Mensagem ao Presidente de Clube

que está assumindo mandato

 

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

 

            Chegou, finalmente, o seu ano maravilhoso, a sua vez de ocupar o mais alto e importante cargo do leonismo: Presidente do seu Lions Clube.

 

            O movimento leonístico fundamenta-se nos princípios democráticos de eleições livres e na sadia norma da renovação de lideranças na direção dos clubes.

            Você vai comandar os destinos do seu Clube por um ano e terá o prazer de:

            - Ser o mais importante Leão do seu Clube e, como disse acima, do leonismo internacional. E isso não deixa de ser uma verdade, porque sem o Presidente não existiria o Clube, e sem Clube...

            - Ser o planejador de campanhas em prol dos necessitados, e o líder na execução de tais campanhas. E é maravilhoso sentir a alegria da missão cumprida.

            - Presidir as assembleias do seu Clube, tendo a certeza de que está seguindo rigorosamente o protocolo leonístico.

            - Ser destaque em sua cidade, sendo convidado para participar de reuniões junto aos órgãos do poder público, nos clubes de serviço e nas associações que fazem parte da sua comunidade.

            - Notar o orgulho sadio e prazeroso da sua Domadora, sentindo-se realizada como esposa de um Leão que sabe o que quer.

            - Sair do anonimato e conquistando espaços importantes na vida comunitária, exercendo a sã política que é filha da moral e da razão.

            - Ao término do seu ano leonístico, receber o reconhecimento e a gratidão não somente dos membros do seu Clube, como também da comunidade como um todo.

            - Ver que sua posição no Clube ensejará sua participação nas reuniões do Comitê Assessor, das reuniões e convenções do Distrito e do Distrito Múltiplo.

            Você foi eleito, empossado e está no comando do Clube. E agora? Bem, vou tentar registrar alguma coisa a respeito das suas atribuições:

            - Seu planejamento para o ano leonístico deve ter sido elaborado. Siga-o atentamente. Cumpra os prazos. Delegue poderes aos seus comandados.

            - Deixe claro à sua Domadora que ela é figura de suma importância nas atividades e administração do Clube. Ela vai liderar a ação das Domadoras e Companheiras Leão, essas criaturas maravilhosas e sem as quais você e seus Companheiros Leão pouco ou nada farão.

            - Leia, releia e estude o Manual do Presidente. Você deve saber, com exatidão, tudo o que a Associação Internacional e o seu Distrito quer e precisa que você faça.

            - Entrose-se com seu Secretário, com seu Tesoureiro e com seus Diretores, e atuem em equipe, cada qual sabendo perfeitamente o que precisa e deve ser feito.

            - Mantenha contato permanente com o seu Governador de Distrito, procurando, em conjunto, atingir as metas e objetivos propostos.

            - Tenha um cuidado especial com a correspondência recebida pelo Clube, pois quando não ficar bem claro quem a receberá e encaminhará, quebrar-se-á um elo importante na corrente de comunicação do leonismo. Não deixe nenhuma correspondência sem resposta.

            - Ao presidir as reuniões de Diretoria e as assembleias ordinárias e festivas, faça-o sempre de acordo com as normas existentes e obedecendo o protocolo leonístico. A maneira mais segura de manter o Clube ativo é manter a disciplina e a ordem nas reuniões. Não tenha receio de usar o símbolo da sua autoridade leonística: o sino e o martelo. Somente você poderá usá-los e deve fazê-lo sempre. Não se descuidar das bandeiras colocadas em ordem hierárquica, com o suporte das mesmas colocado sempre à direita da mesa diretiva dos trabalhos. É recomendável que a Invocação a Deus seja sempre declamada, pois é importante que Ele participe das nossas atividades. O Hino à Bandeira somente deverá ser entoado quando a Bandeira Nacional estiver presente e hasteada.

            - Uma boa e importante medida será comunicar a todas as autoridades constituídas da comunidade, através de ofício, que a Diretoria do seu Clube mudou e que você é o novo Presidente.

            - Você deve ter nomeado as comissões exigidas pela Associação Internacional. Tome cuidado para que todos os associados integrem pelo menos uma comissão.

            - Distribua aos seus Diretores e Presidentes de comissões os folhetos que contém os seus deveres e atribuições, juntamente com um exemplar do Estatuto e do Regimento Interno do Clube.

            - Solicite que seu Secretário providencie e distribua a todos os associados uma relação com os nomes, endereços e data dos aniversários de todos os Leões e Domadoras, caso não tenha sito impressa a nominata do Clube.

            - Faça com que seu Clube compareça às reuniões do Comitê Assessor da sua Divisão, no mínimo com sua Diretoria completa. Seu Clube deverá comparecer também, com a maior delegação possível, às Reuniões Distritais, Convenções, Foruns, Seminários, visitas oficiais do Governador de Distrito e reuniões inter-Clubes.

            - Faça com que seu Clube participe integralmente da vida da sua comunidade, sentindo os problemas, organizando campanhas e comemorando as datas e os fatos com ela relacionados.

            - Lembre-se que, desde que seu Clube goze de bom conceito na comunidade, jamais haverá dificuldade em conseguir novos associados para seus quadros.

            - Promova a publicação de um boletim informativo, para divulgação das suas realizações na comunidade e, também, servir para intercâmbio leonístico.

            - Solicite que a Comissão de Finanças providencie a elaboração de um orçamento administrativo semestral, para que o mesmo seja previamente aprovado pela assembleia.

            - Determine ao seu Tesoureiro o pagamento, dentro dos prazos previstos, das cotas devidas à Associação Internacional e ao Distrito, além das taxas da Mútua Leonística, a fim de manter seu Clube no pleno gozo dos seus direitos.

            - Alerte seu Secretário para que envie o Informe Mensal de Atividades imediatamente após a última assembleia do mês.

            Estou me permitindo encaminhar esta mensagem unicamente com o objetivo de colaborar, pois, SERVINDO COM PARTICIPAÇÃO, estamos todos colaborando para que o movimento leonístico mantenha sempre acesa a chama do ideal a que nos propusemos.

            Presidente, este é o seu ano! Viva-o intensamente!

 

Comentários  

0 #2 Vicente de Paula San 06-07-2016 18:11
Muito oportuna e esclarecedora as informações.
Vicente- Secretario Lions Clube de Miguelopolis.
Citar
0 #1 Marco A. Maciel 06-07-2016 15:22
Agradeço as importantes considerações. Vamos em frente, nessa nova oportunidade de realizarmos o bem comum. Abraços a todos.

Marco A. Maciel
Presidente
LC Orlândia, SP.
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3º RGD 3 e 4 Fev/18 

Auriflama-SP 03 e 04 Fevereiro 2018
7
7
2
2

Usuários Online 

Temos 93 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

899607
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
2705
843
6826
807052
38300
64512
899607

Seu IP: 54.225.16.10
22-11-2017 22:13

Curtir No FaceBook 

Scroll to top