BELLINI

 

PDG MJF  Gilberto Antônio Marques  Bellini, conhecido por Companheiro Bellini, Dr.Bellini, PDG Bellini , é fundador do LC de Sertãozinho. Nasceu em Cravinhos , no dia 03 de junho de 1937, filho do imigrante italiano Sr. Ângelo Bellini e de  sua esposa  D.( Maria da) Glória  Marques Bellini 

Sua Infância simples de um garoto pobre de interior transcorreu entre folguedos e dificuldades A infância e parte da adolescência ele as viveu em Cravinhos onde cursou o Grupo Escolar “João Nogueira” e o Ginásio  Municipal de Cravinhos. Estudioso e já alimentando o sonho de ser médico, viajava diariamente para Ribeirão Preto para cursar o cientifico no Ginásio do Estado, hoje Instituto de Educação Otoniel Mota. Ao final do Curso conheceu aquela que um dia seria sua esposa e companheira, que, morando em Sertãozinho, passou a estudar naquele mesmo colégio

Chegou o momento de realizar o seu sonho: ingressar na Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto.

Apesar de receber o apoio dos pais, precisava trabalhar para sustentar –se. Deu aulas  de datilografia , inclusive no Centro Operário de Ribeirão Preto e como seu curso era integral , trabalhava à noite, no jornal “Diário de Notícias “ de Ribeirão, ligado à Arquidiocese de Ribeirão Preto, das 20 h às  2h da manhã . Ali exerceu diversas funções, foi responsável por treinar e orientar os correspondentes da região, repórter e chegou a redator chefe do Jornal. Sempre gostou de escrever, foi colaborador e responsável pelo jornal do Diretório Acadêmico da Faculdade). Até hoje colabora com os dois jornais de Sertãozinho. Pertence à   Academia Sertanezina  de Letras. Trabalhou também como jornalista radiofônico e fez parte do grupo fundadores do Clube de Fotografia de Ribeirão Preto). Estávamos no ano de 1964 e Bellini de profunda formação católica, foi Mariano, pertenceu à JEC  (Juventude Estudantil  Católica), JIC (Juventude Independente Católica), JOC ( Juventude Operária Católica ) e JUC ( Juventude Universitária Católica ).

   O Papa João XXIII lançou a encíclica “Mater Et Magistra “. , que versava sobre justiça social, e Bellini entregou se á defesa  das classes menos favorecidas  em seus escritos e palavras.

Isto desgostou a muitos e quando o jornal foi fechado, o jovem estudante de medicina foi detido injustamente, por ser o Redator Chefe.   

Cursava o último ano da faculdade e quase viu sua formatura comprometida, não fora a compreensão do prof. de Anestesiologia  que  se ofereceu  a conceder -lhe a  possibilidade de fazer o estágio de Anestesiologia  nos finais de semana.

Jornalista sempre até hoje escreve crônicas e artigos 

  Enfim, o sonho realizado Orgulhosamente formado na conceituada Faculdade de Medicina da Usp de Ribeirão Preto. Tornou _se especialista em Obstetrícia e Ginecologia, em Anestesiologia . Obteve a especialidade em Radiologia . Mais tarde cursou especialização em Oncologia e Radioterapia no Hospital do Câncer “A . C. CAMARGO” em São Paulo.  E foi convidado para trabalhar no renomado Instituto “Osvaldo Cruz”. Bellini sempre teve um espírito pioneiro e precursor.

        Na vida profissional, integrou o grupo do Departamento de Oncologia, que nasceu dentro do Departamento de Ginecologia do HC de Ribeirão Preto. Teve o primeiro Serviço de Bomba de Cobalto, fora do HC, que funcionava no Hospital São  Francisco. Com dois colegas fundou o Instituto de Radioterapia e Megavoltagem - IRMEV,e importaram o primeiro acelerador linear a ser instalado fora de um hospital Escola  e os três, juntamente com outros quatro colegas médicos,  fundaram o primeiro Serviço de Radiodiagnóstico  fora das capitais  CEDIRP, ( que também ,em primeira mão  importou um tomógrafo para ser instalado em uma cidade do interior). Ambos  serviços altamente  respeitados e que  existem até hoje. 

       Bellini  foi responsável pela instalação e orientação do Serviço  combate ao câncer “Dr Mário Prata” em Barretos , que deu origem ao Hospital  do Câncer daquela cidade e ao hoje “ Hospital do Amor ” e acumula alguns outros feitos nessa área. Participa da Unimed Ribeirão e da Unimed Sertãozinho desde seu início e do início do Hospital são Lucas.  Criou o Departamento de Ginecologia do Centro Médico de Ribeirão, a cuja diretoria pertenceu por inúmeras gestões Foi convidado para dirigir o Hospital de  anta Casa de Maringá pelo bispo D. Jaime Luiz Coelho, mas preferiu ir para Sertãozinho ,  pois já estava noivo e preferia ir para a terra da amada para ali trabalhar pois a   proximidade lhe permitia permanecer no HC de Ribeirão 

      Em Sertãozinho construiu sua família.  Em 12 de janeiro de 1967 casou –se com Maria Aparecida Ortolan Bellini. Essa  união gerou seis filhos, nasceram cinco ,que são pela ordem Gilberto César, Juliana Maria, Karina Maria, Tatiana Maria e Gustavo César ( todos Ortolan Bellini ) que enfeitaram a vida dos pais com  9 lindos e saudáveis netos. Foram também responsáveis por ajudar na criação de outros três filhos do caseiro que ficara viúvo.     

