-
Categoria: Assessorias
-
Publicado: 11 Agosto 2016
-
Acessos: 28067
LIONS CLUBE - EDUCAÇÃO EM DIABETES
CLIQUE E VEJA NOVA PALESTRA - 28/09/2018
===================
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES
DISTRITO MÚLTIPLO LC – DISTRITO LC 6
Assessoria Distrital de Serviços de Saúde- Conscientização Acerca da Diabetes
CaL Dalva Maria Pinheiro Folhas Damas - LC de Franca Sobral
CL Antenor Luiz Borges - LC Monte Azul Paulista
METAS DE LIONS INTERNACIONAL/DISTRITO LC 6:
- CONSCIENTIZAÇÃO,
- CAMINHADA,
- FEIRA DE SAÚDE
- PREVENÇÃO ACERCA DO DIABETES.
O Distrito LC 6 com seus Lions Clubes e Leos Clubes estarão unidos nessa grande luta desse mal que assola a humanidade seguindo o lema da nossa presidente Internacional PI CaLMJP Gudrun Bjort Ingvadottir (Nós Servimos - vamos nos concentrar em ir além do horizonte) e da Governadora do Distrito LC 6 CaLMJ Cidinha Pellizzon – “Servir é Viver”.
v A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 422 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes, uma epidemia global crescente que deve afetar mais de 642 milhões de pessoas até 2040. No intuito de ajudar a todas as comunidades abrangentes do Distrito LC 6 seguem dicas e informações para desenvolver um bom trabalho;
INFORMAÇÕES
Dia Mundial do Diabetes- 14 de novembro – dentro do “novembro Azul”
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.
A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.
Os Lions Clubes detectando precocemente o Diabetes que é uma doença silenciosa e que provoca grandes complicações como: cegueira, complicações cardiovasculares (AVC), neuropatias, amputações entre outras, dando uma melhor qualidade de vida e prolongando a existência do paciente diabético.
Dicas para pesquisa e planejamento das ações contra o Diabetes
- Lions e a OMS
- Como divulgar um evento marcha/caminhada – guia de Relações Públicas do Lions e o informativo para imprensa.
- Marchas: Leões pela Conscientização acerca do Diabetes;
- Exames de Glicemia – Diabetes;
- Site de Lions Internacional;
- Leos Clubes explorem os sites de mídia social MyLci;
- O Concurso anual de Vídeo Leo;
- Recursos Educacionais sobre o Diabetes para Clubes Lions;
- Semana Mundial de Serviço para o Diabetes.
O DIABETES exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes:
ü medir a glicemia,
ü tomar medicamentos,
ü exercitar-se regularmente e
ü ajustar os hábitos alimentares.
ü Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.
Sem a educação em diabetes, os pacientes estão menos preparados para tomar decisões baseadas em informação, fazer mudanças de comportamento, lidar com os aspectos psicossociais e, por fim, não estar equipado o suficiente para fazer um bom tratamento. O mau controle resulta em prejuízo para a saúde e em uma grande probabilidade de desenvolver complicações.
O papel dos educadores em diabetes é essencial, juntamente com a equipe multidisciplinar. O educador faz com que a pessoa com diabetes monitore sua saúde com escolhas e ações baseadas em julgamento vindo da informação.
A maioria dos pacientes não tem acesso à educação em diabetes, devido a fatores como custo, distância e falta de serviços apropriados. Algumas nem sabem dos serviços existentes ou não estão convencidas dos benefícios que a educação em diabetes pode trazer. Esses pacientes podem achar, por exemplo, que a interação com o médico fornece toda a educação de que precisam.
A campanha do Dia Mundial do Diabetes vai promover a importância dos programas estruturados de educação em diabetes como a chave para a prevenção e o controle, além de defender mais oportunidades para inserir educação em diabetes junto aos sistemas de cuidados em saúde e às comunidades.
Está faltando educação em diabetes especialmente nos países em desenvolvimento. Mesmo nos países desenvolvidos, muitas pessoas não conseguem ter acesso a ela porque não há educadores e centros especializados, em número suficiente para atender o número crescente de novos casos.
AÇÕES QUE PODEM SER REALIZADAS NO DIA MUNDIAL DO DIABESTES 14 DE NOVEMBRO – OU DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO (NOVEMBRO AZUL)
- Caminhada de Conscientização acerca do Diabetes - busquem parcerias com Hospitais, Secretaria da Saúde, Prefeitura, Escolas, Academias, Farmácias etc.
Essa Caminhada pode ser encerrada com uma Feira de Saúde no local de fácil acesso da comunidade, podendo abranger vários atendimentos com barracas para aferição da glicemia, aferição de pressão, teste de acuidade visual, podologia, prevenção bucal.
Para a realização busquem parcerias para a divulgação antecipada em jornais e meios de comunicação da cidade.
- Promover em Escolas particulares, Estaduais e Municipais, Entidades, Centros Comunitários; encontros e palestra sobre a conscientização prevenção e os cuidados sobre o Diabetes. Apresentação de teatro e avaliação do pé diabético, roda de conversa e orientações
Busquem parcerias com médicos especialistas, Geriatras, Clinico Geral e Nutricionistas para a realização dessas palestras.
- Em escolas infantis na faixa etária de 4 meses a 6 anos é muito importante essa orientação para os pais durante uma reunião de pais, nessa faixa etária é muito importante detectar o diabetes e seria interessante o acompanhamento, se houver, de um pediatra que atenda a escola.
MODELO DE AUTORIZAÇÃO
ESCOLA ________________
Srs pais e-ou responsáveis. _______________,14 de novembro 2018
Comunicamos que no dia 14 de novembro, receberemos nesta unidade, uma equipe composta por profissionais da saúde do Lions clube de _____________________.Estes profissionais desenvolvem um trabalho junto com a secretaria da saúde do município .O Objetivo desta visita é examinar as crianças a fim de diagnosticar e tratar uma doença denominada Diabete. Diabete é uma doença silenciosa que faz um grande estrago no corpo humano. O diagnóstico da doença é feito por um simples exame
Para que a criança seja atendida, é necessário que o responsável autorize o exame, se detectado Diabete. Neste caso a criança será encaminha a tratamentos corretos, evitando problemas futuros.
Atenciosamente
Direção Escolar
Aluno_________________________________________________________turma______
____AUTORIZO ____NAO AUTORIZO
Ass. Do responsável________________________________________________
IMPORTANTE
Relatar seu serviço para Lions Internacional, Distrito LC 6 e para os Assessores CL Antenor Luiz Borges e CaL Dalva M. Pinheiro Folhas Damas.
CL Antenor Luiz Borges
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(17) 99211-4416/ 99107-3169
CaL Dalva M. Pinheiro Folhas Damas
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(16)3725-9255/ 99358-9980