Estimado DG MJF Glauber Gomes da Silva,

         A propósito da Assessoria do Concurso de Boletim Leonístico – Ano Leonístico 2022/2023, cumpre-me relatar o seguinte, a respeito do trabalho realizado, até a presente data.

         Convidado que fui para assumir tão honroso cargo e coordenar o 1º Concurso Distrital de Publicações Leonísticas – LC-6, procurei informar-me junto a outros Distritos do Múltiplo LC, sobre experiências e resultados alcançados nessa atividade. Encontrei guarida no Distrito LC-12, onde obtive informações sobre Regulamento, premiações e critérios adotados para diferentes modalidades, ou seja, Boletins Mensais, Bimestrais e Trimestrais.

         Munido dos elementos enviados pela Assessoria daquele Distrito e com base na experiência adquirida durante mais de 20 anos como Editor de Publicações Leonísticas, elaborei o Regulamento para o Concurso e submeti à apreciação dessa governadoria, o qual foi aprovado “Ipsis litteris” e devidamente instituído, conforme Resolução Nº 014-2021/2022, de 18 de agosto de 2021.

         Oficializado o Concurso, foi dada a devida divulgação aos Clubes do Distrito, inclusive durante a 2ª. Reunião do Conselho Distrital, realizada de forma híbrida, em Mirassol, no dia 14 de novembro de 2021. Nesse evento, tive a oportunidade de falar sobre a importância do Boletim Leonístico, através do qual temos a oportunidade de mostrar à comunidade, à imprensa, às associações e órgãos públicos, ao comércio e à indústria, o que somos, o que fazemos e para quê existimos. Enfatizei inclusive que o Boletim pode ser considerado como a memória do Clube.

         Não obstante o relato acima, informo que apenas duas Publicações Leonísticas foram inscritas – o Boletim “A Voz do Leão”, do Lions Clube de Ribeirão Preto-Centro, que não faz jus a premiações, conforme previsto no Parágrafo Primeiro do Artigo 1º do Regulamento, e o “Leão de Brodowski”, do Lions Clube de Brodowski, que certamente receberá a sua premiação.

        

Conclusão – “Poucas coisas são tão excitantes, ou tão importantes, como as novidades. Há notícias sendo produzidas a todo o tempo e em todos os lugares do mundo. Mas as notícias que nos chamam a atenção são as mais próximas de nós, principalmente se forem ligadas às pessoas de nosso relacionamento, aos lugares de nossa convivência”.

“A comunicação se transformou em fator determinante para o sucesso de um empreendimento. Divulgar, criar uma imagem de excelência e fazê-la circular junto ao seu público, representam os principais desafios quando se fala em comunicação. Busca-se, a todo instante, meios mais eficientes de atingir o público”.

“Se você deseja chamar a atenção de alguém, o primeiro passo é certamente divulgar os acontecimentos. Todo mundo gosta de saber o que está acontecendo”.

         Ao finalizar, quero expressar os meus agradecimentos pela confiança que me foi conferida, para exercer a função de Assessor do Concurso de Boletim Leonístico.

Faço votos para que essa atividade tenha continuidade no distrito. Os primeiros passos foram dados, porém, é preciso que haja um esforço maior por parte de nossos Clubes. Que valorizem essa atividade e que reúnam condições para editarem o Boletim Informativo, uma das principais ferramentas inerentes à divulgação do Movimento Leonístico.

Ribeirão Preto, 16 de março de 2022

MJF João Rodini Luiz

Assessor do Concurso de Boletim Leonístico

Da Assessoria Distrital de Instrução Leonística

 

Assunto: RELATÓRIO DE ATIVIDADES

 

 

         Estimado Companheiro Governador,

 

         Em atenção à sua solicitação formulada no dia de ontem, dirigida a todos os Assessores, estamos lhe fornecendo o resultado das atividades desenvolvidas por esta Assessoria durante o presente ano leonístico de 2021/2022, de 22 de julho de 2021 até o dia de ontem.

 

                OBJETIVOS DA INSTRUÇÃO LEONÍSTICA:

 

              A instrução leonística reveste-se de fundamental importância para as nossas atividades, por ter a finalidade de transmitir conhecimentos e levar orientação sobre nosso movimento aos interessados. Ela é a busca do saber acerca da filosofia e das normas do leonismo. É a forma mais objetiva e eficiente que se encontrou para transmissão da nossa doutrina.

 

                A instrução leonística tem por objetivo fazer com que os associados de um Lions Clube sejam instados à prática do serviço desinteressado, à defesa dos interesses comunitários, ao incentivo aos princípios do bom governo e da boa cidadania, à união dos Clubes pelos laços da amizade e do bom companheirismo, bem como ao fomento de um espírito de compreensão entre os povos da terra.

