Fala3

40 Respingos Leonísticos

(Sempre é bom recordar a história do nosso movimento)

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            1) - O movimento leonistico nasceu nos Estados Unidos em 1917 e seu fundador foi Melvin Jones.  O primeiro Presidente Internacional foi William P. Woods.

            2) – Melvin Jones nasceu em Fort Thomas, Arizona, Estados Unidos, em 13/01/1879.

            3) – Melvin Jones faleceu na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 01/06/1961.

            4) – A sede internacional está oficialmente instalada em Oak Brook, Illinois, Estados Unidos, para onde foi transferida em 01/06/1971.  O orador oficial da inauguração da sede própria internacional foi o PIP João Fernando Sobral, de São Paulo.

            5) – Os ideais básicos do leonismo não estão relacionados com a convicção política e religiosa, tampouco com a nacionalidade de uma pessoa.

            6) – Na reunião preparatória final que deu origem à fundação da nossa Associação, realizada em 07/06/1917 com representantes de oito clubes dos Estados Unidos, nas dependências da sala leste do Hotel La Salle de Chicago, existia um clube com o nome Lions (o Royal Order of Lions).  E o nome Leão saiu dali.  Foi escolhido porque sua figura ímpar e imponente consta na literatura e monumentos da maioria dos países do mundo, simbolizando o valor, a força, a fidelidade e a ação.

            7) – As principais atividades de serviço de Lions Internacional são os programas:  Desenvolvimento Juvenil, Conscientização Acerca de Drogas, Lions Quest, Conservação da Visão e Trabalho com os Cegos, Serviços Ambientais, Leo Clubes, Intercâmbio Juvenil, Relações Internacional e Audição/Logopedia e Trabalho com os Surdos.

            8) – O Código de Ética do Leão foi adotado em 21/08/1918, no encerramento da II Convenção Internacional, realizada em St. Louis, Missouri, Estados Unidos.  Os Objetivos do Lions Clube, que a partir de setembro de 2007 passaram a ser denominados Propósitos, foram adotados em 11/07/1919, no encerramento da III Convenção Internacional, realizada em Chicago, Illinois, Estados Unidos.  O emblema do Lions foi adotado em 16/07/1920, durante o encerramento da IV Convenção Internacional, realizada em Denver, Colorado, Estados Unidos, e é uma criação de Maurice Blink.

            9) – O slogan ou mote é o acróstico (expressão concisa) da palavra LIONS, que no Brasil significa “Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço”.  Nos Estados Unidos significa “Liberty, Inteligence, Our Nation’s Safety).  A redação brasileira foi alterada e aprovada pela Convenção Nacional realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, em maio de 1988.  O slogan do leonismo foi aprovado durante a realização da III Convenção Internacional.

            10) – Em novembro de 1918 Melvin Jones editou a revista “The Club Magazin”, com 28 páginas e em formato de bolso, que seria a precursora da futura revista “The Lion”.

            11) – Nossa Associação tornou-se verdadeiramente internacional com a fundação do primeiro Clube fora dos Estados Unidos, que foi o Lions Clube de Windsor, em Ontário, no Canadá, ocorrido em 12 de março de 1920.

            12) – Até fevereiro de 1921 os negócios da Associação eram tratados no próprio escritório da seguradora de Melvin Jones.  Naquele mês foi transferida para um imóvel alugado na South Michigan Avenue n.º 322, em Chicago.  Ali permaneceu até 1955, quando Lions Internacional adquiriu sua primeira sede própria, localizada na North Michigan Avenue n.º 209.  Em 01 de junho de 1971 transferiu-se definitivamente para Oak Brook.

            13) – Depois de entrar no Canadá, os três primeiros países que receberam o movimento leonístico foram:  o México (em 1925, com a fundação do Lions Clube de Nuevo Laredo), a China (em 1926, com a fundação do clube de Tsingtao, em Tienstein) e Cuba (em 1927, com a fundação do clube de Havana).  Após isso houve um hiato de nove anos, e, quando do seu reinício, o movimento toma um impulso extraordinário, começando pela América Central, com a criação do clube Cristobal Colon, no Panamá, em 1935.  Chegou à América do Sul através da Colômbia, em 1936, com a fundação do clube de Barranquilha.  Depois foi a vez da Oceania, em 1947, na cidade australiana de Lismora.  Na Europa chegou em 1948, com a fundação do clube de Estocolmo, na Suécia.  No mesmo ano marcou presença na África, com o clube de Marrakech, no Marrocos.  Completando o ciclo mundial, o leonismo chegou na Ásia em 1956, na cidade de Bombaim, na Índia.  Está no Brasil desde 16 de abril de 1952, com a fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro.

