudação ao Pavilhão Nacional. É nesse momento que ocorre uma aberração ao protocolo leonístico. Enquanto a saudação é feita, os dirigentes convidados continuam postados à frente das bandeiras, ocultando-as parcialmente ou quase por completo. Quando é feita a saudação à Bandeira do Brasil, ninguém pode ficar colocado à sua frente. Ela deve ficar livre e solta para que possa ser saudada condignamente. Nesse caso, e antecipadamente, o condutor da solenidade deve solicitar aos dirigentes que participaram do ato para que, antes de ser iniciada a saudação à Bandeira do Brasil, eles se desloquem do lugar em que estão e se coloquem ao lado do suporte onde estão as bandeiras, deixando principalmente a do Brasil completamente visível para todos os presentes. Vamos corrigir enquanto é tempo!

 

E OS NÚMEROS CONTINUAM CAINDO VERTIGINOSAMENTE:

Antes eram 6.

Depois passaram para 9.

Mais tarde foram registrados 11.

Não muito tempo depois eram 15.

Mais algum tempo e já eram 19,

Em janeiro de 2019 o número passou para 26.

Um mês depois, em fevereiro, já eram 28.

E agora, no último levantamento feito, em agosto de 2020, já são 33 Clubes do nosso Distrito LC-6 com menos de 20 (vinte) associados, que corresponde a 50% das nossas atuais 66 unidades.

Lions Internacional recomenda que os Clubes deverão se empenhar para manter 20 associados, que é o número mínimo exigido para recebimento da Carta Constitutiva.

Não é da alçada desta Coordenadoria, mas julgo de utilidade fazer um alerta: alguém precisa tomar alguma providência, por mais drástica que seja. Senão...

Com a palavra os estimados Companheiros Leão e dulcíssimas Companheiras Leão Presidentes dos 33 Clubes que estão com o déficit registrado!

 

COMO ORGANIZAR UMA REUNIÃO OU SEMINÁRIO:

 

Quando você for convidado para organizar uma reunião ou seminário, ou mesmo participar da atividade em conjunto com outros Companheiros e Companheiras, poderá se valer do conteúdo educativo abaixo para preparar ou divulgar o evento.

Na coluna da esquerda estão os 13 tópicos possíveis para se preparar e divulgar uma reunião ou seminário. Estão fora de ordem. Coloque nos parênteses a numeração sequencial (de 01 a 13) que você acha correta e correspondente a cada tópico. Por exemplo: se achar que “promover as inscrições” é o primeiro passo para organizar a reunião, coloque o n.º 01 no parêntese correspondente. Na coluna da direita está sequência que você deverá utilizar para registrar sua opinião.

(     )  Marcar data, local e hora.         (01) ________________________
(     )  Selecionar temas. (02) ________________________
(     )  Avaliar o seminário. (03) ________________________
(     )  Escolher os expositores. (04) ________________________
(     )  Preparar o regulamento do evento.    (05) ________________________
(     )  Conclusões. (06) ________________________
(     )  Promover as inscrições. (07) ________________________
(     )  Selecionar o pessoal de apoio. (08) ________________________
(     )  Divulgar resultados. (09) ________________________
(     )  Divulgar o seminário. (10) ________________________
(     )  Debates. (11) ________________________
(     )  Levantar necessidades.             (12) ________________________
(     )  Apresentação dos temas. (13) ________________________

 

Estou divulgando este conteúdo com o único objetivo de avivar a atenção dos interessados para as atividades leonísticas.   Depois de registrar sua opinião, você poderá confrontá-la com o resultado que estamos divulgando no final desta carta mensal.

 

BOLETIM VIRTUAL X BOLETIM IMPRESSO

 

O título que encima deste capítulo, e o artigo que a seguir transcrevemos, é de autoria do PMJF Antonio Douglas Zapolla, Assessor Distrital de Instruções Leonísticas, Revistas BIG e Lion Sudeste, pertencente ao quadro associativo do Lions Clube Brodowski:

“A globalização, a internet, as facilidades dos boletins virtuais vêm dominando a imprensa do leonismo e temos poucos boletins impressos que são distribuídos nas comunidades. As facilidades da tecnologia em contraposição ao custo financeiro da impressão e despesas de correio, colaboram para esse cenário.

Acreditamos nesse novo modo de comunicação que democratiza rapidamente as informações, atingindo praticamente o mundo todo em poucos segundos. Mas será que atinge a sua verdadeira finalidade? A valorização do Lions Clube, do movimento leonístico em nossa comunidade está sendo conseguido com boletim on-line?   Não será esse um meio de pessoas que já são do Lions, Companheiros e Companheiras que tenham internet e que as usam com frequência?

Temos que pensar na nossa necessidade de aparecer perante as autoridades locais, o comércio e a indústria, os profissionais liberais, que de certa forma são o alvo principal para a divulgação leonistica, para que a comunidade local acompanhe, valorize, colabore e entenda o que o Lions Clube faz. É preciso divulgar o quanto o Lions é importante em uma comunidade. Assim, através do conhecimento dessas atividades, podemos conseguir novos associados que venham garantir a continuidade do movimento leonístico.

Afinal de contas, o boletim impresso pode ser lido em um escritório, consultório, num gabinete, numa loja, em um dos momentos para uma leitura “de espera”, de informação rápida e eficaz. E também acreditamos que muitos que recebem uma edição virtual, excluindo aqueles diretamente interessados, seja do clube, editor e de clubes e dirigentes, certamente não os lêem em sua totalidade, se apegando apenas às manchetes.

Por isso, a importância da nossa imprensa leonística continuar a editar os seus boletins, por mais simples que sejam, e que sejam divulgados e distribuídos nas comunidades.

Sabemos também que os Clubes não dispõem sempre de recursos financeiros para imprimir seus boletins e especialmente enviá-los pelo correio, já que a franquia é onerosa. Se enviarmos muitos, certamente o correio ficará mais caro que a gráfica. Por isso os on-line devem continuar sendo elaborados, e se o Clube tem um Companheiro com conhecimento, seja de word, pdf ou corel draw, estes boletins não irão ter custo algum.

Inclusive em nossas comunidades, sendo enviados em nossos grupos de whatsaap e para todos os nossos contatos.

Por isso, temos que nos adequar a esta realidade, acreditando que ambos irão atingir sua finalidade.

