-
Categoria pai: ROOT
-
Categoria: Instruções Leonísticas
-
Publicado: 08 Outubro 2015
Como todos nós sabemos amizade é o “sentimento fiel de afeição, estima ou ternura entre pessoas. É apreço e companheirismo”.
Ser amigo é respeitar as opiniões uns dos outros. Não podemos confundir AMIZADE com cumplicidade, incondicionalidade e submissão.
Nas relações de cumplicidade espera-se sempre palavras de concordância. Negamos uns aos outros o direito de dizer o que é necessário. Dizemos o que o outro deseja e não o que precisa ouvir. Associamos erroneamente concordância à amizade, como se aqueles que concordam conosco fossem afetuosos e os que discordam fossem hostis. Aquele que sempre concorda conosco, ou está agindo em submissão ou é um inimigo velado que deseja que nos afoguemos na nossa própria vaidade. Os cúmplices exigem fidelidade em detrimento de valores e princípios. Entre amigos, valoriza-se a lealdade e não a fidelidade. É comum sentirem-se traídos quando não conseguem manipular os outros e associam discordância à inimizade.
Mas, ao contrário disso entre amigos a transparência garante o direito e o dever de dizer e ouvir o verdadeiro e não o que é agradável. Resgatar a compreensão sobre amizade é fundamental para construirmos vínculos mais saudáveis, que propiciem o desenvolvimento de cada um de nós.
Assim, companheiros eu não podia deixar de ir ao nosso Código de Ética. A amizade está lá no quinto parágrafo: “Praticar a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá”.
Este pensamento posto em ação, toma o homem um líder real, um grande homem, porque o torna suficientemente elevado para resolver, em questões éticas, todas as dúvidas contra si mesmo.
A AMIZADE também faz parte dos OBJETIVOS DOS LIONS CLUBE. Está ela inserida no quarto parágrafo: “Unir os clube com laço de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca”.
Este objetivo se refere às relações pessoais entre sócios. Aqui está a base de um Lions Clube. Deve haver compreensão mútua, bom companheirismo, entre os sócios de um Lions Clube, de modo a que possa funcionar prosperamente.
Enfim, devemos sempre ter em mente que enquanto a verdadeira amizade consolida e enaltece o bom companheirismo, o egocentrismo o destrói e desestabiliza o relacionamento entre os que se igualam no propósito de bem servir. Façamos a nossa parte: vamos servir com Amizade e Companheirismo.
CL MÁRCIO ROBERTO KIMURA
Lions Clube de Auriflama
Coordenador da Divisão A1 do Distrito LC-6
AL 2015/2016
-
Acessos: 4512








