OBRA PERMANENTE, RESULTADO APARENTE

Creche Lar Irmã Izolina, do Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista (LC-6)

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

         

Ter uma obra permanente pode ser uma excelente opção para os Clubes focarem suas ações, apresentando um resultado ainda mais visível. Esse é o caso do LC Ribeirão Preto-Jardim Paulista (LC-6), que há 10 anos administra e mantém a Creche Lar Irmã Izolina. A instituição está localizada em uma das áreas mais carentes da cidade, atendendo 80 crianças (de 06 meses a 04 anos de idade), com atividades de berçário até a pré-escola.

            Mas nem sempre foi assim. Quando o Clube assumiu a entidade, ela estava em um único imóvel, com todas as atividades agrupadas. Nos últimos 10 anos, o Clube adquiriu um prédio e, após ampla reforma, instalou a sede administrativa da creche. O antigo imóvel ficou apenas para as salas de aula e área de alimentação. As crianças recebem formação pedagógica e de cidadania. São oferecidos café da manhã, almoço e lanche da tarde, controlados por nutricionistas.

            A creche e a comunidade vivem em perfeita harmonia, em clima colaborativo, como resultado do projeto de permacultura, um método de convivência em que os valores ambientais são fundamentais. Trata-se de uma cultura em que se propõem ambientes sustentáveis, socialmente justos e economicamente viáveis.

            Sob essa ótica, a administração transformou um terreno público baldio das proximidades em uma área verde educativa, com plantação de inúmeras árvores frutíferas.   Os moradores do entorno aplaudiram e apoiaram a iniciativa. Uma vizinha emprestou um outro terreno, onde foi criada uma mini-horta urbana, com plantação de ervas aromáticas e medicinais, em pequena escala de produção voltada à interação e educação. O ambiente ajuda a desenvolver valores, e as crianças vão aprendendo, passando a ter um carinho muito grande pela natureza. O objetivo é aumentar a convivência com o meio ambiente, ensinando alimentação natural, baseada nos vegetais que elas ajudam a cultivar. Hoje, a entidade tem horta orgânica, minhocário, sistema de captação das águas da chuva, tudo desenvolvido para o aprendizado delas.

            O Lar Irmã Izolina também criou, em sua calçada fronteiriça, uma pequena banca de livros em que os moradores podem pegar ou deixar exemplares. Há também lixeiras para separação de materiais recicláveis.

            A administração e manutenção da creche requer um trabalho profícuo do LC Ribeirão Preto-Jardim Paulista, que é realizado prazerosamente dentro da sua missão leonística da prestação do serviço humanitário desinteressado. A creche tem 13 funcionários, e toda a diretoria da entidade é de associados voluntários do Clube.

(matéria publicada, com fotos ilustrativas, na página 28 da edição 108 da Revista LION Brasil Sudeste)

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

2ª RCG CATANDUVA 

2ª RCG CATANDUVA 1,2 dezembro
1
1
6
6
0
0
7
7
0
0
7
7
4
4
3
3

Usuários Online 

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1703731
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
77
1976
7662
1609878
24563
61164
1703731

Seu IP: 54.91.203.233
15-11-2018 00:52

Curtir No FaceBook 

Scroll to top