 

                Pelos benefícios advindos para a prática do leonismo, a instrução leonística deve ser adotada em todas as assembleias de um Lions Clube, de forma paulatina, pois é sabido que a apreensão do conhecimento não ocorre de um relance, da noite para o dia.

 

                Dada sua importância, a instrução leonística não pode ser tratada de qualquer maneira, sem preparação cuidadosa, a começar pela escolha do tema a ser abordado, que deve ser importante, oportuno e adequado para a plateia ouvinte, cuja finalidade pode ser de natureza informática ou motivacional.

 

                Outro ponto benéfico da instrução leonística é que ela é útil não somente para os ouvintes, mas, também, para a pessoa que a preparou e escreveu e fará sua apresentação. Lembremo-nos sempre que Cora Coralina, ao refletir sobre a correlação entre o saber e a sua transferência, profetizou: “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. ”

 

                Para cumprir sua finalidade real, a instrução leonística não deve ser proferida em forma de discurso, mas sim através de explanação sucinta e voltada para todos, de maneira concisa, sem divagação, fantasia ou devaneio. Deve ser bem apresentada, de forma audível, de modo a despertar atenção e interesse de todos os ouvintes.

 

                Por consideração e respeito ao apresentador e para facilitar o cumprimento da sua missão, deve-se ouvir a instrução leonística com a mesma atenção com que se desejará que façam os ouvintes quando for apresentar a sua. É a maneira mais apropriada e cortês de se proceder, pois, sendo assim, o apresentador terá, por um lado, mais entusiasmo para transmitir seus conhecimentos, e, por outro lado, os ouvintes absorverão melhor o conteúdo que for apresentado.

 

                ATIVIDADES DA ASSESSORIA:

 

                Baseados nos preceitos acima, procuramos repassar aos Clubes e dirigentes leonísticos do Distrito LC-6, durante o presente ano leonístico, desde o início e até o dia de ontem, algumas mensagens novas ou até mesmo já editadas por nós, para desenvolver a prática da instrução leonística em suas respectivas unidades.

 

                Editamos e divulgamos, no período indicado, as seguintes matérias:

 

Mensagem

Número            Data                      Assunto

 

     01         19/07/21                       Atribuições da Assessoria (1 página)

     02        22/07/21                      Objetivos da Instrução leonística (2 páginas)

     03         26/07/21                      Mensagem ao Presidente do Clube que assume (3 páginas)

     04         29/07/21                      Mensagem ao Presidente do Clube que deixa o cargo (3 paginas)

     05         02/08/21                      Como preparar, organizar e dirigir uma assembleia (4 páginas)

     06         05/08/21                      Mapa genealógico do nosso Distrito (4 páginas)

     07         09/08/21                      Sugestão de protocolo para a visita do Governador (4 páginas)

     08         12/08/21                      Precedência para festiva de visita do Governador (2 páginas)

     09         16/08/21                      Como solucionar rapidamente os problemas do Clube (2 páginas)

     10         19/08/21                      Uma reflexão para a vista do Governador ao Clube (2 páginas)

     11         23/08/21                      Leonísmo: definições (3 páginas)

     12        26/08/21                      A origem do acróstico “Lions” no Brasil (3 páginas)

     13         30/08/21                      Setembro, Mês da Domadora e da Mulher no Leonísmo (2 págs.)

     14         02/09/21                      Mês da Revista Lion (2 páginas)

     15         06/09/21                      O que se lê primeiro? Os Propósitos ou o Código de Ética (2 págs.)

     16         09/09/21                      Questionamentos sobre associados do Lions (2 páginas)

     17         13/09/21                      Qual o seu QI em leonismo (7 páginas)

     18         20/09/21                      Documentos da filosofia leonística (3 páginas)

     19         23/09/21                      Vocês conhecem o Conselho de Ex-Governadores (4 páginas)

     20         27/09/21                      Nenhum Clube do Distrito possui “Obelisco” (2 páginas)

     21         30/09/21                      Dia Mundial do Serviço Leonístico (2 páginas)

     22         04/10/21                      Ato da cerimônia de posse de novos associados (3 páginas)

     23         07/10/21                      Atuação do Mestre de Cerimônia nas solenidades (2 páginas)

     24         11/10/21                      O comportamento em nossas assembleias festivas (3 páginas)

     25         14/10/21                      Lamento e choro do protocolo leonístico (4 páginas)

     26         18/10/21                      Algumas “dicas” para o protocolo leonístico (3 páginas)

     27         21/10/21                      Estamos nos preparando para o funeral do protocolo (2 páginas)

     28         25/10/21                      Conceitos sobre as práticas em uma Convenção Distrital 2 págs.)

