Fala3

Dúvidas e curiosidades sobre Clubes de Lions

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

Como é feita a distribuição geográfica dos Clubes no mundo?

Resposta:  Por áreas, em número de sete:  Área 1 (EUA e afiliados, Bermudas e Bahamas);  Área 2 (Canadá);  Área 3 (América do Sul, América Central, Caribe e México);  Área 4 (Europa);  Área 5 (Oriente e Sudeste da Ásia);  Área 6 (Índia, Sul da Ásia, África e Oriente Médio);  Área 7 (Austrália, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Indonésia e Ilhas do Sul).

            Quais foram os primeiros Clubes nos Estados brasileiros?

            Resposta:  RJ – Rio de Janeiro (16/04/52), SP – São Paulo (23/07/51), BA – Salvador (21/03/53), PR – Curitiba (23/04/53), SC – Itajaí (15/05/53), PE – Recife (19/12/53), CE – Fortaleza (24/03/54), SE – Aracaju (30/03/54), AL – Maceió (25/05/54), MG – Belo Horizonte (28/10/54), PB – João Pessoa (25/11/54), MS – Campo Grande (29/11/54), RN – Natal (06/12/54), RS – Porto Alegre (03/01/55), RO – Guajará-Mirim (01/03/55), PI – Teresina (25/05/56), PA – Belém (25/06/56), MT – Cuiabá (04/12/56), GO – Anápolis (10/03/57), ES – Vitória (16/11/57), MA – São Luis (06/09/59), AM – Manaus (20/02/60), DF – Brasília (21/04/60), AP – Macapá (16/09/61), AC – Rio Branco (02/05/63), RR – Boa Vista (11/01/69) e TO – Gurupi (22/06/76).

            Quais foram os primeiros Presidentes de Clubes no Brasil?

            Resposta:  Os dez primeiros foram:  1) Rio de Janeiro – Arnaldo de Moraes;  2) São Paulo – Romeu de Andrade Lourenção;  3) Salvador – Mário Campos;  4) Curitiba – Victor Ferreira do Amaral Júnior;  5) Itajaí – Ary Garcia;  6) Santos – Silvio Fortunato;  7) Florianópolis – Nereu Corrêa de Souza;  8) Campinas – Roberto Ângelo Barbosa;  9) Petrópolis – João Varanda;  10) São José do Rio Preto –Roberto Azuren Furtado.

            O que é um Clube em pleno gozo dos seus direitos?

            Resposta:  Entende-se por Clubes em pleno gozo dos seus direitos:  os legalmente constituídos;  os que estão em dia com os pagamentos ao Distrito e Lions Internacional; os que não estejam em “status quo”;  e aqueles cuja Carta Constitutiva foi emitida por Lions Internacional.  Observação: atualmente as Cartas Constitutivas são entregues com pequena diferença de tempo entre a fundação e o recebimento.

            Quando um Clube está legalmente constituído?

            Resposta:  Na data da emissão da sua Carta Constitutiva.  O fato de um Clube ainda não ter recebido a sua Carta, após ser emitida, não deve ser interpretado como um Clube não legalmente constituído.

            Um Clube cuja Carta Constitutiva já foi expedida, porém não recebida, tem direito a indicar Delegado à Convenção?

            Resposta:  Sim, desde que o Governador do Distrito ao qual o Clube esteja vinculado tenha conhecimento da sua emissão.

            O que significa a autonomia do Clube?

            Resposta:  A autonomia refere-se às atividades de serviço e não às administrativas.

            Os Clubes de Lions podem governar a si próprios sem necessidade de prestar qualquer informação à Associação Internacional através de relatórios de associados e atividades?

            Resposta:  Não!  Os Clubes estão regidos por Estatuto e Regulamentos que estabelecem os seus direitos e deveres.

            O Clube tem obrigação de realizar as atividades programadas pelo Governador?