                                                                                                               - 

            No mesmo ano  de 1967  foi fundador do Lions Clube  de Sertãozinho juntamente com outro Cravinhense ( in memoriam ) Luiz Gonzaga Damião que já residia em Sertãozinho, filho de um leão do intrépido LC de Cravinhos ,  CL Júlio Damião.  

           As reuniões preparatórias para os dezessete (17) já vinham sendo realizadas sob o comando dos queridos leões orientadores, CL Júlio Damião, CL Pedro Fracon e Paulo Fracon (estes irmãos da DM Celeste Fracon Damião,  esposa do Luiz  ). Preferiram esperar o Bellini (que já conheciam, pois eram vizinhos  desde sempre) casar-se para, então,  fundar o novo clube. Bellini e Luiz convidaram 15 respeitáveis empresários e líderes em suas áreas de atuação para constituir o clube. Foram portanto  17 os associados  que se reuniram para constituir o Lions Clube de Sertãozinho  que  foi fundado no dia 14 de fevereiro de 1967 no então Distrito L5, mais tarde,  L17 e atual LC6.

           A entrega da Carta Constitutiva ocorreu no dia 07 de maio de 1967. Desde então dedicou-se com amor as amor às atividades e aos ensinamentos de Lions. Estudou muito, ensinou muito aprendeu muito, realizando sempre ...criou e participou intensamente pelo crescimento da Associação e dos clubes. Fundou alguns clubes e participou da fundação de outros inclusive fora do distrito a que pertencia

Um dos mais marcantes foi um clube em Cuiabá a mais de 1.000 km de distância, juntamente com o maravilhoso Clube de Orlândia que sempre o apoiou muito Sempre foi convidado a dar palestras, interessou-se, e dedicou –se sempre, sem reservas, à  captação e à preparação  de Líderes para enriquecer e solidificar a  ação dos leões na Comunidade         

                     

        Companheiro Bellini  tendo ao seu lado sua domadora, hoje Cal Maria Aparecida -/ Cida (ocupou todos os cargos da Diretoria do Clube e ocupou inúmeros cargos na Governadoria do Distrito e e em 1983 foi eleito Governador do Distrito L-17 ,que abrangia o norte do estado de São Paulo para o AL 83/84.

     Durante sua gestão para participar de reuniões com os demais governadores , havia necessidade de percorrer grandes distâncias ,ora  a reunião era em Manaus , ora em Brasília, ora São Paulo, ora em Camboriú  ,Campinas ou ainda Contagem na Região Metropolitana de Belo Horizonte  No Brasil, havia o chamado Distritão que era composto por 28 distritos espalhados pelo país .

     Os 28 Governadores brasileiros tomaram posse na 66ª.  Convenção   Internacional de Honolulu , no Hawaí, em julho de 1983. Foram momentos inesquecíveis. Bellini. Durante sua gestão não parou de trabalhar, reservou para os finais de semana a visita ás cidades mais distantes, participando de 3 a 4 reuniões da sexta feira á noite até o almoço do domingo, e em cada cidade uma reunião administrativa e uma reunião social . Cida e ele guardam carinhosas lembranças da atenção, gentileza e hospedagem com que eram acolhidos nas casas dos companheiros. Naquele tempo não havia verba para hotel. O casal nunca viajou só. Vários membros doa staff estavam com eles, especialmente o tesoureiro  Isidoro Dias Lopes Pella, o secretário Antônio Fernando Assan  ,o  relações públicas Vagner Figueiredo Leal  ( todos de saudosa memória) e  o assessor de Mútua  Luis Cláudio Mói. Durante sua gestão, o governador Bellini fundou e entregou a Carta Constitutiva aos LLCC  de Nuporanga, Indiaporã e Pradópolis, além do de Cuiabá ,já citado .Foram tantos os feitos, fatos e  ações marcantes durante sua Governadoria que enumerá-los tornaria a leitura exaustiva.

      Três  fatos relevantes que deram origem a outros, multiplicando o número  de beneficiados pelo Lions. Três deles é preciso mencionar Por sua relevância. Vamos a eles.; o  Governador Bellini, como médico Ginecologista e Cancerologista, ao saber  da carência da cidade de   Birigui,  cujo Lions pertencia ao L-19 , responsabilizou-se e conseguiu colaboração  do Departamento de Patologia e Citologia da Faculdade de Medicina  de Ribeirão Preto para desenvolver um trabalho de Prevenção do Câncer Ginecológico  e Fundou com o Lions de lá o Centro de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer Ginecológico “Dr. Gilberto Bellini”, nome escolhido por unanimidade pelos associados do Clube de Birigui, promovendo assim o entrelaçamento dos distritos L-17 e L-19 uma vez que o Lions Clube de Birigui é o Clube- padrinho do Lions Clube de Indiaporã.