     29         28/10/21                      O valor da família (2 páginas)

     30         01/11/21                      A edificação do leonismo (3 páginas)

     31         04/11/21                      O movimento leonístico e o sentido de liderança (2 páginas)

     32         08/11/21                      São os enfermos que precisam de médicos... (2 páginas)

     33         11/11/21                      Responsabilidade em ser Leão (2 páginas)

     34         15/11/21                      Programa “Companheiro de Melvin Jones” (3 páginas)

     35         18/11/21                      Siglas leonísticas e abreviaturas institucionais (2 páginas)

     36         22/11/21                      Filosofia leonística (3 páginas)

     37         25/11/21                       Empurre sua vaquinha... (2 páginas)

     38         29/11/21                      O Lions e a comunidade (4 páginas)

     39         02/12/21                      Histórico resumido da criação do Leo Clube (2 páginas)

     40         06/12/21                      Comprometimento com o Lions (2 páginas)

     41         09/12/21                     Os associados do Lions que são faltosos (2 páginas)

     42         13/12/21                      Companheirismo (2 páginas)

     43         16/12/21                      “Faça seu semelhante sentir-se necessário” (2 páginas)

     44         20/12/21                      Reflexões para o Natal (2 páginas)

     45         23/12/21                      Se um espinho me fere, afasto-me do espinho ... (2 páginas)

     46         27/12/21                      Convenções e Reuniões Distritais (4 páginas)

     47         30/12/21                      Ainda existem dúvidas: “Juvenil” ou “Varonil” (2 páginas)

     48         03/01/22                      A necessidade de revigorar o fortalecimento dos Clubes (2 págs.)

     49         10/01/22                      O Lions e a sustentabilidade (3 páginas)

     50         17/01/22                      Considerações sobre o “Prêmio de Frequência Perfeita” (2 págs.)

     51         24/01/22                      Carta da Governadoria do Distrito â comunidade (2 páginas)

     52         31/01/22                      Fevereiro – Mês dos Ex-Governadores (2 páginas)

     53         07/02/22                      Análises salutares (2 páginas)

     54         14/02/22                      O verdadeiro Leão veio para servir, não para ser servido (2 págs.)

     55         21/02/22                      Sonhar e acreditar sempre (2 páginas)

     56         01/03/22                      08 de Março – Dia Internacional da Mulher (2 páginas)

 

                Além das 56 mensagens acima, esta Assessoria preparou, editou e distribuiu aos dirigentes outras quatro mensagens especiais:

 

                     02/08/21     Dia dos Pais (2 páginas)

                         20/01/22    Há motivos para comemorar? (3 páginas)

                         27/01/22    O Leão, além de servir, também precisa de passatempo (4 págs.)

                         17/02/22    Datas de fundação dos Lions Clubes do LC-6 (2 páginas)              

 

                As mensagens relacionadas nesta prestação de contas, depois de preparadas e editadas pela Assessoria, foram enviadas, através de e.mais, no mesmo dia das suas edições, para todos os dirigentes leonísticos do Distrito LC-6 (Ex-Governadores, Vice-Governadores, Presidentes de Clubes, Assessores Distritais, Presidentes de Divisão, Diretores de Clubes, Leos e Conselheiros-Leo), além de alguns dirigentes dos Distritos Múltiplos do Brasil que se interessam pelo assunto. De cada edição, portanto, foram enviados cerca de 750 e.mails. Dessa forma, com a distribuição das 60 mensagens acima especificadas, do início da sua gestão até o dia de hoje, foram expedidos cerca da 45.000 e.mails.

 

                Apesar do estimado Governador ter solicitado esta prestação de contas com alguma antecedência, para a finalidade que justificou, desejamos afirmar que vamos continuar desenvolvendo a missão que nos foi confiada até 30 de junho de 2022, data do encerramento do ano leonístico 2021/2022.

 

                Sempre à disposição, e com a mesma vontade de servir até que o bom Deus assim permitir.

 

                Leonisticamente,

 

 

                                                                            PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

                                                                             Assessor Distrital de Instrução Leonística

DG MJF Glauber Gomes da Silva,

Com relação ao vosso pedido de prestação de serviços nas assessorias deste AL, informo o seguinte :

ASSESSOR DE CONCURSO DE EFICIENCIA

No inicio do Ano, foi enviado a todos os clubes e publicado também no site do LC-6, o regulamento oficial, onde as atividades serão separadas pelas metas de trabalho propostas por Lions Internacional e pelo Distrito : FOME – MEIO AMBIENTE – DIABETES – CANCER INFANTIL – VISÃO e maior numero de atividades reportadas. Por ser cadastrado através de Lions Internacional, todos os clubes estarão participando. Também, a titulo de lembrança, tenho enviado através do whatsaap e e-mail o regulamento, solicitando o máximo de empenho dos irmãos secretários para reportarem suas atividades através do MYLCI.

