Fala3Como foi instituída a

“Oração pelo Brasil” no Distrito LC-6

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

                        Através da Lei n.º 869, de 12 de setembro de 1969, foi tornado obrigatório nas escolas brasileiras, de todos os nivéis, o ensino da Educação Moral e Cívica como disciplina e prática educativa.  

                        A mesma lei criou a Comissão Nacional de Moral e Cívica, responsável pela implantação, manutenção e fiscalização da doutrina em todos os espaços – escolares e extra-escolares.

                        Apesar de a referida comissão ter sido criada para dar suporte ao governo militar que assumiu o poder da nação a partir do golpe de 1964, ela deixou alguma coisa de positivo, como a “Oração pelo Brasil” que foi publicada dentro do Programa Básico de Educação Moral e Cívica.

                        Mesmo com a revogação da Lei n.º 869, através da Lei n.º 8663, de 14 de junho de 1992, a “Oração pelo Brasil”, pelo seu imenso valor cívico, continuou sendo declamada em diversos segmentos pátrios, inclusive, de forma espontânea, por algumas unidades leonísticas dos nossos Distritos Múltiplos.

                        Pesquisei e constatei que inexistia qualquer registro ou documentação, tanto nos Distritos Múltiplos como em qualquer outro órgão normativo pertencente ao Lions, de como, quando ou porque a “Oração pelo Brasil” foi adotada e era utilizada nos eventos leonísticos.  Era um caso típico de usos e costumes.

                        Diante da inexistência dessa regulamentação em nossas atividades,  preparei, propus e meu Clube (o Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista) aprovou, projeto de resolução que instituía a “Oração pelo Brasil” no Distrito LC-6, de forma oficial, para ser lida em todas as reuniões e eventos leonísticos.

                        A proposta, como moção, foi encaminhada e apreciada pela comissão competente da XII Convenção Distrital do LC-6, realizada em abril de 2011, e aprovada pelos Delegados credenciados.  Minha proposta estabelece que a leitura da “Oração pelo Brasil” deverá ser repetida por todos os participantes das reuniões e eventos leonísticos, e declamada antes da salva de palmas de encerramento.

                        Seu texto oficial é o seguinte (vou separá-lo em espaços que facilite a leitura e seja repetido sem atropelos pelos presentes à solenidade):

                       

“Ó Deus onipotente,

princípio e fim de todas as coisas,

infundi em nós brasileiros

o amor ao estudo e ao trabalho,

para que façamos de nossa Pátria

uma terra de paz, de ordem e de grandeza.

Velai Senhor, pelos destinos do Brasil.

Assim seja!

                        Foi dessa forma que a “Oração pelo Brasil” foi oficializada e implantada no âmbito do Distrito LC-6.

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3º RGD 3 e 4 Fev/18 

Auriflama-SP 03 e 04 Fevereiro 2018
7
7
0
0

Usuários Online 

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

901732
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
162
1874
8951
807052
40425
64512
901732

Seu IP: 54.80.33.183
24-11-2017 07:02

Curtir No FaceBook 

Scroll to top