            14) – O lema do leonismo “Nós servimos”, traduzido do original inglês “We Serve”, foi aprovado pela Diretoria Internacional em 1945, e resultante de um concurso internacional que teve a participação de cerca de 6.000 concorrentes.  Oito participantes apresentaram o mesmo lema, sendo escolhido o de autoria de D. A. Stevenson, do Lions Clube de Fonthill, Ontário, Canadá, cuja correspondência foi a primeira, dentre as oito, a ser postada e chegar à sede do Lions Internacional.  É a expressão que espelha o objetivo maior do nosso extraordinário movimento.

            15) – As cores oficiais do Lions são o roxo e o amarelo-ouro.  O roxo representa a majestade, a realeza, a lealdade e a integridade.  O ouro significa a pureza, a sinceridade, a liberalidade, a generosidade e a caridade.  Foram aprovadas na I Convenção Internacional.

            16) – A homenagem aos fundadores do leonismo é prestada no mês de janeiro.

            17) – A Associação assumiu seriamente o compromisso de servir os deficientes visuais após o memorável discurso de Helen Keller, pronunciado em 02/07/1925 no encerramento da IX Convenção Internacional, realizada em Cedar Point, Ohio, Estados Unidos, quando ela concitou os Leões a se tornarem “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”.

            18) – A organização leonística que acumula e distribui contribuições de Leões e benemerentes para fins humanitários, no mundo todo, é a LCIF-Lions Clubs Internacional Foundation.  Foi fundada em 1968 e é o braço humanitário da Associação.

            19) – A Diretoria Internacional da nossa Associação é composta por 32 Diretores, que não recebem qualquer compensação financeira pelos seus serviços.

            20) – A revista “The Lion” é publicada em 31 idiomas.

            21) – As mulheres passaram a ser admitidas como associadas dos Lions Clubes a partir de 1987, por decisão da Diretoria Internacional aprovada durante a 70.ª Convenção Internacional, realizada em Taipei, Taiwan, China.

            22) – Lions-Quest, o programa educacional de combate às drogas promovido pela Associação Internacional, foi estabelecido a partir de 1985.

            23) – A Associação Internacional envolveu-se com a ONU-Organização das Nações Unidas em 1945, quando foi convidada e ajudou a estabelecer seções de Organizações Governamentais daquele organismo mundial.

            24) – O programa Lioness Clubs foi oficialmente organizado pela Associação em 1975.

            25) – O “Dia Internacional do Leo Clube” é comemorado em 05 de dezembro.  Em 1957, nesta data, o Lions Clube de Glenside, na Pensilvânia, Estados Unidos, concedeu uma Carta Constitutiva ao Leo Clube da Abington High School, cujos sócios eram, na maioria, do time de baseboll da escola.  Como primeiro Leo Clube do mundo o grupo escolheu o acrônimo LEO-Liderança, Igualdade (mais tarde alterado para Experiência) e Oportunidade.  E o grupo escolheu também as cores vermelho escuro e dourado (que eram as cores da sua escola) como as cores do Leo Clube.  Aberto a ambos os sexos, o objetivo do Programa do Leo Clube é “oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional”.  No Brasil, o “Dia Nacional de Leo Clube” é comemorado dia 28 de agosto.

            26) – Melvin Jones faleceu no dia 01 de junho de 1961, aos 82 anos de idade, em Floosmoor, subúrbio de Chicago.  Seu corpo foi velado, durante quatro dias, na Lain Chapel, sendo sepultado no dia 05 de junho no Mount Hope Cemetery,

            27) – O Leão n.º 1 do Brasil é o saudoso PDG Armando Fajardo, que trouxe o movimento leonístico para o Brasil.

            28) – Depois da fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro (Clube Mater do Brasil), seguiram-se as fundações dos Lions Clubes de São Paulo e Salvador.

            29) – Existem no Brasil quatro Distritos Múltiplos (LA, LB, LC e LD).  Um Distrito Múltiplo é composto de dois ou mais Subdistritos.

            30) – Para funcionamento, de acordo com as normas internacionais, um Distrito precisa contar com um mínimo de 35 Clubes e 1.250 associados.

            31 – A AGDL é a Associação dos Ex-Governadores dos Distritos Múltiplos.