A internet já é uma realidade e facilita sobremaneira esta comunicação e envio virtual dos nossos boletins.

Parabenizo todos os Editores de boletim e os convido a continuar o trabalho para não deixar nossos boletins morrerem.

Vida longa à imprensa leonística. Impressa ou virtual.” (sic)

 

A IMPORTÂNCIA DO LIONS QUEST:

 

O título que encima este capítulo, e a mensagem abaixo transcrita, é de autoria do MJF Marcos Giovani Lagassi, Assessor Distrital de Lions Quest, pertencente ao Lions Clube Guaíra:

“O que é Lions Quest?

Lions Quest é um programa de habilidades para a vida, desenvolvendo habilidades nas crianças e jovens para que ao longo da sua vida psicossocial tenham a oportunidade de se tornarem cidadãos que possam proporcionar bons exemplos à sociedade. O programa traz também uma série de ações para prevenção sobre o uso de drogas. Este programa de LCIF está implementado em mais de 50 países ao redor do mundo. Os programas de Lions Quest orientam os jovens para as habilidades necessárias ao sucesso de suas vidas. Essas habilidades são:

    • Aprender a assumir responsabilidades.
    • Comunicar-se eficazmente. 
    • Estabelecer metas. 
    • Tomar decisões responsáveis. 
    • Resistir à pressão para o uso de drogas e álcool. 
    • Oferecer recursos de alta qualidade para as salas de aulas, possibilitando aos professores ter em mãos material didático de acordo com a faixa etária dos alunos. 
    • Oferecer oportunidades aos estudantes para que aprendam habilidades para a vida, travando amizades positivas. 
    • Envolver a família e a comunidade no desenvolvimento de jovens saudáveis. 

Nosso Distrito LC-6 sempre esteve atento a essa necessidade de desenvolvimento das crianças e jovens, e, por isso, não mede esforços para implementação do programa junto aos Clubes.   Só que se faz necessário o envolvimento e o comprometimento de cada Clube para assumir a implementação do programa.

Hoje, em decorrência do cenário da pandemia, o programa Lions Quest também sofreu consequências para sua realização. Precisamos, ao longo desse cenário, desenvolver meios para que possamos dar sequência ao programa. Sabemos que nosso Distrito é repleto de CCLL, CCaLL e DDMM que tem envolvimento com a educação. Caso tenham alguma sugestão de como poderemos contornar essa situação de forma eficaz, saibam que suas sugestões serão sempre muito bem-vindas.

Programa Lions Quest: melhor construir crianças do que reparar adultos! (sic)

 

NOVO COORDENADOR DO GST DO DISTRITO LC-6:

 

O DG MJF Antonio Paulo Caliento, face ao inesperado e sentido falecimento do MJF Valdir Edgard Homem, precisou alterar a composição da sua equipe e nomear um novo titular para o cargo de Coordenador Distrital da Equipe de Serviço Global (GST) do Distrito LC-6.

Depois das consultas julgadas indispensáveis, e considerando a necessidade de se nomear para o cargo um Companheiro Leão de real capacidade e com condições de dar continuidade ao trabalho que deve ser desenvolvido na importante função, o Governador nomeou para o cargo o PMJF Carlos Roberto Ramos Rodrigues, do Lions Clube Mirassol, que responderá pelo mesmo cumulativamente com suas funções de Assessor Distrital da Mútua Leonística.

Através da resolução n.º 21-2020/2021, editada em 28 de setembro de 2020, o DG Caliento sacramentou a nomeação e desejou sucesso ao ilustre Companheiro Leão no desempenho das funções.

 

CALENDÁRIO LEONÍSTICO DE OUTUBRO:

 

Mês do aumento de associados

Mês da Cooperação e Compreensão Internacional

08 - Dia Mundial do Serviço Leonístico

10 – 1.ª Convenção Internacional – Dallas – Texas – USA (10/10/1917)

           

           

CALENDÁRIO CÍVICO DE OUTUBRO:

 

04 – 1.º domingo – Dia do Município

04 - Dia dos Animais

12 - Dia da Criança

12 - Descobrimento da América

15 - Dia do Professor e da Professora

24 - Dia das Nações Unidas

 

DIA DO MUNICÍPIO – 1.º DOMINGO DE OUTUBRO:

 

Tudo é constituído por unidades. Os indivíduos constituem a família. As famílias constituem os bairros. Os bairros, os municípios. E estes, os Estados. E os Estados formam o país.

O município representa uma célula importante na estrutura nacional, pois tem a organização político-administrativa, características próprias, produções e assim vai. Dentro dos Estados, um dos municípios representa a capital, onde está sediado o governo estadual.

As origens dos municípios são muitos diversificadas. Os mais antigos começaram a se formar a partir de núcleos estabelecidos por colonizadores e bandeirantes. Outros, mais modernos, tiveram origens em fazendas ou foram instituídos por planejamento, como é o caso de Belo Horizonte/MG. Alguns desses municípios, por diversas razões, progrediram bastante, enquanto outros não tiveram a mesma sorte.

De modo geral, os municípios têm suas qualificações: econômica, industrial ou agrícola, registrando-se, também, os históricos, como Ouro Preto, a antiga Vila Rica, no
Estado de Minas Gerais. Ouro Preto é uma importante amostra do Brasil antigo, com suas igrejas, ruas íngremes e estreitas e as celebres esculturas do Aleijadinho. Foi ali que se desenvolveu o drama da Inconfidência, da qual Tiradentes viria ser o símbolo imortal.

Todos os habitantes devem se interessar pelo seu município e por tudo que ali acontece. O interesse pelo progresso do seu próprio município irá, de forma decisiva, refletir no progresso do país;

 

04 DE OUTUBRO – DIA DOS ANIMAIS:

 

Qual será o resultado da dívida que a humanidade tem para com os animais? Um cálculo dessa dívida, naturalmente, seria impossível, pois não há momento em que ela não se multiplique, em todo mundo, mais rápida do que os nossos processos de cálculo.

Os animais estiveram lado a lado com o homem através da caminhada que ele empreendeu em sua evolução. Foram os animais que, com o seu trabalho, com sua carne, com seu valioso couro, com seus ossos, permitissem ao homem que sobrevivesse pelos milênios e construísse as diversas civilizações, que foram como que degraus por ele caminhou até a época atual.

