A edificação do Leonismo

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            As edificações precisam ser construídas em bases sólidas.   Os edifícios, de acordo com sua destinação, merecem atenção especial no que diz respeito à área construída e materiais a serem empregados, das fundações à cobertura, tudo meticulosamente executado de acordo com o projeto que foi elaborado, fruto de estudos de especialistas como arquitetos, engenheiros, decoradores e outros.

            Depois de construído, o edifício geralmente é inaugurado com grande festa e anúncios pela mídia. Mas, e depois?   Depois de construído, e durante sua utilização, o edifício precisa ser conservado para enfrentar os danos que o tempo poderá lhe causar. Ora é uma parede que apresenta rachaduras. Outras vezes é o telhado que acusa infiltrações. Regularmente a pintura precisa ser refeita. Enfim, tudo aquilo que o tempo e o uso lhe deixarão como marcas. Um dia, talvez, necessite passar por uma reforma, para melhor se adaptar a novas situações que mudanças estruturais ou conjunturais venham a impor. Só assim continuará sendo útil para a finalidade a que se propôs.

            As instituições, assim como as edificações, necessitam ser construídas em bases sólidas. As instituições merecem as mesmas atenções dispensadas à construção de um edifício. O projeto precisa ser bem delineado, devidamente aferidos os meios para executá-lo, dentro de um cronograma que deve ser rigorosamente cumprido para a otimização dos recursos que são sendo empregados. Após colocada em funcionamento, fazer tudo para que a instituição cumpra as finalidades a que se propõe. E, para mantê-la coerente com os seus princípios, cuidar para que se tenha os meios indispensáveis à sua permanência, tal e qual foi idealizada. As instituições, do mesmo modo que as edificações, também são passíveis de transformações: novas propostas, aperfeiçoamento daquilo que já foi feito, acompanhando a dinâmica que o próprio tempo sugere. São as mudanças que a natureza indica e solicita com insistência.

            E um LIONS CLUBE, como instituição que é, não pode se desviar da referida conceituação. Teve um preparativo para sua fundação, com designação da sua área de atuação, escolha dos associados e os projetos de atividades. Tudo foi cuidado para que a entidade atinja e cumpra seus objetivos, mantendo-se fiel aos propósitos estabelecidos na filosofia que foi a base de tudo.

            Todo Lions Clube é sustentado por três pilares que devem ser bem construídos e conservados. São essas três colunas que irão suportar toda série de embates a que a estrutura estará sujeita ao longo do tempo. Estamos nos referindo à FILOSOFIA, ao COMPANHEIRISMO e ao SERVIÇO. Toda eficiência e eficácia que se pretenda para obter a excelência de resultados que o Clube deve buscar atingir será o resultado da conjugação desses três elementos.

            Tantas vezes Clubes são fundados, tantos novos associados são admitidos, mas que não duram por muito tempo. Faltou-lhes a segurança na construção daqueles pilares e na sua manutenção. Os pilares da filosofia, do companheirismo e do serviço que não forem convenientemente alicerçados serão rapidamente corroídos e não conseguirão sobrepujar as adversidades a que estarão expostos.

            A pintura que revela para o exterior o que é a beleza do leonismo, se manchada ou corroída, transmite uma impressão desagradável a quem dele se acerca. Rachaduras e infiltrações na edificação de uma célula leonística provocam danos até irreparáveis.

            O que se observa em muitos Clubes, infelizmente, é o desprezo que vem sendo dado para a manutenção daqueles pilares de sustentação.

            Precisamos descobrir quais os componentes da “argamassa” necessária para ser utilizada pelos Clubes e que sejam capazes de enfrentar a ação do tempo.

            O respeito a todos os elementos que constituem a base da filosofia leonistica, o exercício de uma conduta coerente com os salutares propósitos do companheirismo, e a prática de um serviço que apresente resultados reais, se não observados pelos Clubes, certamente darão como destino um grupo de Leões mal formados e mal conduzidos, que fatalmente levará ao aumento da lista de ex-Leões, já tão numerosa. E não podemos esquecer da péssima imagem que transmitirão para as comunidades.

            Se podemos afirmar que a filosofia, o companheirismo e o serviço são pilares de sustentação do leonismo, poderemos definir, também, que essas três colunas representam o princípio, o meio e o fim para a excelência do nosso movimento.

            Por tudo isso, estimados Companheiros, Companheiras e Domadoras, precisamos ser realistas com relação ao movimento leonístico.

            A afirmação do “construir e não destruir” contida em nosso Código de Ética pode perfeitamente nos levar à figura da manutenção e da conservação que é objeto desta nossa mensagem.

            Há necessidade de uma análise crítica e sincera sobre nossa realidade!

            Por falta de manutenção, muitos Clubes desmoronaram e foram ao chão. Existem outros Clubes que, igualmente por falta de manutenção em seus três pilares, estão prestes a desmoronar.

            Se Deus nos der forças e permitir, pretendemos voltar a fazer considerações individuais sobre esses três pilares básicos do leonismo: a filosofia, o companheirismo e o serviço.

            Cada um de nós precisa ser um operário e dar sua contribuição na manutenção e conservação do seu próprio Clube, pois somente assim, com uma ação prática e efetiva, é que poderemos, juntos, contribuir para o exercício de uma atividade leonistica coerente com os princípios que nos foram transmitidos por Melvin Jones e seus legítimos seguidores.

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3ª RCG TANABI 

3ª RCG TANABI 16/17 FEVEREIRO
6
6
3
3
2
2
2
2
0
0
2
2
4
4
4
4

Usuários Online 

Temos 40 visitantes e Um membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1785804
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
1026
2125
10838
1688895
29482
77154
1785804

Seu IP: 35.175.182.106
14-12-2018 15:57

Curtir No FaceBook 

Scroll to top