Os Lions, os novos tempos e a participação comunitária

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            Com o passar do tempo existe a inevitável mudança dos costumes e alteração das leis. São os novos tempos se apresentando com a consequência da sua mutabilidade.

            A última edição da Constituição Federal, de 1988, trouxe a consagração de novos hábitos, que paulatinamente foram ou estão sendo implantados nas comunidades.

            Um dos princípios aventados é que as decisões, tanto quanto possível, devem ser tomadas no âmbito dos municípios e com a participação dos cidadãos, através das Associações de Moradores, entidades classistas e escolares, além de outros segmentos organizados.

            Têm-se notado, em muitas comunidades, a implantação progressiva dos Conselhos Municipais ou Comunitários, o que tem possibilitado, de forma democrática, que as aspirações das populações sejam levadas ao fórum adequado de debates, possibilitando que os recursos públicos e os fundos específicos recebam a destinação mais adequada e a sua aplicação seja fiscalizada pela população.

            E nós, do LIONS, como membros ativos de uma associação que tem como objetivo a prestação de serviços à comunidade, temos o dever de nos envolver com essa adaptação aos tempos atuais.

            Precisamos nos interessar e incluir Companheiros, Companheiras e Domadoras como membros dos Conselhos Municipais que forem criados e implantados nas comunidades. Se a nomeação dos membros desses Conselhos for por indicação, os Clubes devem manifestar o desejo de participação junto aos dirigentes municipais envolvidos. Se for através de eleição, CCLL, CCaLL e DDMM devem se mobilizar, envolvendo-se no pleito com entusiasmo. Neste caso, e como atividade leonística, pode ainda haver o envolvimento na campanha de divulgação da eleição perante as demais entidades interessadas. É, indiscutivelmente, uma forma de participar e demonstrar interesse.

            Onde já houver Conselhos Municipais implantados, e sem a participação de Leões, os Clubes devem procurar o Chefe do Executivo, mostrando interesse e pedindo que o mesmo edite um projeto de lei incluindo algum dos seus associados naqueles órgãos.

            Importante de tudo isso é a participação do LIONS nos Conselhos Municipais, a fim de nos envolvermos nas decisões que dizem respeito aos interesses da comunidade. É o nosso servir com participação.

            Fica a sugestão! A palavra está com cada um de vocês! Afinal, nossos Propósitos não dizem que devemos nos interessar ativamente pelo bem-estar da comunidade?

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

2ª RCG CATANDUVA 

2ª RCG CATANDUVA 1,2 dezembro
4
4
2
2
2
2
2
2
0
0
0
0
2
2
1
1

Usuários Online 

Temos 28 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1650550
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
635
1268
10075
1554250
32058
63047
1650550

Seu IP: 54.80.87.166
19-10-2018 08:59

Curtir No FaceBook 

Scroll to top