Desde que o homem descobriu que podia fazer amizade com certos animais, ele entrou em outra fase da sua história, pois passou de ser errante que era, sempre atrás de caça mais fácil, a criador fixo da sua região. Contribuindo para a formação de núcleos populacionais,

De um modo ou de outro todos os animais são úteis ao homem. Os domésticos, de forma direta,os selvagens, indiretamente, pois propiciam o equilíbrio ecológico, imprescindível à nossa existência.

Devemos, portanto, conscientemente, proteger os animais, dando-lhes condições para que se reproduzam. Não devemos maltratá-los, pois eles também sofrem e têm medo. E também não devemos matá-los se não houver necessidade. Para isso, somos providos de inteligência e de sentimentos.

 

12 DE OUTUBRO – DIA DA CRIANÇA:

 

A “Semana da Criança” começa no dia 05 de outubro e termina no dia 12, “Dia da Criança”. Na semana, são executados diversos programas com o objetivo de se propiciar às crianças os melhores momentos recreativos e culturais. Há concursos de redação e de desenhos, muito importantes para despertar as vocações infantis. A infância pode ser considerada como base onde se desenvolverão a adolescência e a maturidade.

Os adultos devem se esforçar para que as crianças cresçam no melhor ambiente possível, tanto em casa como na escola. Hoje, as escolas orientam os princípios de comportamento em família, na sociedade e seus deveres para com a Pátria. Os país devem colaborar com os professores no sentido de que casa e escola se integrem na importante missão de preparar as nossas crianças para que ocupem lugar construtivo na família, na sociedade e na Pátria.

Agindo nesse sentido, teremos no futuro um povo constituído apenas de indivíduos conscientes, que jamais oporão a violência, a vingança, a incompreensão aos princípios de amor ao semelhante, com o consequente respeito à Justiça.

Portanto, a criança é merecedora de todo cuidado por parte dos adultos. Estes devem se conscientizar da responsabilidade que tem para com o mundo infantil, que inapelavelmente será o mundo de amanhã.

 

12 DE OUTUBRO – DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA:

 

Vamos recordar os bancos escolares, onde demos os primeiros passos para nos trazer ao que somos no dia de hoje? Dia 12 de outubro de 1492! Dia em que, segundo diz a literatura, a América foi descoberta por Cristovão Colombo!

O primeiro ponto avistado do novo continente foi a ilha de Guanaani. Porém, Colombo estava certo de que a ilha descoberta pertencesse às Índias, para as quais procurava encontrar um caminho mais curto pelo Ocidente. Tomou posse da ilha, a que denominou São Salvador, em nome dos reis da Espanha, Fernando e Isabel.

Foram muitas as lutas de Colombo para conseguir meios que lhe permitissem a viagem, pois os nobres não acreditavam na possibilidade de um novo caminho para a Ásia Oriental, bem como na descoberta de novas terras, de acordo com as constantes afirmações de Colombo. Os únicos interessados foram os reis Fernando e Isabel. Forneceram três navios ao futuro descobridor da América: “Santa Maria”, “Pinta” e “Nina”. Estas embarcações suficientemente equipadas para a missão.

A 03 de agosto de 1492, o navegador iniciou a viagem partindo de Palos. Fundeou nas Ilhas Canárias para abastecer-se de água fresca. Depois, navegou para o oeste e mais tarde para o sudoeste, penetrando em mares desconhecidos.

Às duas horas da manhã de 12 de outubro, o marinheiro Rodrigo de Triana anunciava terra à vista. Era a ilha de Guanaani.

Colombo nasceu em Gênova,, Itália, em 1451. Morreu em Valadolid, Espanha, em 1506. Após a descoberta, realizou ainda três viagens à nova região.

 

15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA:

 

Repartir o que temos seria a forma mais avançada de fraternidade.

O professor e a professora são exemplos de altruísmo intelectual. Sua finalidade é absorver conhecimentos e reparti-los com os discípulos. Ensinar é uma tarefa que exige altruísmo e responsabilidade, e, em consequência, o(a) professor(a) tem um trabalho constante para atualizar-se e preparar suas aulas.

Em tempo que não vai muito longe, quando a criança inicia seus estudos é num ambiente de compreensão e carinho. Sentindo-se como se estivesse em casa. O ensino nos primeiros anos geralmente é ministrado por professora. Ela precisa ter muita capacidade, muito amor, para tratar todas as crianças como se fossem seus filhos. Isso é muito importante, pois os primeiros anos de estudo vão constituir para as crianças a base para os estudos posteriores. Portanto, ensinar é uma tarefa quase que sagrada.

O progresso de um país depende da cultura do povo. Ao professor e à professora não cabe apenas dar instrução, mas sim preparar o aluno para absorver cultura. Por tudo isso, os discípulos devem sempre agradecer aos mestres,colaborar com eles em seu trabalho inigualável, compreender a importância do significado que ele representa.

No “Dia do Professor e da Professora” os alunos têm por dever dedicar-se a um pouco de reflexão para saber se estão correspondendo ao sacrifício dos mestres,se estão entendendo o significado da sua missão.

Quando terminei este breve comentário, acordei e vi que estava em pleno ano de 2020. E aquele meu rascunho era dos anos de 1950 do século passado, quando eu frequentava os bancos escolares. Hoje, lamentavelmente, como nossos mestres são desvalorizados e desprotegidos em todos os sentidos!

 

24 DE OUTUBRO – DIA DAS NAÇÕES UNIDAS:

 

Após a segunda grande guerra, o mundo precisava compreender que havia necessidade da criação de um órgão internacional com capacidade para resolver os grandes problemas mundiais, evitando, assim, a disputa bélica.

E assim foi criada a ONU-Organização das Nações Unidas. A atual sede do organismo está localizada em um terreno com cerca de 70.000 m2, localizado ao longo do East River, ilha de Manhattan, nos Estados Unidos. Graças a um empréstimo de 65 milhões de dólares feito pelos americanos, a construção da sede da entidade foi iniciada em 1948. O terreno onde está localizada a sede da ONU é considerado território internacional

A ONU possui diversos órgãos que são encarregados de manter a ordem e o progresso mundiais. As sedes desses órgãos estão situados em várias partes do globo, como Londres, Genebra e Viena.