            32) – As principais datas do calendário leonístico são:  em setembro: Mês das Domadoras e da Mulher no Leonismo e Mês da Revista The Lion;  em outubro: Mês do Aumento de Associados e Mês da Cooperação e Compreensão Internacional;  em janeiro: Mês dos Fundadores e Mês da Reafirmação Leonistica;  em fevereiro: Mês dos Ex-Governadores de Distrito;  em março: Mês do Governador do Distrito, Dia do Lions nas Nações Unidas (data variável) e Dia do Editor de Publicações Leonísticas (dia 15);  em abril: dia 02 – Dia da Identificação Leonística e dia 16 – Fundação do Leonismo no Brasil.  Os Lions Clubes, individualmente, devem incluir ao calendário:  Dia da Fundação, Dia da Carta Constitutiva e Dia da Entrega da Carta Constitutiva.  Os Distritos, tecnicamente, têm o seguinte calendário:  nos meses de setembro, novembro e fevereiro as reuniões do Comitê do Gabinete Distrital;  em março o Fórum Leonístico das Regiões;  em abril a Convenção Distrital;  em maio a Convenção do Distrito Múltiplo.

            33) – A falta em uma assembleia ordinária do Clube pode ser compensada pelo associado se ele comparecer a reunião de outro Clube, reunião de uma Comissão ou de Diretoria do próprio Clube ou outra atividade leonística, antes ou depois da reunião à qual ele faltou, dentro do período de 13 dias.

            34) – O antigo CNG-Conselho Nacional de Governadores, através de resolução aprovada (que não foi aditada ou revogada e, portanto, encontra-se em vigor), determinou que ao final das assembleias leonísticas, realizadas em recintos fechados, devem ser encerradas com uma salva de palmas ao Pavilhão Nacional.

            35) – A concessão da palavra livre e abertura da jaula, numa assembleia festiva, é prerrogativa exclusiva do(a) Presidente do Clube.

            36) – Na formação da mesa dirigente de uma solenidade leonística, ou na sua extensão, os dirigentes leonísticos da mesma categoria (Ex-Governadores, por exemplo) não devem, sempre que possível, ser colocados em mesas separadas.

            37) – Uma Domadora não deve, em hipótese alguma, ser escolhida para leitura do Código de Ética ou dos Propósitos do Lions Clube.  Isso é prerrogativa exclusiva de Companheiro ou Companheira Leão.

            38) – Em uma das suas últimas reuniões, a Diretoria Internacional procedeu algumas modificações em seu Estatuto Padrão, alterando algumas denominações:  o Comitê Assessor do Governador (que é realizado nos meses de setembro, novembro e fevereiro) agora é Comitê Consultivo do Governador (CCGD);  o Conselho Distrital agora é Comitê do Gabinete Distrital (CGD);  o Presidente de Região agora é Coordenador de Região;  o Presidente de Divisão agora é Coordenador de Divisão.

            39) – No fechamento de agosto/2015, tínhamos registrado os seguintes números no leonismo brasileiro:  no Brasil éramos 42.660 associados em 1.560 Clubes ativos; no Distrito Múltiplo LC éramos 13.915 associados em 567 Clubes ativos.

            40) – Nossas próximas Convenções Internacionais serão as seguintes:  99.ª, de 24 a 28 de junho de 2016, em Fukuoka, Japão;  100.ª, de 30 de junho a 04 de julho de 2017 (Convenção do Centenário), em Chicago, Illinois, Estados Unidos;  101.ª, de 29 de junho a 03 de julho de 2018, no MGM Grand Resort, Las Vegas, Nevada, Estados Unidos.

            Estes são alguns respingos leonísticos (apesar de existirem dezenas, centenas de outros).  Espero ter contribuído para avivar nos estimados Companheiros, Companheiras e Domadoras algumas datas e fatos que envolvem nosso querido movimento.

Comentários  

0 #1 CLMJ JOSÉ ANGELO 04-12-2015 09:16
MUITO IMPORTANTE ESSA MATÉRIA DO CL ANDRIANI,PENSO QUE DEVERIA SER ARTIGO DA REVISTA THE LION ( EXEMPLO 10 OU MAIS RESPINGOS POR EDIÇÃO )
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3º RGD 3 e 4 Fev/18 

Auriflama-SP 03 e 04 Fevereiro 2018
7
7
0
0

Usuários Online 

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

901746
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
176
1874
8965
807052
40439
64512
901746

Seu IP: 54.80.33.183
24-11-2017 07:06

Curtir No FaceBook 

Scroll to top