Fala3

Quando realmente tem início e termina

o mandato do Governador de Distrito

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            Este assunto ainda intriga muita gente e coloca uma névoa sobre o rol de conhecimento das atividades leonísticas. Vou, modestamente, neste meu ponto de vista, tentar prestar alguns esclarecimentos aos estimados Companheiros, Companheiras e Domadoras.

            Todos sabem, mas sempre é bom lembrar, que nos Estados Unidos da América do Norte o ano fiscal começa no dia 01 de julho e se encerra no dia 30 de junho. É natural que sendo a Associação Internacional de Lions Clubes uma pessoa jurídica de direito privado dos Estados Unidos, seu ano fiscal somente poderia coincidir com o ano fiscal norte-americano.

            Muito bem! Definido que o ano leonístico é de 01 de julho a 30 de junho do ano seguinte, pode-se assegurar que, oficialmente, ele realmente começa no dia 01 de julho, porém termina no último dia útil do mês de junho, às 16:30 horas, que é quando normalmente se encerra o expediente da sede internacional, em Oak Brook.

            Elencadas estas considerações, pode-se indagar: isto tem alguma coisa a ver com o início e término do mandato do Governador de Distrito eleito?

            Vamos buscar a resposta no Estatuto e Regulamentos da Associação Internacional, no artigo 5, seção 4, letra “e”, que assim dispõe:

                        “Os Governadores de Distrito deverão servir um mandato de um ano, iniciando o seu mandato no encerramento da convenção internacional realizada no ano da sua eleição e terminando no encerramento da próxima convenção da associação.” (revisado em 30 de junho de 2015).

            Como se nota, a redação do referido diploma oficial contempla duas hipóteses para início e término do mandato do Governador de Distrito: 1.ª) a necessidade da realização da Convenção Internacional; 2.ª) a não realização da Convenção Internacional.

            Na história do leonismo, desde sua fundação até hoje, foram realizadas 99 Convenções Internacionais, correspondentes cada uma a um ano de existência da Associação Internacional de Lions Clubes. Até a data da emissão deste nosso ponto de vista (final de junho de 2016), nenhuma convenção internacional deixou de ser realizada. Mesmo assim, existe a possibilidade de um desses eventos não se realizar devido a causas supervenientes e extraordinárias. Em tal eventualidade, tal lacuna precisará ser preenchida de alguma forma; daí a fixação das datas de 01 de julho a 30 de junho.

            Diante do exposto, pode-se concluir que o mandato do Governador de Distrito tem início após o último dia de encerramento da Convenção Internacional, pouco importando se esse dia ocorrer após 01 de julho ou não. Já o término do mandato coincide com o último dia do encerramento da Convenção Internacional realizada no ano seguinte àquele em que o Governador iniciou o seu mandato.

            Assim, depreende-se que o mandato do Governador de Distrito somente terá início em 01 de julho e término em 30 de junho se, em razão de força maior ou caso fortuito, a Convenção Internacional não se realizar.

            Temos assim que o mandato do Governador de Distrito se inicia sempre após o encerramento de uma Convenção Internacional, e termina com o encerramento da Convenção Internacional seguinte.

            É isso!

Comentários  

0 #1 PDG TATÃO 28-06-2016 11:11
quando tive os cursos em Toronto, fomos informado que independente de convenção, o AL inicia-se 01 de julho e termina 30 de junho, para todos os mandatos.
INCLUINDO O PRESIDENTE INTERNACIONAL E GOVERNADORES.
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3º RGD 3 e 4 Fev/18 

Auriflama-SP 03 e 04 Fevereiro 2018
7
7
2
2

Usuários Online 

Temos 96 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

899610
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
2708
843
6829
807052
38303
64512
899610

Seu IP: 54.225.16.10
22-11-2017 22:13

Curtir No FaceBook 

Scroll to top