“Panóplia” não é expressão leonística

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            Volto ao assunto, não apenas para defender meu ponto de vista, mas por julgá-lo importante no desenvolvimento das nossas atividades.

            Desde que ingressei no leonismo, em 1978, sempre conheci, li e até mesmo utilizei em meus escritos que “panóplia” significava aquele dispositivo onde se colocam os mastros das bandeiras obrigatórias em uma solenidade.

            Respeitados dirigentes leonísticos igualmente usam a expressão de forma categórica.  O próprio “Dicionário Enciclopédico Leonístico”, do nobre e saudoso PDI Áureo Rodrigues (e autor da festejada obra “Leão Sabido”), ensina que “panóplia é a peça onde se fixam bandeiras representativas que ornamentam o evento”.

            Contudo, como curioso e interessado que sou pelas coisas do nosso movimento, fiz uma garimpagem a respeito do assunto e encontrei coisas interessantes.

            A Idade Média foi o período histórico compreendido entre o começo do século V e meados do século XV.  Nossos melhores dicionários apontam que “panóplia” era uma “armadura dos cavaleiros daquela época”.  Era também a denominação que se dava para “casas de armas”, ou para “obra que versa sobre armaduras antigas”, ou ainda “escudo no qual se põem diferentes brasões de armas e com que se adornam paredes”.

            Diante do que ensinam os dicionários, constato que a “panóplia” do leonismo nada tem a ver com o significado que deu origem ao termo, mormente levando-se em conta que nosso movimento nasceu em 1917 e, consequentemente, séculos após a Idade Média.

            Aliás, um outro importante Companheiro Leão e escritor pertencente ao Distrito Múltiplo LD, o também saudoso PDG Ernesto Martin Barmann, chama a atenção sobre tal discrepância em sua obra “Manual de Protocolo e Vocabulário Leonístico”.

            Estou, assim, eliminando definitivamente a expressão “panóplia” dos meus escritos e anotações.  Para mim, agora, o dispositivo onde se colocam mastros das bandeiras em um evento leonístico serão tão somente “SUPORTE” (objeto que suporta ou sustenta alguma coisa) ou “BASE” (aquilo em que algo se firma ou assenta).

            É isso!  Este o meu ponto de vista!

Comentários  

0 #2 Marco A. Maciel 26-04-2016 11:44
Caro Andriani:

Respeitando seu soberbo conhecimento leonístico, permita-me uma observação: sabemos que a língua é algo vivo, que varia conforme o tempo, o lugar e o povo. E ela expressa a vontade daqueles que dela se utilizam, e não o contrário.

Assim, se o acróstico de LIONS foi atualizado - estamos no terceiro, e não se adota a tradução do original, em inglês - não seria o caso de se aceitar o termo "panóplia" como o suporte das bandeiras, em razão de usos e costumes?

Abraços,

Marco A. Maciel
Lions Clube de Orlândia, SP.
Citar
0 #1 MÁRIO DE ANDRADE FRE 28-10-2015 09:48
PARABÉNS CL MJ ANDRIANE, SEMPRE NOS PASSANDO INFORMAÇÕES. PARA MIM TAMBÉM DE HOJE EM DIANTE TROCAREI O NOME PANÓPLIA PARA SUPORTE.
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3º RGD 3 e 4 Fev/18 

Auriflama-SP 03 e 04 Fevereiro 2018
7
7
2
2

Usuários Online 

Temos 97 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

899611
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
2709
843
6830
807052
38304
64512
899611

Seu IP: 54.225.16.10
22-11-2017 22:13

Curtir No FaceBook 

Scroll to top