Por que olhar para a Bandeira

quando se canta o Hino Nacional?

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            Vou exarar um ponto de vista que vai causar polêmica e, quiçá, muita pancadaria para cima de mim. Só que tenho opinião formada a respeito!

            Lei é lei, respeito é respeito, protocolo é protocolo. O Brasil possui quatro símbolos oficiais: o Brasão, o Selo, o Hino e a Bandeira.

            É comum e protocolar, nos eventos leonísticos, cantar-se o Hino Nacional e a primeira estrofe e coro do Hino à Bandeira.

            Quando se canta o Hino à Bandeira (primeira estrofe e coro), é dever cívico dos presentes (mesa dirigente e plenária) voltar-se respeitosamente para o Pavilhão Nacional, pois o canto está sendo entoado em sua homenagem.

            Agora, o que não consigo entender até hoje, em quase quarenta anos de vida leonística, é porque quando se canta o Hino Nacional, em qualquer solenidade, todos se voltam para a Bandeira do Brasil. Ora, o que está se cantando é o Hino Nacional e não o Hino à Bandeira. Poderá algum contestador argumentar que isso é sinal de respeito ao Pavilhão Nacional. Assim não entendo. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Respeito é uma coisa e falta de respeito é outra coisa.

            Tome-se por exemplo quando o Hino Nacional é executado antes de uma partida de futebol. Os jogadores, muitos sem qualquer respeito, ficam perfilados olhando para a Bandeira do Brasil. Uns não cantam, outros ficam mascando chicletes, cuspindo, olhando para os lados e até coçando partes íntimas do corpo. Sem falar nos torcedores, que ficam pulando e fazendo algazarra o tempo todo. Onde está o respeito? E não venham me dizer que futebol é cultura brasileira e diferente de uma solenidade leonística. O hino não está sendo executado? Então o respeito deve ser geral e em todos os lugares. Ademais, em campo de futebol executa-se o Hino Nacional. Então, por que olhar para a Bandeira?

            No meu modesto ponto de vista o Hino Nacional não tem nada a ver com a Bandeira do Brasil.

            Quando se canta o Hino à Bandeira, todos devem voltar-se para o Pavilhão Nacional. Quando se canta o Hino Nacional, cada um deve se manter em posição de respeito e olhando para frente: os componentes da mesa dirigente para a plateia, e esta para a mesa dirigente.

            É o que penso!

Comentários  

0 #2 PDG TATÃO 16-01-2018 10:18
PARABÉNS AO NOSSO PDG ANDRIANI. OPORTUNO ESSA INFORMAÇÃO.
APRENDI ESTE PROTOCOLO EM UMA REUNIÃO QUANDO FUI GOVERNADOR.
ABRAÇOS
Citar
0 #1 Nelson Gonçalves 11-01-2018 22:53
Perfeito entendimento. É o mesmo procedimento adotado também pelo Rotary
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3ª RCG TANABI 

3ª RCG TANABI 16/17 FEVEREIRO
6
6
3
3
2
2
2
2
5
5
9
9
0
0
3
3

Usuários Online 

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1785692
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
914
2125
10726
1688895
29370
77154
1785692

Seu IP: 35.175.182.106
14-12-2018 15:00

Curtir No FaceBook 

Scroll to top