A questão da conservação de associados

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

           

Muito se tem escrito, falado e comentado sobre o porquê de tantos associados se desligarem dos Lions Clubes. Peço licença para meter minha colher no angu.

            Se o Clube não proporcionar ao associado, principalmente quando recém-admitido, a oportunidade de experimentar aquilo que está procurando e se não se sentir satisfeito, com certeza vai procurar outro lugar para ter a chance de servir voluntariamente.

            Pesquisas indicam que cerca de 50% dos nossos associados deixam o Lions nos três primeiros anos de ingresso. As seis principais razões apontadas são:

            - Falta de planejamento do Clube.

            - Reuniões longas e não cumprimento de horário.

            - Falta de envolvimento junto à comunidade.

            - Falta de espírito de equipe.

            - Falta de liderança do Presidente.

            - Formação de grupinhos, igrejinhas e panelinhas.

            Quais são os antídotos para sanar essas falhas? Vou tentar resumir e da forma mais sucinta possível.

            Sobre a falta de planejamento do Clube:   Peter Drucker, em uma de suas obras, afirmou que “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas sim a implicações futuras de decisões presentes”. É a síntese perfeita da questão!

            Sobre reuniões longas e não cumprimento de horário: Reuniões produtivas, objetivas, interativas e participativas são importantes para o bom funcionamento e sucesso de qualquer Clube. Quanto ao horário, bem, ele foi feito para ser cumprido.

            Sobre a falta de envolvimento junto à comunidade: A probabilidade de um associado deixar o Clube é bem menor quando ele tem participação ativa e pode exercer sua liderança.

            Sobre a falta de espírito de equipe: Quando se trabalha em equipe todos se beneficiam: o associado, o Clube, o Distrito, o Lions Internacional e, principalmente, a comunidade. Com trabalho de equipe as ações alcançam maiores horizontes e ficam mais suaves, pois a responsabilidade pelo sucesso é de todos. Uma equipe é um time de pessoas que têm o mesmo objetivo.

            Sobre a falta de liderança do Presidente: o Presidente é o líder maior do Clube. Deve e precisa usar o martelo sempre que necessário. Não deve ser omisso, porém não deve tomar partido em assuntos polêmicos. Não deve permitir discussão de assuntos alheios aos objetivos e projetos do Clube. Deve delegar tarefas, sem abdicar da responsabilidade.

            Sobre grupinhos, igrejinhas e panelinhas: Isso pode ser evitado desde que todos os associados se sintam integrados ao grupo e envolvidos nos assuntos de interesse do Clube. Não deve existir no Clube o grupo do NÓS ou o grupo do ELES, mas sim o grupo do NÓS SERVIMOS.

            Não podemos tapar o sol com a peneira, pois a realidade dessas falhas, infelizmente, ainda é constatada em muitos dos nossos Clubes.

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

Convenção DMLC 

XIX Convenção DMLC Buzios - RJ.
1
1
1
1
0
0
1
1
1
1
4
4
0
0
6
6

Usuários Online 

Temos 40 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1335022
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
165
1760
15704
1228719
41126
79044
1335022

Seu IP: 54.80.97.221
20-05-2018 06:45

Curtir No FaceBook 

Scroll to top