            Resposta:  O Clube é autônimo para realizar as atividades.  Algumas atividades poderão ser sugeridas e incluídas no Concurso de Eficiência da Governadoria.  Cabe ao Clube, porém, decidir se vai realiza-las ou não.

            Os Clubes podem se fundir?

            Resposta:  Sim!  Dois ou mais Clubes podem se unir e formar apenas um Clube, desde que os Clubes estejam interessados com os termos da fusão e que os devidos procedimentos sejam cumpridos.

            Um Clube pode transferir-se para outro Distrito?

            Resposta:  Sim, devendo cumprir os requisitos estabelecidos nos Estatutos e Regulamentos Internacionais e no Manual de Normas da Diretoria Internacional.

            É permitida a mudança do nome de um Clube?

            Resposta:  Sim!  Devem ser observados os requisitos estabelecidos nos Estatutos  e Regulamentos Internacionais e no Manual de Normas da Diretoria Internacional.  O pedido, através da Governadoria do Distrito, deve ser encaminhado ao Departamento de Novos Clubes de Lions Internacional.  A primeira mudança de nome de um Clube no Brasil ocorreu em abril de 1972, quando o Lions Clube do Rio de Janeiro-Morro da Viúva passou a ser denominado de Lions Clube do Rio de Janeiro-Flamengo.

            Um Clube pode ter dois Padrinhos?

            Resposta:  Pode!  O caso mais curioso é o do Lions Clube de Brasília, fundado em 21 de abril de 1960, em cuja ata de fundação consta que “são padrinhos todos os Clubes brasileiros fundados até a presente data e filiados a Lions Internacional”.  Na época, o Brasil tinha exatos 229 clubes.

            Um Clube pode ser padrinho de outro Clube localizado em outro Distrito?

            Resposta:  Sim!  É necessário que o futuro Clube padrinho comunique ao Governador do seu Distrito, para que este mantenha contato com o Governador do Distrito do novo Clube que se pretende fundar, a fim de serem tomadas as providências em nível de Distrito.

            Qual o procedimento a ser adotado por um Clube quando um seu Diretor eleito não assumir o cargo?

            Resposta:  A Diretoria, de imediato, elege outro membro do Clube para o cargo que ficou vago.

            O que deve ser feito quando um Presidente de Clube eleito desiste de tomar posse?

            Resposta:  A Diretoria do Clube convoca a Comissão de Indicação para propor um outro nome, que é votado em reunião especial e extraordinária.

            Deve ser colocada a expressão “Imediato” ao término do mandato do Presidente?

            Resposta:  Sim!  Tomando o Clube como exemplo, a designação “Ex-Presidente Imediato” caracteriza o último Presidente e o coloca entre os Membros Deliberativos da Diretoria, com direito a voto.  Isso distingue o “Imediato” de todos os antigos Presidentes de Clube, que são considerados Ex-Presidentes, porém não fazem parte da Diretoria como tal e, portanto, não podem votar, salvo se ocuparem outro cargo na Diretoria.  Observação: a expressão e a função de “Imediato” se aplica a todos os níveis de Lions Internacional.

            Existem Clubes cujos integrantes são todos de uma mesma profissão ou que possuem interesses e atividades comuns?

            Resposta:  Sim!  Clubes de médicos, advogados, empresários e outros.

            Um Clube pode ter recesso de verão ou de inverno?

            Resposta:  Não!  De acordo com os Estatutos, os Clubes devem se reunir pelo menos duas vezes ao mês.   E não está escrito em lugar nenhum que os Clubes podem entram “em férias” em janeiro, por exemplo.

            Por que na numeração dos associados de um Clube aparecem Leões mais novos com número de inscrição mais baixo que alguns Leões mais antigos?

            Resposta:  A numeração dos associados de um Clube “era” feito pelo sistema de identificação adotado nos Estados Unidos:  a primeira letra do último sobrenome.  Atualmente, Lions Internacional adota a numeração sequencial independentemente do nome ou sobrenome.