Com a criação da ONU o mundo passou a ter uma entidade a quem recorrer para solução dos seus problemas.   Os principais órgãos da ONU são: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Administração Fiduciária, Tribunal Internacional de Justiça, Secretaria Geral, Agência Internacional de Energia Atômica, Associação Internacional de Desenvolvimento, Organização Mundial da Saúde e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A principal finalidade da Organização das Nações Unidas é garantir a segurança e a integridade das nações.

 

QUESTIONAMENTOS DO GOVERNADOR PARA CADA PRESIDENTE DE CLUBE:

 

- Como está seu Clube na parte administrativa? As assembleias, apesar da pandemia da Covid-19, têm sido realizadas? Presenciais ou virtuais?

- Como está a situação financeira do seu Clube?   As taxas e cotas têm sido pagas? Os pagamentos dos associados estão em ordem? Vocês estão com alguma dificuldade ou problema financeiro?   (Não esqueçam de incluir os novos associados na Mutua Leonística, com o pagamento das cotas devidas).

- A Secretaria está relatando as atividades de serviço do Clube para o site MyLion? Tem havido alguma dificuldade para se conectar com Lions Internacional? O Secretário sabe que, se tiver alguma dificuldade com relação a MyLion, pode contatar diretamente com o Assessor Distrital do Concurso de Eficiência? A Secretaria tem ciência que as atividades para MyLion devem ser reportadas no mesmo dia da realização, ou o mais breve possível, para que haja possibilidade de registrar essas atividades por dia da realização e, também, para valorizar as horas de voluntariado comprometidas?

- A Tesouraria está relatando a movimentação de associados (ingresso, desligamento ou transferência) para o site MyLCI? Tem havido alguma dificuldade para conexão com o site?

O Tesoureiro sabe que, se tiver alguma dificuldade com relação com MyLCI, pode contatar diretamente com o Assessor do Banco de Dados e Tecnologia da Informação? E que as informações sobre movimentação de associados devem ser igualmente enviadas para o site oficial do Distrito LC-6, para garantia do perfeito funcionamento da Mútua Leonística?

- Você tomou conhecimento e está ciente das metas da Governadoria para o presente ano leonístico? Verificou que essas metas foram especificadas na ata da 1.ª Reunião do Comitê do Gabinete Distrital? Existe algum planejamento do Clube para cumprimento das metas estabelecidas? Existe preferência pelo menos por algumas delas? Como pretende desenvolver essas metas?

- Como está o planejamento do Clube para admissão de novos associados?

- Você está ciente que faz parte da comissão nomeada pela Governadoria para fundação de pelo menos um Lions Clube na sua Região durante este ano leonístico? Que seu Presidente da Região é o presidente da comissão? E que seu Presidente de Divisão também é membro efetivo da comissão? O seu Presidente de Região já sinalizou com alguma reunião preparatória para tratativa do assunto?

- Você está precisando da ajuda da Governadoria para solução de algum problema? Ou para desenvolvimento de alguma ação ou atividade?

- Você tem recebido a carta mensal que vem sendo editada pela Coordenadoria Geral do Distrito? Ela tem sido útil para o Clube e seus dirigentes? Tem sido divulgada entre seus associados.

 

47.º CONCURSO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES LEONÍSTICAS:

 

Está em pleno andamento o “Concurso Nacional de Publicações Leonísticas”, este ano em sua 47.ª edição.

Hoje, apesar da pandemia que estamos vivenciando, não é difícil para o Clube editar seu boletim informativo, especialmente se for utilizado o recurso do meio virtual, que poderá não ocasionar qualquer ônus para a unidade distrital. Basta apenas boa vontade por parte das Diretorias dos Clubes.

A administração do 47.º Concurso Nacional está a cargo do insigne e nacionalmente conhecido Companheiro Leão Epifânio Menezes de Oliveira, de Fortaleza/CE, editor do boletim “O Dentre do Leão”, vencedor do 46.º Concurso.

PCC PMJF EPIFÂNIO MENEZES DE OLIVEIRA

Rua Santos Dumont, 2386 – Apto. 304-B

CEP 60150-151 – FORTALEZA – CE

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Na próxima carta mensal vamos divulgar uma matéria sobre a importância da participação dos Clubes no concurso.

 

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DO MEIO AMBIENTE:

 

Através da resolução n.º 20-2020/2021, editada em 25 de setembro de 2020, e depois de comentar sobre a importância da arte de fotografar, o DG MJF Antonio Paulo Caliento instituiu o “Concurso de Fotografias do Meio Ambiente” no Distrito LC-6.

Na carta mensal do próximo mês divulgaremos e detalharemos as normas estabelecidas para o concurso.

 

DATAS JÁ RESERVADAS NA AGENDA DO GOVERNADOR, ATÉ HOJE:

 

25/09/2020 (sex) - Reunião do DMLC - Virtual

26/09/2020 (sab) – Reunião do DMLC – Virtual

27/09/2020 (dom) – Reunião do DMLC – Virtual

24/10/2020 (sab) - Lions Clube Matão

29/10/2020 (qui) - Lions Clube de São Sebastião do Paraíso.

20/11/2020 (sex) – Lions Clube de São Joaquim da Barra

21/11/2020 (sab) – Reunião do Conselho de Ex-Governadores do Distrito LC-6

22/11/2020 (dom) – 2.ª Reunião do Comitê do Gabinete Distrital do LC-6

23/11/2020 (seg) - Reservado

28/11/2020 (sab) – Lions Clube Guariba

09/02/2021 (ter) – Lions Clube Brodowski

20/02/2021 (sab) – Reunião do CEG e 3.ª Reunião do Comitê do Gabinete Distrital

21/02/2021 (dom) – 3.ª Reunião do Comitê do Gabinete Distrital do LC-6

23/02/2021 (ter) – Lions Clubes Sertãozinho (2 Clubes)

26/02/2021 (sex) - Lions Clube Miguelópolis

02/03/2021 (ter) – Lions Clube Passos

03/03/2021 (qua) – Reservado

04/03/2021 (qui) – 2.ª RCG do Distrito Múltiplo LC – Ribeirão Preto/SP

05/03/2021 (sex) – 2.ª RCG do Distrito Múltiplo LC – Ribeirão Preto/SP

06/03/2021 (sab) – 2.ª RCG do Distrito Múltiplo LC – Ribeirão Preto/SP

07/03/2021 (dom) – 2.ª RCG do Distrito Múltiplo LC – Ribeirão Pteto/SP

12/03/2021 (sex) – Lions Clubes Ribeirão Preto (4 Clubes)

