Fala3

A Responsabilidade do Padrinho

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            Participei recentemente, como convidado, da assembleia ordinária de um Lions Clube onde tenho ligações fraternais.

            Durante o evento, minha atenção foi despertada para a manifestação de um Companheiro Leão recém admitido em nosso movimento.  Aceitando convite formulado, ele foi encarregado da instrução leonística da noite.  Falou exatamente sobre ela e da sua importância.

            O que avivou minha atenção não foi propriamente a mensagem daquele jovem Companheiro, por sinal muito bonita, mas a coragem leonística que ele demonstrou com toda plenitude.  Comentou as dificuldades que encontrou e ainda está encontrando para seu absoluto enquadramento em nosso movimento, ocasionadas, especialmente, pelo alheamento do seu padrinho na sua orientação específica e necessária.  E falou olhando para o próprio padrinho, com uma segurança que impressionou a todos.

            As considerações que aquele jovem Companheiro apresentou para os participantes da assembleia, sinceras, muito bem pensadas e concatenadas, pois emanadas do seu íntimo, refletem uma situação real e nos coloca à frente de uma questão que está merecendo a atenção de todos aqueles que se preocupam com o futuro do leonismo, ou seja, a responsabilidade do padrinho.

            O Clube precisa da admissão de novos associados, objetivando seu constante fortalecimento e a necessária revitalização do movimento.  Só que as admissões, necessárias, precisam ser robustecidas pelas qualidades e condições das pessoas que são aprovadas e convidadas para engajamento.  Aí reside um dos fatores que contribui decisivamente para o sucesso ou fracasso das atividades de cada novo associado:  a escolha e a responsabilidade do padrinho.

            Sempre que um novo associado é admitido, o Leão padrinho também tem suas responsabilidades redobradas (“Você cumprirá com suas obrigações para com o nosso novo associado? – indaga o juramento do padrinho, que muitas vezes é abolido pelos Clubes na solenidade de posse).

            As obrigações do padrinho não se limitam simplesmente a preencher um formulário e enviá-lo ao Presidente da Comissão de Associados.  Ele tem responsabilidades adicionais, entre as quais, em resumo, destacam-se:  “Lembrar aos dirigentes para que ofereçam incumbências que possibilitem ao novo associado tornar-se um Leão ativo e interessado”;  “Pedir uma reunião de orientação sobre o leonismo”;  “Instruir o novo associado acerca do Estatuto do Clube”;  “Responder a quaisquer perguntas que ele possa fazer sobre o funcionamento do Clube ou sobre qualquer assunto leonistico”;  “Incentivá-lo para que não hesite em informá-lo sobre qualquer problema que tiver”;  “Orientá-lo durante o primeiro ano da sua carreira leonística”.

            Como se nota, não basta apenas indicar um novo associado!  Não basta ser padrinho!  É preciso participar!  É preciso, antes e acima de tudo, saber porque é padrinho e assumir as atribuições inerentes a essa importante e indispensável atividade leonística.

 

JURAMENTO DO ASSOCIADO PADRINHO
 
Depois que o padrinho coloca o distintivo na lapela do novo associado, o Leão Investidor dirá:
 
"Agora, peço que o padrinho, Companheiro, responda às minhas palavras com um simples "prometo":
 
Você cumprirá com as seguintes obrigações para com o nosso associado?
- Ser um mentor do seu novo Leão;
- Fazer com que o novo associado se sinta bem-vindo;
- Apresentar o novo associado a todos os associados do Clube;
- Dar ao novo associado informações sobre o Clube, seus dirigentes e Estatutos;
- Providenciar sessões de orientação sobre o leonismo;
- Estar pronto para responder a qualquer pergunta que possa surgir;
- Incentivar o novo associado para debater com você qualquer problema que tenha surgido e se oferecer para encontrar possíveis soluções;
- Ajudar o novo associado a se tornar um Companheiro extraordinário.
 
Prometo."

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3º RGD 3 e 4 Fev/18 

Auriflama-SP 03 e 04 Fevereiro 2018
7
7
0
0

Usuários Online 

Temos 21 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

901739
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
169
1874
8958
807052
40432
64512
901739

Seu IP: 54.80.33.183
24-11-2017 07:04

Curtir No FaceBook 

Scroll to top