ASSESSOR DO BOLETIM INFORMATIVO DA GOVERNADORIA E ASSESSOR DA REVISTA LION SUDESTE

O Boletim Informativo da Governadoria (BIG) foi editado virtualmente e impresso nas 3 distritais realizadas, sendo entregue tanto pessoalmente, como pelo correio, a todos os clubes e assessores diretos. As matérias são pedidas aos: Governador, Vice Governadores, Coordenador Geral, Mutua, LCIF e outros, bem como é solicitado aos clubes, atividades relevantes para que também sejam publicados.

Para a revista LION SUDENTE também temos enviado regularmente tudo que é solicitado pela editoria da revista, sendo que em todas as edições foram publicadas matérias referentes ao Distrito LC-6.

No site do Distrito LC-6, tenho colocado diariamente as atividades dos clubes que chegam ao meu conhecimento, bem como outras matérias que sejam de interesse leonístico.

PRESIDENTE DE DIVISÃO D-3

Cargo assumido em novembro de 2.021, no primeiro comitê assessor, realizado em Ribeirão Preto.

Posteriormente, fizemos virtualmente o segundo comitê em novembro de forma virtual, e estamos marcando o terceiro para este mês, também virtual, dado à impossibilidade por vários motivos, de ser presencial.

Em todos os meses, tenho entrado em contato com os secretários de clubes para que atendam sempre em dia, as obrigações para com o distrito e Lions Internacional.

Com relação ao fechamento do LIONS CLUBE DE CAJURU, falamos com o CL LUIS FELIPE, tentando em solução para impedir esta decisão, o que não conseguimos. Foi pedido a devolução do sino, do martelo e da carta constitutiva, o que foi feito e enviado diretamente à Governadoria. Quanto à sede do clube, conseguimos a informação que está sendo tomado as providências, para que o patrimônio seja doado ao Hospital Local.

No mais, acredito que, dentro de minhas possibilidades, tenho tentado fazer o que é possível para que nestas assessorias por mim assumidas, estejam sempre em dia.

Um grande abraço, e vamos continuar a missão de SEMEAR CONHECIMENTOS e COLHER SERVIÇOS.

PMJF ANTÔNIO DOUGLAS ZAPOLLA / DM TARCILIA

Lions Cube de Brodowski

Relatório de atividades AL 2021/2022

Primeiramente Iniciei os trabalhos de minha pasta procurando entender as tarefas a serem realizadas e participando de algumas atividades via “ Call ” com o grupo da “Lions Latino América”, onde pude entender e dar um norte na minha tarefa.

Lançamento da primeira atividade que foi no mês de novembro de 2021, mês em que temos o dia Mundial da conscientização e prevenção do Diabetes, procurando envolver todos os clubes do Distrito LC6, através de incentivos, elogios e desafios lançados para os companheiros. Tivemos a adesão de 12 clubes com atividades especificas no tema Diabetes, e todos serão reconhecidos com um certificado de participação e squeezes de água. Esta atividade teve a participação do CL Fernando lançando em conjunto o desafio da pasta GST.

Durante o ano continuei participando de algumas atividades junto ao Lions Latino América através de Calls.

Acompanhamento e reconhecimento de clubes do distrito que foram divulgando suas atividades da pasta da Diabetes durante outros períodos, e que também serão reconhecidos através de certificados.

Lançamento agora em março da segunda campanha e desafio novamente com o CL Fernando na pasta GST para que os CCLL levem a S.J. da barra doações de Adoçantes e Gelatinas Diet que serão destinados aos clubes que tem ações específicas para a Diabetes.

Ainda dentro da Convenção em S.J. da Barra estou trabalhando com o CL Elias para viabilizar uma tenda na entrada do evento onde faremos a medição de glicemia e aferição de pressão de todos os CCLL que desejarem. O Intuito é que a pasta participe “In Loco” junto aos companheiros demonstrando a importância desta causa global, e incentivando que outras pastas possam participar futuramente da mesma forma em outras reuniões do Distrito LC6.

MJF Mauro Luis Bernardino

Assessor de Combate e Conscientização Acerca da Diabetes

Próximo Evento 

EDPL 2021/2022 Escola de Dirigentes e Preparação de Líderes 06 a 10 de Junho de 2022
1
1
3
3
0
0
6
6
4
4
2
2
3
3
6
6

Usuários Online 

Temos 114 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

6984475
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
3183
6372
15108
6846625
144461
191359
6984475

Seu IP: 35.170.82.159
24-05-2022 12:17

Curtir No FaceBook 

Scroll to top