Nós precisamos falar sobre Cuidados Paliativos...

LAGASSI1 2

‘’Descobri que Cuidados Paliativos não era sobre morrer, era sobre como eu queria viver até lá. E esse lá pode ser um mês, dois anos, cinco anos, 10 anos. Quem sabe?’’ Ana Michelle Soares, 35 anos, descobriu câncer de mama metastático, sem cura.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) ‘’Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais’’, mas, além disso, afirmar que amor, cuidado, carinho, compaixão, empatia, acolhimento e suporte, são remédios fundamentais na abordagem paliativa.

Por isso, quando ouvirem, não há mais nada a se fazer, lembre-se de mim e entendam, que mesmo quando não há nada para fazer, tem muito a ser feito ainda. E parte disto engloba essa campanha maravilhosa (autorizado pelo setor).

Durante a minha atuação como residente multiprofissional no setor de cuidados paliativos observei às dificuldades quanto à falta de produtos higiênicos, iniciando a arrecadação dos mesmos (shampoo, condicionador, sabonete líquido, talco, hidratante, entre outros). Aproveito o momento para ressaltar a importância das doações para o setor, pois este se mantém de tal maneira.

Devido à falta de conhecimento por parte da população sobre a existência e o significado dos cuidados, imaginei que teríamos sim as arrecadações, mas em menor proporção. No entanto, fui surpreendida por tamanha empatia de todos que ajudaram. Mais de cem seres humanos iluminados se sensibilizaram com a causa e realizaram suas colaborações. Pessoas que não conhecia, pessoas com poder aquisitivo, pessoas que dentro do seu orçamento conseguiu arrumar um valor e ajudar.

Agradecer em especial a população de Guaira que não mediram esforços em ajudar, agradecer meus amigos, meus familiares, agradecer em especial a DEUS.

Neste momento, as palavras seriam poucas para agradecer tanto carinho e cuidado, reafirmo que vocês fizeram/fazem a diferença. Meu muito obrigado, por acreditarem e confiarem no meu trabalho, que Deus os abençoe e retribua em dobro, principalmente o amor, carinho e a compaixão ao próximo.

Hoje, dia 16/04/2021 – dia da entrega, acordei com o coração em paz, com os olhas inchados de tanto chorar (de felicidade, risos) e com a certeza de que estou no lugar e na profissão certa.

Todo essa sensibilização em ajudar ao próximo são frutos dos anos que puder ser LEO e frequentar o LIONS CLUBE de GUAÍRA, sei o quanto é bom ajudar o próximo e enquanto DEUS me der condição seria mais uma entre milhões que ajudam o próximo.

Mas uma vez, muito obrigada.

Giovana Lagassi

Fisioterapeuta, Residente Multiprofissional no Hospital de Base de São José do Rio Preto.


’Resta quanto tempo? Não sei. O relógio da vida não tem ponteiros. Só se ouve o tique-taque... Só posso dizer ‘Carpe Diem’ – colha o dia como um morango vermelho que cresce à beira do abismo. É o que tento fazer.’’ Rubem Alves

LAGASSI1 1

LAGASSI1 3

Próximo Evento 

3 RGCD em Nhandeara 12/13 Fev PRESENCIAL
6
6
9
9
2
2
2
2
3
3
8
8
2
2
5
5

Usuários Online 

Temos 87 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

5856566
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
3901
5462
45386
5702083
21683
165825
5856566

Seu IP: 54.165.57.161
04-12-2021 15:21

Curtir No FaceBook 

Scroll to top