A Governadoria do Distrito LC-6 já pode protestar

contra fatos que envergonham a nação brasileira

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            Sempre acreditei que o Lions deve tomar posição, sem qualquer conotação que envolva o sentimento político/partidário, quando ocorrer fatos ou acontecimentos que denigram a imagem do nosso país, como ocorre atualmente com os casos de violência, corrupção, impunidade, falta de civilidade e tantos outros que cotidianamente tomamos conhecimento.

            Afinal, nossos Propósitos já dizem que precisamos nos interessar ativamente pelo bem-estar moral da comunidade.

            Venho me posicionando sobre o assunto já há algum tempo. No ano leonístico 2007/2008 apresentei proposta que chegou a ser aprovada pelo Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC, com recomendação para que fosse implantada em todos os Distritos. A iniciativa do DMLC, salvo melhor juízo, não foi levada avante pelas unidades leonísticas envolvidas, especialmente aqui no Distrito LC-6.

            Voltei ao tema no ano leonístico 2010/2011, apresentando um projeto de resolução para ser apreciado durante a 12.ª Convenção Distrital do LC-6. Foi recomendada mas também não deu em nada, pois nenhuma providência foi tomada pelos Governadores seguintes.

            O tempo foi passando, mas, em todo esse período, o assunto continuava tilintando em minha cabeça. Sou insistente e não esmoreço facilmente. Sempre preconizei que o ato de servir desinteressadamente, conforme preconiza a missão leonística, implica numa tomada de posição com relação a determinadas situações que incomodam a comunidade brasileira. Levo em conta que o fato do leonísmo permanecer alheio diante de atitudes que agridem a sociedade leva a uma imagem de omissão ou conivência. Continuei considerando que qualquer posicionamento nesse sentido não fere as posturas leonísticas, e tampouco conduz a interpretações dúbias que induzam como ação política/partidária.

            Meu inconformismo com a situação aflorou minha vontade de voltar ao assunto. No dia 16 de novembro de 2017, durante a assembleia ordinária realizada pelo Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista, clube ao qual orgulhosamente pertenço, apresentei para apreciação dos associados presentes um projeto de resolução (moção), consubstanciado pela seguinte ementa: “Propõe a instituição da prática, para a Governadoria do Distrito LC-6, de se posicionar publicamente, com a anuência do Conselho Distrital, sempre que houver fatos candentes que possam criar desconforto à comunidade brasileira”.  A Diretoria do Clube deliberou que o assunto seria discutido pelos associados. E, na assembleia geral realizada no dia 12 de dezembro de 2017, a proposta foi aprovada por unanimidade. No dia 09 de janeiro de 2018 a Diretoria do Clube encaminhou o projeto, acompanhado de ofício e observando todas as recomendações estatutárias, para o Diretor-Geral da 19.ª Convenção Distrital, a fim de ser encaminhada à apreciação da Comissão Técnica competente e posterior aprovação pelos Delegados credenciados.   O projeto de resolução foi aprovado pelos Delegados durante a sessão plenária da Convenção realizada no dia 29 de abril de 2018, e entrou em vigor neste ano leonístico 2018/2019.

            O projeto aprovado tem duas resoluções básicas:

            Primeira – Fica instituída em cada reunião do Conselho Distrital do Distrito LC-6, a prática da manifestação, através de um documento consignado e aprovado pela totalidade dos membros do Conselho Distrital, denominado “Carta da Governadoria do Distrito LC-6 da Associação Internacional de Lions Clubes à comunidade”.

            Segunda – Esta carta não terá qualquer caráter político partidário, sendo sua finalidade a de tão somente propagar os princípios de bom governo, boa cidadania e interessar-se pelo bem-estar cívico, cultura, social e moral da comunidade, princípios fundamentais da filosofia leonística, e apontando fatos que mereçam análise e discussões por parte da comunidade.

            O projeto recomenda, ainda, que seja incluído no Estatuto do Distrito LC-6, onde couber, um item ou artigo que determine: “Dar publicidade e divulgar a “Carta da Governadoria à Comunidade”, apontando fatos ou reclamações que digam respeito aos interesses comunitários”.

            Não considero que a realização desse sonho, acalentado há tanto tempo, tenha conotação de qualquer conquista pessoal. Muito pelo contrário! Quem ganha, no meu modesto entendimento, é o leonísmo da nossa unidade distrital, que agora possui uma arma poderosa para se posicionar sempre que ocorrerem fatos que denigram a sociedade brasileira.

            Cabe aos Clubes e seus associados, agora, e depois da aprovação das suas assembleias, municiar a Governadoria com temas que poderão estimular e embasar a edição das nossas cartas à comunidade.

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3ª RCG TANABI 

3ª RCG TANABI 16/17 FEVEREIRO
6
6
3
3
1
1
6
6
0
0
1
1
2
2
2
2

Usuários Online 

Temos 16 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1786128
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
1350
2125
11162
1688895
29806
77154
1786128

Seu IP: 52.91.185.49
14-12-2018 21:58

Curtir No FaceBook 

Scroll to top