13/03/2021 (sab) – Reservado

18/03/2021 (qui) – Lions Clube Auriflama

19/03/2021 (sex) – Lions Clube Palmeira D’Oeste

20/03/2021 (sab) – Lions Clubes Guaíra (2 Clubes)

26/03/2021 (sex) – Lions Clube Cravinhos

03/04/2021 (sab) - Lions Clube Orlândia

09/04/2021 (sex) - Lions Clube Jaboticabal

10/04/2021 (sab) - Lions Clube Taquaritinga

14/04/2021 (qua) – Lions Clubes Fernandópolis (2 Clubes)

15/04/2021 (qui) – Lions Clube Nhandeara

20/04/2021 (ter) – Lions Clube Ituverava

22/04/2021 (qui) – Lions Clube Igarapava

23/04/2021 (sex) - Reservado

24/04/2021 (sab) – Reunião do CEG e 22.ª Convenção Distrital do LC-6

25/04/2021 (dom) – 22.ª Convenção Distrital do LC-6

Observação da Coordenadoria Geral: após a Convenção Distrital, fica vedado ao Governador do Distrito participar de visitas oficiais aos Clubes.   

Reiteramos os constantes apelos que temos feito aos prezados Companheiros Leão e dulcíssimas Companheiras Leão Presidentes de Clubes. Apesar da situação que estamos vivenciando com a pandemia da Covid-19, não podemos deixar de procurar manter nossas atividades. E a visita do casal Governador aos Clubes é uma delas! Procurando minimizar a situação, temos encaminhado algumas sugestões aos Clubes: reuniões conjuntas com Clubes de uma mesma cidade; reuniões conjuntas com Clubes de cidades circunvizinhas, por exemplo. Solicitamos que cada Presidente que ainda não o fez, agende a visita em consenso com os associados do seu Clube e, depois, informe duas datas para esta Coordenadoria: uma preferencial e outra alternativa. Confirmaremos a data que for estabelecida. Agradecemos pela cooperação e participação.

 

QUAL O SEU QI EM LEONISMO?

1 - Simbolicamente, os dois Leões em nosso emblema têm a face voltada tanto para o _________________ como para o ___________________.

2 - A Associação Internacional de Lions Clubes possui diversos programas de serviço. Tais programas são organizados em diversas categorias. Cite três delas:

    1. ________________________________________
    2. ________________________________________
    3. ______________________________________________


3 - A sede da Associação está localizada em ______________, Illinois, Estados Unidos, e foi oficialmente instalada em: a) 18/04/1969; b) 25/10/1956; c) 01/06/1971.

4 -Nosso atual Presidente Internacional é _________________________________

5 - A Diretoria Internacional da nossa Associação é composta por: a) 14 Diretores; b) 34 Diretores; c) 27 Diretores;

 

(Respostas no final desta Carta Mensal).

 

ALGUNS “PITACOS” LEONÍSTICOS:

 

  1. As mulheres passaram a ser admitidas como associadas dos Lions Clubes a partir de 1987, por decisão da Diretoria Internacional aprovada durante a 70.ª Convenção Internacional, realizada em Taipei, Taiwan, China.
  2. Lions Quest, o programa educacional de combate às drogas promovido pela Associação Internacional, foi estabelecido a partir de 1985.
  3. O programa Lioness Clubs foi oficialmente organizado pela Associação em 1975.
  4. A Associação Internacional envolveu-se com a ONU-Organização das Nações Unidas em 1945, quando foi convidada e ajudou a estabelecer seções de Organizações Governamentais daquele organismo mundial.

LUTO OFICIAL NO DISTRITO:

Registramos, com profundo pesar, os seguintes falecimentos durante o mês de setembro:

Dia 16 – MJF Bolivar Leal Fonseca, do Lions Clube Igarapava

Dia 18 – MJF José Tarcício “Sadala” Sfair, do Lions Clube Tanabi

Dia 18 - MJF Valdir Edgard Homem, do Lions Clube Jaboticabal.

Dia 21 - MJF Arnaldo dos Santos, do Lions Clube Palmeira D’Oeste.

O DG MJF Antonio Paulo Caliento, em respeito a esses infaustos acontecimentos, editou as resoluções n.ºs 16, 17, 18 e 19-2020/2021, decretando luto oficial de 3 dias em todo território do Distrito LC-6.

 

REPORTE DAS ATIVIDADES DE SERVIÇO DOS CLUBES:

Em que pese as diversas tentativas de esclarecimentos já formalizadas, algumas dúvidas ainda existem em alguns Clubes do Distrito a respeito do encaminhamento de suas atividades, observando a metodologia atual. Vamos procurar esclarecer o assunto de forma definitiva:

Lions Internacional possui 3 (três) sites para receber as informações de atividades de serviço dos Lions Clubes: MYLCI, MyLion e o Distrito LC-6.

 1- As taxas recolhidas e devidas a Lions Internacional, bem como a movimentação de associados (admissões, desligamentos e transferências), devem ser reportadas para MyLCI no mesmo mês da ocorrência. E devem ser informadas ao Distrito, imediatamente após serem registradas, através do site , para controle da Mútua Leonística e a fim de evitar cobranças indevidas.

 2- As atividades de serviço dos Clubes devem ser reportadas para MyLion, preferencialmente no mesmo dia, ou o mais breve possível, para que haja possibilidade de separar as atividades por dia da realização , a fim de valorizar as horas de voluntariado comprometidas. Essas informações para MyLion servem para alimentar o Concurso Distrital de Eficiência. Quanto mais atividades reportadas, horas de voluntariado e doações registradas, melhor para o Clube envolvido.

 3- As informações para MyLion são abertas a todos os Leões e, na realidade, não precisam ser enviadas a quem quer que seja. Para obter detalhes, basta entrar no site de MyLion!   Porém, para que a Governadoria e a Secretaria do Distrito fiquem a par dessas atividades em tempo real, o(a) Secretário(a) do Clube poderá lhes enviar cópia da relação, para conhecimento, no mesmo dia em que elas forem encaminhadas para MyLion. O Assessor Distrital do Concurso de Eficiência acessará o site para ir coletando dados para a pontuação. E, a exemplo do que for feito para a Governadoria, a Secretaria do Clube poderá igualmente mandar cópia para o Assessor no mesmo dia em que o encaminhamento das atividades for reportado para o MyLion.

