Precisamos achar o “Leão Vaga-Lume”

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            O folclore leonístico já cunhou diversas expressões designativas para Companheiros Leão, tanto os atuantes (que infelizmente já são minoria) como para aqueles que demonstram menos interesse pelo nosso movimento.

            Algumas dessas expressões são conhecidíssimas. No aspecto positivo, lamento, conheço apenas uma: “Leão de Juba Larga” ou “Leão de Juba Grande” (aquele que, seja jovem ou mesmo já com a juba grisalha, está sempre à disposição e é extremamente participativo). Agora, no folclore negativo, a relação é imensa. Temos o “Leão da Metro” (que só aparece no começo do filme), o “Leão de Chácara” (deixa entrar no Clube apenas quem ele quer), o “Leão da Receita” (só vive cobrando os demais), o “Leão Marinho” (só vai levando na onda), o “Sossega Leão” (depois que ouviu a expressão se acomodou para sempre), o “Leão Dentuço” (aquele que só vive mordendo), o “Leão Mico-Dourado” (salta de galho em galho e se dá bem em qualquer situação”, o “Leão do Circo” (urra, ameaça, dá patadas, mas não é de nada), o “Mate-Leão” (já vem queimado e distribui broncas para todos os lados), o “Cama-Leão” (se ajeita de acordo com os seus interesses), e outros menos adjetivados.

            Entre tantas expressões, a maioria desabonadora, não caberia a cada um de nós a criação de algumas mais positivas e elogiáveis para reforçar o lado positivo da questão? Acredito que sim! Atrevo-me a sugerir o “Leão Vaga-Lume”.

            O vaga-lume, como é conhecido aqui na minha região, tem vários sinônimos. Na maioria do Brasil, pelo que apurei, é conhecido como pirilampo. Trata-se de um inseto coleóptero, que contém órgãos fosforescentes localizados na parte inferior dos segmentos abdominais. Ou seja, é um ser pequenino, mas que tem luz própria.

            O leonísmo procura desesperadamente Leões que tenham luz própria! Aqueles que se envolvem e demonstram vontade de servir: que marcam presença em todas as atividades e reuniões; que aceitam e cumprem prazerosamente as tarefas que lhe são confiadas; que são criativos e audaciosos nas ideias; que tem interesse pela causa leonística; que cultivam a lealdade e a amizade; que se unem e se familiarizam com o leonísmo através de leituras e participações em palestras e seminários; que acreditam que o Lions não têm dono; que adotam o Código de Ética como norma de conduta e filosofia de vida.

            Cabe a cada um de nós procurar um “Leão Vaga-Lume”, arregimentando-o para nosso meio e incentivando-o para que una sua luz própria à daqueles que ainda sentem arraigado amor pelo leonísmo, a fim de podermos, juntos, continuar iluminando o caminho do serviço desinteressado que é o apanágio do nosso movimento.

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

2ª RCG CATANDUVA 

2ª RCG CATANDUVA 1,2 dezembro
1
1
6
6
0
0
7
7
0
0
6
6
2
2
5
5

Usuários Online 

Temos 21 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1703735
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
81
1976
7666
1609878
24567
61164
1703735

Seu IP: 54.91.203.233
15-11-2018 00:53

Curtir No FaceBook 

Scroll to top