-
Publicado: 02 Outubro 2025
HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DO LIONS CLUBE DE ICÉM
Aconteceu assim: Durante um animado bate-papo bem aperitivado, um grupo de cidadãos amigos, admiradores e também filhos de nossa cidade, reunidos no "sobrado", residência do mui saudoso João Ribeiro da Silveira, surgiu a feliz ideia da fundação do nosso Clube de serviço.
Nesse dia que ficara marcado na história de Icém, com este grupo de cidadãos beneméritos futurosos, então hoje Leões do novel clube, o ideal lançado tomou pé firme, hoje para satisfação da Família Leonística, dos atuais associados, e porque não dizer também a alegria de Icém?
O ideal daquele grupo caracterizou-se com pensamento de Benemerência, pretendendo uma forma de ser útil à comunidade em que viviam. Naqueles idos dias, já marchando para uma dezena de anos, conosco convivia Bacharel Mário Domingos Gentili, que exercia na vida icemense o cargo de Delegado de Polícia, cidadão jovem, correto, culto e humano, foi o idealizador lançado para todos nós a ideia da fundação de um Lions Clube, tendo acolhedora aceitação pelo grupo, nas pessoas respeitáveis, benquistas do inesquecível João Ribeiro, de Alcides Campo, Antônio de Oliveira, Demerval Ribeiro Borges, José Maria Rodrigues Batata, Anelito V. da Silva, Antônio Galdino de Oliveira, Francisco M Saens F., Romeu Waldemar Mancini, do saudoso Floriano Peixoto de Andrade, ainda de muitos outros como Bartolomeu Andrade Silva, Isidro J. Barbosa, Olímpio da Silveira, Dr. Geraldo Leonel Gomes, Otávio M Souza, todos cidadãos de coração abertos para as causas boas e justas e assim para o bem estar da comunidade onde vivem.
O ideal do grupo nesta reunião informal teve origem no dia 21 de junho de 1969, e não f icou somente no bate papo e "caipirinhas", teve efetivamente vigor e impulsionado tomou rumo certo, tornando-se uma realidade que todos nós conhecemos, o nosso modesto Clube de serviço, que é o LIONS CLUBE DE ICEM, fundado em 21 de junho de 1969.
O grupo idealizador da fundação do Lions de Icém, recebeu um telefonema e horas mais tarde, a valiosa cooperação do LIONS CLUBE CENTRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, que se tornou o nosso Clube Paraninfo, com as presenças dos CCLL. Elaudio Arroyo Martins, Olavo J. Vanselli e Raymundo R. Cavalcante (Falecido), todos membros do LC. Centro.
Esses Companheiros foram recebidos e recepcionados no salão de festas da A.A.lcém, onde em seguida deu-se a reunião preparatória para os trabalhos da Assembléia. Por aclamação dos presentes, então em número de 28 (vinte e oito), foi eleito para presidir os trabalhos o CL. Eladio Arroyo Martins, na ocasião Governador do Distrito L-17.
Este aceitando a incumbência para o cerimonial, deu início à reunião, convidando o cidadão Demerval Ribeiro Borges para secretariar os trabalhos, e o CL Olavo J. Vanselli para fazer uma explanação sobre o "LIONS CLUBE", o qual foi muito feliz em sua palestra, dando um real conhecimento aos presentes do funcionamento deste clube internacional. Lembra-nos muito bem uma das frases do CL. Olavo; "Fica bem claro, todo aquele que desejar ser um Companheiro Leão, quer fazendo parte do Lions de Icém ou de outra comunidade onde vive será para trabalhar, servir com desprendimento as causas da sua comunidade e também do mundo, além disso é necessário que preencha as formalidades estatutárias do Lions Clube", a seguir o estatuto foi lido, sendo o CL aplaudido entusiasmadamente.
Com este resultado eufórico, o Governador CL Eladio, declarou que estava efetivamente constituído o Lions Clube de Icém e que o mesmo logo teria a sua "CARTA CONSTITUTIVA", ao finalizar sua declaração foi calorosamente aplaudido, em seguida solicitou aos presentes para que se procedesse a eleição da Diretoria do novel Clube para o Ano Leonístico 69/70.
CL. SIMPLICIANO RIBEIRO DA SILVEIRA.
-
Acessos: 36