 4- As informações enviadas para MyLCI igualmente são abertas a todos os Leões e, na realidade, não precisam ser fornecidas ou enviadas a quem quer que seja. Para obter detalhes, basta acessar o site! Porém, para que a Governadoria e a Tesouraria do Distrito fiquem a par dessas informações em tempo real, o(a) Tesoureiro(a) do Clube poderá lhes enviar cópia dos pagamentos ou da movimentação de associados, no mesmo dia do encaminhamento para MyLCI.

 5- O envio de informações para o site do Distrito LC-6 é obrigatório, devendo ser enviadas para o mesmo todas as informações referentes à movimentação de associados (entradas, desligamentos e transferências), para garantia do funcionamento da Mútua Leonística. Cada Clube deve providenciar a verificação das datas de nascimento dos associados, e complementar ou corrigir o que estiver em desacordo, encaminhando tudo para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. endereçado ao Assessor Distrital do Banco de Dados e Tecnologia da Informação.

 6- Quem cuida do site do Distrito LC-6 é o 1VGD MJF Glauber Gomes da Silva, Assessor do Banco de Dados e Tecnologia da Informação, que está à disposição dos Clubes para qualquer informação a respeito do site (e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. – telefone (17) 98142-9961.

 7- Quem cuida do Concurso de Eficiência para Clubes do Distrito LC-6, com base no site MyLion, é o MJF José Antonio de Souza Rossato, Assessor Distrital do Concurso de Eficiência para Clubes, que está à disposição das nossas unidades para qualquer informação da respeito do concurso (e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. – telefones (16) 99709-3719 e 3202-2561).

Com as informações acima, esta Coordenadoria Geral espera ter esclarecido o assunto.

 

CLUBES DO DISTRITO LC-6 FUNDADOS EM OUTUBRO:

 

Dia 04 – Votuporanga-Abílio Calile

Dia 07 – Franca-Imperador

Dia 08 – Barretos

Dia 12 – Ipuã

Dia 15 – São José do Rio Preto-Sul

Dia 16 – Franca-Cidade Nova

Dia 20 – Miguelópolis

Dia 26 – Ribeirão Preto-Ipiranga

 

CUMPRIMENTOS AOS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO:

 

Aos aniversariantes de outubro feliz aniversário! Que Jesus abençoe cada um de vocês e seja Guia de todos. Muita paz, amor, saúde, sucesso e sabedoria para tomarem as decisões certas. Saibam que sua amizade é muito importante para todos nós, e que Deus permita que essa amizade dure por muitos anos.

Um ano inteiro se passa e, quando damos conta, estamos ficando mais velhos. O mais comum e esperado é se comemorar com a família e com os amigos. Se o ano que passou foi bom, comemore todas as conquistas,se não foi muito favorável, comemore pelo próximo ano de vida que está começando.

O aniversário é mais um estágio no desenvolvimento e ocasião propícia para uma introspecção. Precisamos sempre perguntar a nós mesmos qual a distância dos atos que praticamos ou daqueles que ainda podemos praticar e adicionar.

Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé! A todos vocês, aniversariantes de outubro, que relacionamos abaixo, os cumprimentos e o carinho do Governador Caliento e toda sua equipe.

 

