Fala3

Administração Leonística

 

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

 

            Como se compõe a Diretoria Internacional?

 

            Resposta:  Atualmente:  Presidente, 1.º e 2.º Vice-Presidentes e Diretores Internacionais, eleitos anualmente na Convenção Internacional.  Os Diretores, em número de 32, têm mandato de dois anos, sendo eleitos 16 a cada ano.  O Ex-Presidente Internacional Imediato integra a Diretoria Internacional automaticamente, não sendo eleito.

            Qual foi a primeira Diretoria de Lions Internacional?

 

            Resposta:  Eleita durante a 1.ª Convenção Internacional realizada em Dallas/Texas em 10 de outubro de 1917, a primeira Diretoria foi constituída por:  Presidente, William P. Woods;  1.º Vice-Presidente, L. H. Lewis;  2.º Vice-Presidente, E. N. Kaercher;  3.º Vice-Presidente, M. Marry Mayers;  Secretário-Tesoureiro, Melvin Jones;  Diretores por 3 anos:  R. A. Kleinschmidt e L. L. McRae;  Diretores por 2 anos:  H. F. Endsley e Roger E. Wheekes;  Diretores por 1 ano:  A. V. Davenport e Charles J. Kirk.

            Quando foi aprovada a atual estrutura do Leonismo no Brasil?

 

            Resposta:  Pela Resolução CNG 97/98 n.º 164, aprovada na 45.ª Convenção Nacional.  O então Distrito Múltiplo L (que abrangia todo Brasil) foi dividido nos atuais Distritos Múltiplos LA, LB, LC e LD.

            Por que os Presidentes e demais dirigentes de um Lions Clube são convidados e não convocados para as reuniões do Conselho Distrital?

 

            Resposta:  As reuniões do Conselho Distrital são exclusivas, e obrigatórias, dos seus Membros Deliberativos (Governador, Ex-Governador Imediato, Vices-Governadores, Secretário e Tesoureiro do Distrito, Coordenadores de Região e Divisão) e tratam da administração do Distrito como um todo.   Os membros Conselheiros, Assessores e as diretorias dos Clubes poderão ser convidadas para assistir as reuniões.

            O que são as reuniões do Comitê Assessor da Governadoria?

 

            Resposta:  São reuniões dirigidas pelo Coordenador de Divisão, exclusivas e obrigatórias dos Membros Deliberativo dos Clubes (Presidente, Secretário, Tesoureiro, Diretor de Associados, Diretor Social e Diretores de GLT e GMT), que tratam da administração das Divisões e constituem um dos três órgãos administrativos do Distrito.  Faz parte da sua agenda a avaliação dos Clubes sob vários aspectos:  debater ideias sobre programas, atividades, levantamento de fundos, assuntos sobre associados, entre outros, e eventualmente, pode ser feita a apresentação de um tema leonístico.  Os associados do Clube podem ser convidados para assistir as reuniões.

            Quem substitui o Coordenador de Divisão em um Comitê Assessor?

 

            Resposta:  Somente o Governador do Distrito pode substituir o Coordenador de Divisão em uma reunião do Comitê Assessor.

            Quais os documentos que o Coordenador de Divisão e o Coordenador de Região devem portar sempre?

 

            Resposta:  Em decorrência da função, estes dirigentes leonisticos estão sempre sujeitos a consultas sobre algum aspecto relacionado com o leonismo.  Muito ajudará que tenham sempre consigo os seguintes documentos:  Estatuto do Distrito, Regulamento do Distrito, Regimento Interno da Convenção, Invocação a Deus, Oração Final, roteiro de posse de novos associados, currículo pessoal, entre outros.

            Pode ser apresentada uma moção nas reuniões do Comitê Assessor?

 

            Resposta:  Sim.  Qualquer Clube da Divisão pode apresentar uma moção que, se aprovada no Comitê Assessor, é considerada como moção conjunta dos Clubes, e será encaminhada diretamente à Comissão Organizadora da Convenção Distrital.

            Como organizar um Seminário?

 

            Resposta:  Em princípio, o organizador de um seminário deverá conhecer:  as necessidades e desejos dos participantes;  definir os objetivos;  ter conhecimento do conteúdo da matéria a ser explanada;  estabelecer a estratégia a ser adotada;  ter o material necessário a uma boa apresentação.  A sigla NOCEM (necessidades, objetivos, conhecimento, estratégia e material) é uma trilha que, como lembrete, ajudará na organização do seminário.  As providências a  serem tomadas incluem verificação do local, horário, palestrante(s), recursos, divulgação, equipe de apoio, avaliação, entre outras.

            Pode haver fusão de Distritos?

 

            Resposta:  Sim.  Ainda em época não muito distante, no ano leonístico 2003/2004, houve a fusão dos Distritos LC-7, LC-9 e LC-10 (de Minas Gerais), originando o Distrito LC-12 a partir do ano leonístico 2004/2005.

            No caso de um Clube fundado no mês de maio, por exemplo, como proceder para a eleição da Diretoria para o ano leonístico seguinte, que tem início em 01 de julho?

 

            Resposta:  A duração do mandato de uma Diretoria tem início em 01 de julho e termina em 30 de junho.  A partir de 01 de julho deverá tomar posse a nova Diretoria, independentemente do tempo que a anterior tenha atuado.  No caso de um Clube fundado no mês de maio, ou abril, ou junho, o dirigente da solenidade de fundação do Clube poderá declarar a Diretoria empossada para o ano leonístico em curso e para o ano seguinte.

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