            De acordo com a numeração de Lions, qual é o Clube número 1?

            Resposta:  Administrativamente, Lions Internacional inicia a designação numérica dos Clubes a partir do Distrito Múltiplo 1 – Illinois/Chicago, e, dentro desse Múltiplo, pela ordem dos Sub-Distritos que o integram, a partir do Distrito 1-A.  De acordo com o “Intrernational Directory”, o Clube n.º 000001 era o LC Alsip, que está desativado, e o atual 000002 é o LC Argo-Summit – Illinois.

            O que significa as letras “PU” no formulário para a comunicação dos novos dirigentes de Clubes?

            Resposta:  De acordo com Lions Internacional não há uma razão específica.  É simplesmente um código criado aleatoriamente.

            O Clube deve comemorar a data da Fundação e a da entrega da Carta Constitutiva?

            Resposta:  Lions Internacional recomenda que ambas sejam comemoradas devido aos seus significados.  A data da Fundação marca o início do Clube.  A da Carta Constitutiva estabelece a oficialização do Clube, quando entra em gozo dos seus direitor.  Todavia, isso e a critério do Clube.

            O que é o Anuário Oficial de Lions Clubes?

            Resposta:  É um livro editado anualmente por Lions Internacional contendo a lista nominal, por país, dos Lions Clubes existentes no mundo leonístico, que inclui o nome, endereço e telefone de todos os Presidentes de Clubes, assim como dia, hora e local das reuniões dos Clubes.  Contém diversas informações sobre os Dirigentes Executivos, incluindo a Diretoria Internacional, Governadores de Distritos, Presidentes de Conselhos de Governadores, datas e locais das Convenções Internacionais realizadas, a extensão do leonismo no mundo e a relação de todos os departamentos administrativos de Lions.  O livro pode ser adquirido por qualquer Leão diretamente de Lions Internacional, mediante pagamento de uma taxa.

            Um Clube com menos de quinze associados pode indicar um candidato ao cargo de Vice-Governador?

            Resposta:  Sim!  A indicação de um candidato a Vice-Governador deve observar os dispositivos estatutários e neles não consta a obrigatoriedade do Clube proponente ter mais ou menos associados.

            Pode ser dado o nome de um Companheiro vivo a um Clube?

            Resposta:  Não!  Mas isso é muito relativo e não deve ser levado na devida conta.  No Brasil, por exemplo, existem muitos Clubes que ostentam o nome dos nossos dois Presidentes Internacionais (Augustin Soliva – este antes da sua morte -  e João Fernando Sobral).

           

Comentários  

0 #4 Sean 17-11-2017 17:17
I see you don't monetize your website, don't waste your traffic,
you can earn additional cash every month because you've got
high quality content. If you want to know
how to make extra $$$, search for: Boorfe's
tips best adsense alternative

Here is my blog post: FirstKristian: https://09Debra.blogspot.com
Citar
0 #3 Cal Silvia s Curti 02-10-2015 08:54
Parabéns!
FACILITAR o conhecimento leonístico é um serviço relevante e fundamental para a continuidade do leonismo.
Citar
0 #2 Sebastião Braite 01-10-2015 11:25
Muito interessante estas informações, agrega conhecimentos e um norte para os associados, Valeu Andriani...
Citar
0 #1 Mario Garisto 30-09-2015 11:50
Estes trabalhos estão sendo de grande valia para LIONS Clube. Parabéns pela iniciativa do mesmo.

Mario Francisco Garisto
Secretario
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3º RGD 3 e 4 Fev/18 

Auriflama-SP 03 e 04 Fevereiro 2018
7
7
2
2

Usuários Online 

Temos 68 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

899581
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
2679
843
6800
807052
38274
64512
899581

Seu IP: 54.225.16.10
22-11-2017 22:11

Curtir No FaceBook 

Scroll to top