Preparo de Lideranças Leonísticas

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

A Associação Internacional de Lions Clubes tem demonstrado, há muito tempo, através de medidas palpáveis, um louvável e acentuado interesse na preparação das suas lideranças leonísticas. Vejam o exemplo da GLT.

Sendo o Lions uma entidade que congrega homens e mulheres em Clubes de Serviço, sentem nossos dirigentes a necessidade de preparar lideranças com a finalidade de direcioná-los aos objetivos a que nosso movimento se propõe.

Existem muitas razões pelas quais as pessoas entram para o Lions: é o desejo de servir, de trabalhar por seus semelhantes usando seu prestígio, sua força de trabalho e sua inteligência em prol de causas e atividades emergenciais. São homens e mulheres que, além do trabalho humanitário e social, desfrutam da amizade e do companheirismo. Sabem que pertencer ao Lions é acreditar numa causa e necessariamente batalhar por ela.

Leonismo não é força bruta nem trabalho braçal, mas sim um desafio à inteligência humana, que, independendo da idade, mas baseando-se nas experiências de vida, deve propor soluções, encontrar caminhos para, no final, dar as mãos àqueles que tanto necessitam de nós.

Participando e permanecendo no Lions nós precisamos, paralelamente, desenvolver nossas habilidades de liderança, pois somente assim estaremos aptos a valorizar nosso movimento e atingir os objetivos que nos foram propostos quando do nosso ingresso. E para desenvolver nossas habilidades precisamos estar dispostos a aprender. Esta é a ênfase que vem sendo dada pelos nossos dirigentes para desenvolvimento dos nossos recursos humanos e treinamento das lideranças.

Uma das grandes oportunidades que o Lions nos oferece, além do serviço desinteressado àqueles que mais necessitam, é a vivência da amizade e do companheirismo. E nós somos aceitos no Lions porque preenchemos alguns requisitos de qualidade, como, por exemplo, a aptidão, a sociabilidade e a idoneidade. Atrelado a isso, dependendo da nossa vontade de aprender, não será difícil afirmar que cada um de nós pode ser lapidado e se tornar um LIDER LEÃO.

Tal assertiva não significa dizer que o Leão ou a Domadora que se predisponha a aprender, para desenvolver seu potencial de liderança, seja melhor que qualquer outro. Será apenas diferente! Todos somos Leões e Domadoras comuns, só que existem os “mais comuns”. Isso nos traz responsabilidade e é uma realidade. A vontade de aprender aqui mencionada significa o descobrimento da necessidade de se motivar para o verdadeiro sentido da filosofia leonística. E esta certamente é conseguida com a participação em treinamento de recursos humanos de que dispomos.

A incrementação dessa atividade precisa e deve ser total.

Homens e mulheres voluntariam-se nos Lions Clubes por um ou mais desses três motivos: a) precisam de companheirismo; b) precisam sentir que realizam algo; c) precisam ocupar uma posição de influência. Geralmente uma dessas necessidades dominará a motivação básica da pessoa ser e continuar a ser Leão. Se cada um, participando, por exemplo, de determinado seminário, puder estabelecer sua motivação básica e relacioná-la com os objetivos e estratégias do treinamento que é realizado, poderá se comprometer com o grupo e aprender a aplicar no leonismo aquilo que foi aprendido.

Aprendemos na teoria da “Hierarquia das Necessidades Humanas”, de Maslow, a definição de que todo ser humano tem grande necessidade de “fazer parte de um grupo de auto-estima e de auto-realização”. É verdade que ninguém consegue satisfazer completamente estas necessidades, embora todos continuem tentando. Se um Leão ou uma Domadora tiver consciência da sua necessidade de treinamento, certamente estará com motivação de aprender a fim de satisfazer suas necessidades. Muito raramente um CL, uma CaL ou uma DM sabe que conhecimento, compreensão, habilidade ou atitude deseja adquirir ou qual é a lacuna entre o que sabe agora e o que deveria saber. Essa lacuna é demonstrada durante a realização de um seminário de treinamento de recursos humanos ou preparação de lideranças, onde cada um descobre por si só qual é a sua necessidade no leonismo.

Os seminários de recursos humanos, ou treinamento de liderança, somente alcançarão sucesso se cada Leão e cada Domadora desejar aprender aquilo que é oferecido. A motivação é gerada pelo próprio elemento humano. Não basta, igualmente, apenas um interesse superficial; é preciso ter o desejo de participar. Ter ou não ter, esta é a questão!

Regularmente, durante o ano leonístico, temos notícias sobre a realização de seminários de treinamento, aperfeiçoamento ou reciclagem leonística. Tais eventos são coordenador por dirigentes altamente capazes, abertos a todos e à disposição para atender às necessidades dos Clubes e seus associados. É de fundamental importância que Leões e Domadoras participem desses eventos.

Você, Companheiro Leão dirigente, é o elemento primordial para o incentivo que deve dado aos novos associados do seu Clube, para que aprimorem seus conhecimentos e sejam estimulados a manter viva a chama leonística dentro de suas vidas.   Divulgue o assunto. Discuta-o nas reuniões e assembleias do seu Clube. Incentive a participação. Apresente sugestões aos coordenadores de seminários. Pense grande. Você é o combustível que impulsionará a necessária reativação do leonismo brasileiro.

Ao Companheiro Leão, Companheira Leão ou Domadora que eventualmente tomar conhecimento das observações desta mensagem, rogamos que não espere ser convidado para o próximo seminário ou curso de treinamento. Ofereça-se para participar e demonstre, com isso, que você é uma célula viva e participativa do nosso ideal pelo serviço desinteressado.

 

Comentários  

0 #1 DG TATÃO 15-12-2016 11:00
BELÍSSIMA MATÉRIA PDG.
PARABÉNS
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

3º RGD 3 e 4 Fev/18 

Auriflama-SP 03 e 04 Fevereiro 2018
7
7
2
2

Usuários Online 

Temos 83 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

899597
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
2695
843
6816
807052
38290
64512
899597

Seu IP: 54.225.16.10
22-11-2017 22:13

Curtir No FaceBook 

Scroll to top