      Como fruto desse acontecimento, os queridos clubes de Indiaporã e de Votuporanga também iniciaram a mesma campanha e receberam total e irrestrito apoio do Governador Bellini.                                                                                             

            Uma outra ação implementada pelo governador Bellini juntamente com o Lions Clube de Sertãozinho  e com a expressiva colaboração de seu cunhado Professor foi a Fundação do Banco de  Olhos de Sertãozinho, graças a  seu pedido  a seu cunhado  Professor Dr .Guilherme Ortolan Júnior ( MD),  que trouxe um colega  com o qual trabalhava no WIlls Eyes Hospital em Filadélfia , Peter R. Laibson, MD  para a fundação. O serviço funcionava na Santa Casa de Sertãozinho e durou muitos anos , inclusive com campanhas para inscrever pessoas das comunidades, onde foram realizadas palestras e reuniões para a inscrição de  doadores  de córneas em inúmeras cidades do distrito; O Banco só parou de funcionar porque foi criada  uma lei que   proibia ,  uma vez que só  permitia que funcionassem os Bancos de Olhos que estivessem nas Faculdades de Medicina.                                                                                           

            Merece destaque, outrossim, o trabalho do Governador Bellini que se empenhou e conseguiu que finalmente o querido Distrito L-17 possuísse sua SEDE PERMANENTE , para arquivos e tudo que necessário fosse, e conceituado LC de Taquaritinga cedeu uma sala, telefone e tudo o que fosse necessário para o perfeito funcionamento. 

  Para o AL 83/84 o então DG Bellini escolheu como lema LEONISMO FAMÍLIA SERVINDO A COMUNIDADE cuja mensagem, levada a todos os clubes teve excelente repercussão, pois sempre despertava muito interesse. Um aspecto altamente positivo  reside no fato de que sua mensagem  era o testemunho sincero de alguém que sempre se preocupou em ajudar a todos a  constituir uma família ”construída Sobre a Rocha , “ preparada a para resistir aos ventos ,e tempestades da vida . , tema que o deixa intranquilo  é ver a desestruturação  progressiva da família e dos valores do ser humano.  , haja vista  sua dedicação aos cursos de Preparação  para o Casamento  em Ribeirão Preto ,  Sertãozinho e várias cidades e distritos da região, , ao Encontros de Casais , aos grupos do  Encontro Familiar Cristão  , Encontro de Jovens, Cursilhos de Cristandade ,movimentos esses que com seu pioneirismo e grande amor á família ele trouxe  para Sertãozinho ,ou reavivou alguns que já estavam adormecidos 

     Esse mesmo pioneirismo  que ´é característica importante do Bellini, levou-o a participar da Colresan , Banco de Sangue de Ribeirão , realizando um trabalho intenso de captação de doadores que,  em troca, tinham uma série enorme de exames de sangue realizados e até mesmo a detecção de algumas doenças que, de outro modo, permaneceriam ignoradas, atividade que o levou a conhecer a Maçonaria e depois de muitos e insistentes convites ingressou na Loja “Abolição e  Independência”  de Ribeirão Preto e a fundar a  Loja “Fides et  Labor’ em Sertãozinho .( pertence também  a outras Lojas).                                                                           

  Toda essa beleza de sua vida , seu desempenho profissional, sua dedicação às causas sociais , seu testemunho de homem íntegro , de marido companheiro, pai amoroso, avô  extremado, cristão  autêntico , católico fervoroso,  cidadão prestante , e dedicação para tornar melhor as  comunidades e os  ambientes em que vive, levaram-no a receber o título de Cidadão Sertanezino   e o título de Cidadão Ribeirão-pretano.

     O companheiro PDG Bellini também exerceu por muitos anos e em muitas gestões cargos no Distrito Múltiplo, Assessor de saúde, Assessor de Diabetes, assessor da Visão e alguns outros e sempre apresentou um desempenho dinâmico e comprometido. Esse mesmo comprometimento, que fez com que ele participasse de todas as atividades reuniões e Convenções    e mais de 50 anos, até que problemas de saúde começaram a exigir que ele limitasse suas atividades.                                                       

Agradecemos a Deus por sua vida e por poder com ele conviver.

 

MJF MARIA APARECIDA ORTOLAN BELLINI

JULHO/2021

 

BELLINI55

Próximo Evento 

3 RGCD em Nhandeara 12/13 Fev PRESENCIAL
6
6
9
9
2
2
2
2
4
4
5
5
3
3
6
6

Usuários Online 

Temos 92 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

5856528
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
3863
5462
45348
5702083
21645
165825
5856528

Seu IP: 54.165.57.161
04-12-2021 15:14

Curtir No FaceBook 

Scroll to top