NASCIMENTO NOME CLUBE
1/10 BEATRIZ FRUJUELLO CORREA LEITE GUARIBA
1/10 DAIANI REGIS MONTELI DE LOLLO FERNANDOPOLIS CIDADE PROGRESSO
2/10 JORGE LUIZ DONEGA SALOMAO DUMONT
2/10 LEONICE RODRIGUES A. MARCHIORI FERNANDOPOLIS CIDADE PROGRESSO
2/10 MARCIA REGINA FERREIRA CURADO SAO JOSE DO RIO PRETO SUL
2/10 MARCIO LUIZ VESCHI AURIFLAMA
2/10 MAURO LEANDRO PONTES FERNANDOPOLIS
2/10 VANDERLEI BATISTA GIMENES DE MATOS ITUVERAVA
2/10 VERA ALEIXO CEVALLOS DOMINGUES VOTUPORANGA
3/10 AUGUSTO CAMPANERI JALES
3/10 CARLOS ROBERTO DIAS ITUVERAVA
3/10 JACOB MODOLO ZANONI JUNIOR AURIFLAMA
3/10 JACQUELINE LOUISE MADEIRA RABELLO JABOTICABAL
3/10 MARILEI APARECIDA DA SILVA POLONI
3/10 MIGUEL VICTOR MAIA AGUIAR GENEROSO SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO
3/10 NÉRIA RACHEL MAIA AGUIAR GENEROSO SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO
4/10 FATIMA GRANZOTTO JABOTICABAL
4/10 FRANCISCO DE ASSIS LEONE RIBEIRAO PRETO
4/10 FRANCISCO RICARDO MONTES RIBEIRAO PRETO
4/10 GISELLE DE ALMEIDA COSTA GARCIA JABOTICABAL
5/10 JAQUELINE APARECIDA TEIXEIRA FREIRI NHANDEARA ALIANCA
5/10 JUSCELINO RODRIGUES CARDOSO RIBEIRAO PRETO
5/10 MARIA MARLENE LEAL FRANCA DO IMPERADOR
5/10 ROSEANE S BARBOSA ORLANDIA
6/10 JACILMARA M A A FERNANDES CRAVINHOS
6/10 MARIA ESTHER PRESOTTO PEREIRA FRANCA
6/10 SIMONE DOS SANTOS DONADON JABOTICABAL
6/10 VERA LUCIA RODRIGUES ITUVERAVA
7/10 MARIANGELA BATISTUCCI GUIMARAES SAO JOAQUIM DA BARRA
7/10 SILVONI GASQUES CANDIL PALMEIRA D'OESTE
8/10 FÁBIOLA ROSANA BOLONHEZ DE GODOY SAO JOSE DO RIO PRETO SUL
8/10 JOSE ANTONIO DE OLIVEIRA CRAVINHOS
8/10 JOSÉ LUCIO ROMERO VOTUPORANGA
8/10 MARCOS ANTONIO PEREIRA DO AMARAL FRANCA SOBRAL
8/10 POLIANA DE LIMA DANTONIO PINTO GUAIRA AGUAS CORRENTES
9/10 CYONÉIA WILMA M SOARES BARRETOS
9/10 ELIAS PEREIRA DA MOTA VOTUPORANGA BRISAS SUAVES
9/10 ERIKA BISPO VISONA AURIFLAMA
9/10 MARCOS PAULO DA SILVA ARAUJO INDIAPORA
9/10 REGIS MANZINI VOTUPORANGA BRISAS SUAVES
9/10 RICARDO SOARES ANDRADE PASSOS
9/10 VALDIR ZAMONER SERTAOZINHO
10/10 ALVARO ANTONIO PINTO ITUVERAVA
10/10 MARIA SIDNEY PEREIRA PONES VOTUPORANGA
10/10 SUSANA SOARES BELO VOTUPORANGA ABILIO CALILLE
10/10 TABATA MURA GARE BRODOWSKI
10/10 TANIA CRISTINA COSTA MASCIOLI RIBEIRAO PRETO CAMPOS ELISEOS
11/10 SANTA MAXIMO RIVA POTIRENDABA
12/10 DENISE CARVALHO RINALDI FRANCA
12/10 HIROKO SANO ARGENTINA JALES
12/10 JORGE PEGOLO JALES
12/10 JOSÉ CARLOS CEZARIO AURIFLAMA
12/10 MARILENA F RODRIGUES LOPES MATAO
12/10 NILSON PEREIRA MAIA PONTAL
12/10 ROSA MARIA DE BRITO FABRI MAZZA TANABI
13/10 CIBELE FERREIRA DE OLIVEIRA NHANDEARA
13/10 CLOVIS FERNANDES PARRA FRANCA SOBRAL
13/10 IVETE SUELI DE SOUSA ROSA SAO JOSE DO RIO PRETO SUL
13/10 MARIA DE FATIMA SOUZA LEMOS MIRASSOL
13/10 MARIA DO CARMO BELIZARIO RODRIGUES ORLANDIA
13/10 MAURA MAGDA CUCOLICCHIO GUEDES BARRETO TAQUARITINGA
14/10 ERICA BARRENHA CHIQUETTO MOTA VOTUPORANGA BRISAS SUAVES
14/10 JOSE MARIO JORGE BRODOWSKI
14/10 RENATA NAHAS CARDILI RIBEIRAO PRETO
14/10 SHIRLEY DE SOUZA ITUVERAVA
15/10 GILSON MANOEL DO COUTO SAO JOSE DO RIO PRETO SUL
15/10 GLEDSON PEREIRA DE ANDRADE BRODOWSKI
15/10 LAUANE ESTEVES DOS SANTOS AUDICHO GUAIRA AGUAS CORRENTES
15/10 MARIA APARECIDA ORTOLAN BELLINI SERTAOZINHO
15/10 NEUSA LEAL CHAVES MIGUELOPOLIS
15/10 PEDRO SEMPRINI RIBEIRAO PRETO IPIRANGA
16/10 SOLANGE ADRIANA REA JACHETTO JABOTICABAL
16/10 WILSON JOSE DA SILVA ICEM
17/10 ADEMAR QUEIROZ FERNANDOPOLIS CIDADE PROGRESSO
17/10 AÉLITON AUGUSTO GRANZOTO TAQUARITINGA
17/10 ENIO DE SOUZA GUIMARÃES SAO JOSE DO RIO PRETO SUL
17/10 JANAINA LOFEGO AGUIAR AURIFLAMA
17/10 JOÃO GERALDO ESCOBAR BRUSSI CATANDUVA
17/10 MARCOS ANTONIO BENTO DA CRUZ ITUVERAVA
17/10 MARIA LÚCIA SILVA E SILVA PEDREGULHO USINA DE ESTREITO
18/10 JAQUELINE BENTO PEREIRA ITUVERAVA
18/10 LEIDA DA PENHA E G COSTA FRANCA DO IMPERADOR
18/10 MARIA SILVEIRA RIBEIRO BORGES ICEM
18/10 RODRIGO ALAN DE OLIVEIRA SERTAOZINHO CENTENARIO
18/10 ROSEMEIRE CRISTINA ESPINOSA FRANCO CATANDUVA
19/10 ADELINO BELINI JALES
19/10 CHRISTINA SEGANTINI LEMOS MIRASSOL
19/10 FERNANDA BOMBIG BOMFIM SAO JOAQUIM DA BARRA
19/10 JOAO ANISIO FERREIRA JUNIOR VOTUPORANGA BRISAS SUAVES
19/10 JOSE MAURO ANTUNES PIMENTA RIBEIRAO PRETO
19/10 OTTO LUIS DE AZEVEDO BARRETTO MATAO
20/10 ANTONIO C GIROTTO SERTAOZINHO
20/10 DIRCE DA FREIRIA MIGUEL CAJURU
20/10 ELY VITORIANO GOMES FRANCA INOVACAO
20/10 FATIMA TERESINHA E LAZARI MATAO
20/10 IVONI LICIOTI AGOSTINHO BRODOWSKI
20/10 LEILA LORENTI BRANDAO VASCO ORLANDIA
20/10 MARIA TEREZA BETIOL FERNANDOPOLIS
20/10 MARIA THEREZINHA DA CRUZ COLETO OLIMPIA ENERGIA
20/10 SELMA DE ALMEIDA SOUZA BATATAIS
21/10 LAUDIR ANTONIO FOSTER FRANCA DO IMPERADOR
21/10 SILVIA REGINA DA MOTA GONDIN TAQUARITINGA
22/10 ANA PAULA FIRMINO OLIMPIA ENERGIA
22/10 ANTENOR LUIZ BORGES MONTE AZUL PAULISTA
22/10 CINTHIA BRITO MOREIRA PITON OLIMPIA
22/10 DANILO FERNANDO ALIZÃO OLIMPIA ENERGIA
22/10 FABIO SPECHOTTO JABOTICABAL
22/10 HELENA GARCIA L.LOPES GUAIRA
22/10 JOSE FRANCISCO PENARIOL JABOTICABAL
22/10 MIGUEL PEREIRA GOULART PALMEIRA D'OESTE
22/10 MILZA DE SIQUEIRA GRIECO GUARIBA
22/10 PAULO CESAR DA SILVA SAO JOSE DO RIO PRETO
22/10 SILVANA BASAN TOBIAS FRANCA
23/10 FABIOLA CARLA DA ROCHA GOSS AURIFLAMA
23/10 JOANA D'ARC DE LUZ FIGUEIREDO TEIXEIRA MONTE AZUL PAULISTA
23/10 LUIZ ANTONIO CHIQUETTO VOTUPORANGA BRISAS SUAVES
24/10 CARLOS EDUARDO SAMPAIO GUAIRA
24/10 CASSIO CLEY CRISTINO OLIVEIRA ITUVERAVA
24/10 EMARIDES BIZARRO DAMIAO CRAVINHOS
24/10 HELOISA DONIZETTI CATTELAN SANTIAGO JOSE BONIFACIO
24/10 LUIZ BAPTISTA PEREIRA FRANCA
24/10 NEUSA MARIA SIMÕES SPADOTO MONTE AZUL PAULISTA
24/10 PATRICIA VACARI FRACAROLLI DA SILVA ALTINOPOLIS
24/10 RAPHAEL LUIZ CANDIA RIBEIRAO PRETO
24/10 ROSANA M. TREVISANELLI MARTINS MATAO
25/10 ANDRÉA PATRÍCIA AFONSO DA SILVA PONTAL
25/10 CRISTIANE BEATRIZ CHIBINI SALES ITUVERAVA
25/10 ELAINE CRISTINA OLIVEIRA MENDES ORLANDIA
25/10 ELIAS JOSE CAVALLIERI SAO JOAQUIM DA BARRA
25/10 JAQUELINE CANDIDO DA SILVA OUROESTE
25/10 JOSE FERRARI JABOTICABAL
25/10 LUIZ ANTONIO MOREIRA SALATA OLIMPIA ENERGIA
25/10 MARIA DELURDES CATANANTE BIAGI DUMONT
25/10 OSVALDO SILVA ALTINOPOLIS
26/10 JOSE ANTONIO SALTARELI BATATAIS
27/10 IVANA ROSELI MONTEIRO GUERRA TAQUARITINGA
27/10 MARIA CLEIDE BAVIERA FIORE ALTINOPOLIS
27/10 MARIO MOTOI UTSUNOMIYA VOTUPORANGA ABILIO CALILLE
27/10 REGINA CELIA PITON DE CARVALHO OLIMPIA
28/10 ANTONIO CELSO BOMBONATTI SERTAOZINHO
28/10 DULCE MARQUES NOGUEIRA CRAVINHOS
28/10 ELIANA P PIMENTA BAPTISTUCCI SAO JOAQUIM DA BARRA
28/10 LUIZ CARLOS DOMINGUES VOTUPORANGA
28/10 MANOEL DA ROCHA FREITAS SERTAOZINHO
28/10 MARCELO LUIS DE SOUZA RIBEIRAO PRETO CAMPOS ELISEOS
28/10 SYLVIO JORGE MENEZES ITUVERAVA
29/10 ALCINO RUYS PEDREGULHO USINA DE ESTREITO
29/10 ANGELA MARIA ARAUJO ICEM
29/10 GISELE APARECIDA PINHEL GUIMARAES OUROESTE
29/10 JOSE GUEIA MAS NHANDEARA
29/10 RICARDO DOS SANTOS DA SILVA GUAIRA AGUAS CORRENTES
29/10 ROSELENE MARÇAL VIEIRA DO NASCIMENTO NHANDEARA
30/10 CELINA MOSCARDINI BORGES INDIAPORA
30/10 JOAO ANISIO FERREIRA VOTUPORANGA BRISAS SUAVES
30/10 JULIANA MARTINS PERES SILVA GUAIRA AGUAS CORRENTES
30/10 MARCELO RODRIGUES SCOTTE ITUVERAVA
30/10 VIRGINA PITON SIQUEIRA OLIMPIA
31/10 ALMIR SOARES RAMOS BRODOWSKI
31/10 FABIANA APARECIDA FINOTTI PALMA MIRASSOL
31/10 FABIO TREVISOLI JABOTICABAL
31/10 GUSTAVO BRITO MOREIRA OLIMPIA
31/10 LUIZA CANDIDA SOUZA SANTANA INDIAPORA
31/10 MARCIA CRISTINA SULINO BALDAN GUARIBA
31/10 MIRIAN APARECIDA BRAçAL DO SIM SAO JOSE DO RIO PRETO SUL

