Por que olhar para a Bandeira

quando se canta o Hino Nacional?

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            Vou exarar um ponto de vista que vai causar polêmica e, quiçá, muita pancadaria para cima de mim. Só que tenho opinião formada a respeito!

            Lei é lei, respeito é respeito, protocolo é protocolo. O Brasil possui quatro símbolos oficiais: o Brasão, o Selo, o Hino e a Bandeira.

            É comum e protocolar, nos eventos leonísticos, cantar-se o Hino Nacional e a primeira estrofe e coro do Hino à Bandeira.

            Quando se canta o Hino à Bandeira (primeira estrofe e coro), é dever cívico dos presentes (mesa dirigente e plenária) voltar-se respeitosamente para o Pavilhão Nacional, pois o canto está sendo entoado em sua homenagem.

            Agora, o que não consigo entender até hoje, em quase quarenta anos de vida leonística, é porque quando se canta o Hino Nacional, em qualquer solenidade, todos se voltam para a Bandeira do Brasil. Ora, o que está se cantando é o Hino Nacional e não o Hino à Bandeira. Poderá algum contestador argumentar que isso é sinal de respeito ao Pavilhão Nacional. Assim não entendo. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Respeito é uma coisa e falta de respeito é outra coisa.

            Tome-se por exemplo quando o Hino Nacional é executado antes de uma partida de futebol. Os jogadores, muitos sem qualquer respeito, ficam perfilados olhando para a Bandeira do Brasil. Uns não cantam, outros ficam mascando chicletes, cuspindo, olhando para os lados e até coçando partes íntimas do corpo. Sem falar nos torcedores, que ficam pulando e fazendo algazarra o tempo todo. Onde está o respeito? E não venham me dizer que futebol é cultura brasileira e diferente de uma solenidade leonística. O hino não está sendo executado? Então o respeito deve ser geral e em todos os lugares. Ademais, em campo de futebol executa-se o Hino Nacional. Então, por que olhar para a Bandeira?

            No meu modesto ponto de vista o Hino Nacional não tem nada a ver com a Bandeira do Brasil.

            Quando se canta o Hino à Bandeira, todos devem voltar-se para o Pavilhão Nacional. Quando se canta o Hino Nacional, cada um deve se manter em posição de respeito e olhando para frente: os componentes da mesa dirigente para a plateia, e esta para a mesa dirigente.

            É o que penso!

Comentários  

0 #2 PDG TATÃO 16-01-2018 10:18
PARABÉNS AO NOSSO PDG ANDRIANI. OPORTUNO ESSA INFORMAÇÃO.
APRENDI ESTE PROTOCOLO EM UMA REUNIÃO QUANDO FUI GOVERNADOR.
ABRAÇOS
Citar
0 #1 Nelson Gonçalves 11-01-2018 22:53
Perfeito entendimento. É o mesmo procedimento adotado também pelo Rotary
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

Instalação Gab.LEO 

1ª REUNIÃO DISTRITAL DO GABINETE DO LEO CLUBE LC-6 EM VOTUPORANGA
2
2
0
0
6
6
2
2
4
4
1
1
4
4

Usuários Online 

Temos 64 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1510602
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
408
2453
9284
1415097
27376
58416
1510602

Seu IP: 54.167.243.214
16-08-2018 01:35

Curtir No FaceBook 

Scroll to top