O Distrito LC-6 implantou oficialmente a Ritualística de Funeral

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            O Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista, de cujo quadro associativo orgulhosamente pertenço, apresentou um projeto de resolução (moção), de minha autoria, para ser apreciado e aprovado durante a 19.ª Convenção Distrital do LC-6, que foi realizada na cidade de Franca no dia 29 de abril de 2018, propondo que fosse implantada oficialmente no Distrito a “Ritualística de Funeral” antes o sepultamento de algum Companheiro Leão, Companheira Leão ou Domadora. A proposta enviada foi consubstanciada nos seguintes termos:

“Ementa: IMPLANTA NO DISTRITO, OFICIALMENTE, A RITUALÍSTICA DE FUNERAL ANTES DO SEPULTAMENTO DE ALGUM

COMPANHEIRO LEÃO, COMPANHEIRA LEÃO OU DOMADORA

           

CONSIDERANDO que a perda de algum Companheiro Leão, Companheira Leão ou Domadora, pelo falecimento, ocasiona um sentimento de profunda tristeza entre os membros da família leonística;

CONSIDERANDO que o falecimento de algum membro da família leonística, além da dor que causa, deve ser respeitosamente reverenciado por parte do Clube ao qual ele pertence;

CONSIDERANDO que, em 2008, quando do início do ano leonístico, idealizamos uma mensagem leonística de funeral para ser lida antes do sepultamento de algum membro da família leonística;

CONSIDERANDO que, durante algum tempo, a leitura da referida mensagem foi observada por alguns Clubes, principalmente por ter feito parte da nominata da Governadoria 2008/2009;

CONSIDERANDO que, com o passar do tempo, a mensagem foi caindo no esquecimento e atualmente quase não é mais utilizada,

Apresentamos à Comissão Técnica competente da 19.ª Convenção do Distrital do LC-6, para apreciação, parecer e posterior encaminhamento à aprovação dos Delegados credenciados, o seguinte

PROJETO DE RESOLUÇÃO

Quando do falecimento de algum CL, CaL ou DM, a Diretoria do Clube deverá designar um Companheiro ou Companheira Leão para, por parte do Lions, quando houver evento fúnebre, prestar as homenagens leonísticas em seu nome (avisar todos os associados, expor o estandarte do Clube, cobrir a urna fúnebre com a bandeira do Lions, entre outras.

Momentos antes da saída do féretro, o CL ou CaL responsável deverá reunir os associados do Clube à volta da urna funerária e ler a seguinte mensagem leonística de funeral:

Estimados membros da família leonística e

Familiares e amigos do CL (ou CaL, ou DM) _________________________

“A vida dos mortos está na memória dos vivos.” Estamos aqui, hoje, unindo-nos à dor da família enlutada, para nos despedirmos do CL (ou CaL, ou DM) __________________.

Reverenciar a memória de pessoas como essa é revigorar nosso próprio desejo de continuar aqui na vida terrena para um dia, quem sabe, nos reencontrar em um outro mundo nas sucessivas alternações na busca da perfeição, seguindo os desígnios que Deus nos reservou em Sua divina sabedoria.

Hoje o CL (ou CaL, ou DM) ________________________ lançou-se para uma vida mais elevada, para uma vida espiritual que sucede a vida corpórea, tal qual o dia que sucede a noite.

Apesar da dor que se abate sobre nossas famílias, esse funeral deverá ser aceito com serenidade e resignação, pois estamos celebrando a libertação da alma e sua volta à verdadeira pátria.

Existem determinados momentos na vida que o tempo passa com incrível rapidez; e existem outros em que a demora parece não ter fim. Entre dois dias sempre haverá uma noite! Deus, em Sua magnitude, nos dá horas alegres e horas tristes. Devemos estar sempre preparados para receber tanto uma como outra, pois assim é a roda da vida.

A vida física é um curso para aprendermos a morrer corretamente, conquistando o perfil da pessoa especializada e livre das imposições da matéria.

No momento em que a vida chega ao seu declínio, quando nossa existência, semelhante à página de um livro, vai voltar para dar lugar a uma página em branco e nova, aquele que for sensato consulta seu passado e revê seus atos. Feliz quem nessa hora puder dizer: meus dias foram bem preenchidos. Feliz quem aceitou as suas provas com resignação e suportou-as com coragem! Esses, macerando a alma, deixaram expelir tudo o que nela havia de amargor e fel. Esse, com certeza, foi o modo de vida do CL (ou CaL, ou DM _______________________________, especialmente na prestação do serviço desinteressado que é o mote de conduta do movimento leonístico.

Para todos nós quem está partindo ainda está aqui, e responderemos “presente”, em uma única voz, à medida que seu nome for declinado:

CL (ou CaL, ou DM) _________________________________________.

Este projeto de resolução, se aprovado, entrará em vigor no ano leonístico seguinte ao da sua aprovação.”

            Referido projeto foi aprovado por unanimidade pelos Delegados que se fizeram presentes na 19.ª Convenção Distrital do LC-6.

            A Governadora do ano leonístico 2018/2019, CaLMJ Maria Aparecida Destito Pellizzon, diante daquela aprovação, editou a Resolução n. 0148, de 02 de agosto de 2018, implantando oficialmente a atividade/homenagem no âmbito do Distrito LC-6.

            Acredito, assim, ter contribuído para a prestação de uma justa e merecida homenagem a todos aqueles que, em vida, deram muito de si para o engrandecimento da causa leonística.

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3ª RCG TANABI 

3ª RCG TANABI 16/17 FEVEREIRO
6
6
3
3
1
1
6
6
3
3
0
0
1
1
5
5

Usuários Online 

Temos 13 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1786076
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
1298
2125
11110
1688895
29754
77154
1786076

Seu IP: 52.91.185.49
14-12-2018 21:29

Curtir No FaceBook 

Scroll to top