RESULTADO DO COMO ORGANIZAR UMA REUNIÃO OU SEMINÁRIO:

 

Sequência que deve ser observada:

  1. Selecionar temas.
  2. Preparar regulamento.
  3. Escolher os expositores.
  4. Selecionar pessoal de apoio.
  5. Levantar necessidades.
  6. Marcar data.
  7. Divulgar o seminário.
  8. Promover inscrições.
  9. Apresentação dos temas.
  10. Conclusões.
  11. Avaliar o seminário.
  12. Divulgar os resultados.

           

RESPOSTAS PARA QUAL O SEU QI EM LEONISMO:

  1. Passado – Futuro.

  2. Escolha: combate à fome, visão, câncer pediátrico, meio ambiente, diabetes, logopedia, audição e trabalho com os surdos, serviços comunitários, e outros.

  3. Oak Brook – 01/06/1971.

  4. Jung-Yul Choi.

  5. 34 Diretores.

    Um fraterno abraço leonístico a todos e até o próximo mês, se Deus assim o permitir.

PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

Coordenador Geral do Distrito LC-6

                

Cc:       Ex-Governadores do Distrito LC-6

            1.º e 2.º Vice-Governadores do Distrito LC-6

            Presidentes de Região e Divisão do Distrito LC-6

            Assessores e Assistentes Distritais do LC-6

            Outros CCLL, CCaLL e DDMM interessados

2ª RCG AL 20/21 

Time passed:
6
6
1
1
1
1
4
4
8
8
2
2
1
1

Usuários Online 

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

3851747
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
4042
5298
29263
3713593
123732
135832
3851747

Seu IP: 18.234.255.5
28-11-2020 20:48

Curtir No FaceBook 

Scroll to top